Pele como tinta: o corpo entre gesto e vinco / Skin as ink: the body between gesture and crease
AUTOR(ES)
Mariana Katona Leal
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
25/03/2011
RESUMO
Pele como tinta: o corpo entre gesto e vinco discute o gesto como meio sem finalidade, dentro da ideia de processo artístico, diante da relação envolvendo a prática artística do vídeo e da intervenção com experiências desenvolvidas durante o mestrado na linha de Processos Artísticos Contemporâneos, em trabalhos como Auto-retrato, Tarja, Peles institucionais e Onde fica o Galpão? Dentre os gestos trabalhados está o gesto desterritorializante, no qual a instituição de ensino é convocada como espaço onde suas fronteiras são tratadas como forma de se pensar o fazer artístico, assim como o conceito de instituição. Além desse, outro trabalho proposto é o que relaciona o vídeo e o frame em texturas temporais dinâmicas. O gesto de tinta registrado em vídeo é condicionado a uma volta da pintura fixa da tela. Em Peles a estrutura do vinco é requisitada para compor os afetos e as construções que norteiam a escrita do e no corpo
ASSUNTO(S)
intervenção instalação performance pintura videoarte vazio frame gesto artes gestos na arte teses vídeoarte teses corpo como suporte da arte teses desempenho (arte) teses instalações (arte) teses video art emptiness frame gesture painting performance installation intervention
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3317Documentos Relacionados
- Gesture as image and image as gesture: hand gestures in commun
- O gesto como princípio formador em composições eletroacústicas
- O gesto como princípio formador em composições eletroacústicas
- The third body : a dialogue between body and vestments
- A DOR COMO METÁFORA DA UNIDADE O DIÁLOGO ANALÍTICO ENTRE O CORPO E A PSIQUE