Um banquete de ideias: o juízo crítico na restauração do afresco de Andrea Mantegna

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Nestes escritos, busquei o equilíbrio entre o Pensamento e a Tecnociência. Como restauradora de obras de arte, preocupei-me com as decisões tomadas para as intervenções restaurativas, especialmente nos tratamentos pictóricos. Acreditei que a tomada de decisão deve ser antecedida e acompanhada de um juízo crítico, que é desenvolvido não só com discussões entre colegas, mas com estudos entre as diversas áreas do conhecimento. As obras de arte estão representadas na nossa cultura, não só pela Estética, mas também, pela História como testemunhas de tempo e lugar. É uma característica da atualidade o grande avanço tecnológico e, consequentemente, a sua utilização e desenvolvimento na área da Conservação, o que é muito bom, porque permite aos profissionais o uso de novos recursos técnicos. Por outro lado, questiono se o pensamento teórico e o juízo crítico têm sido buscados nos momentos de decisões, ou seja, no momento de se definir qual o melhor tratamento a ser realizado. Através da Arte da Memória percorri caminhos que me levaram aos teóricos da restauração, aos filósofos, aos tratadistas da arte do afresco e também aos físicos e matemáticos. Escolhi como Imagem Agente para expandir o meu pensamento, a restauração pelo processo da Anastilose Informática, desenvolvido no Departamento de Física da Universidade de Pádua, Itália, para os afrescos de Andrea Mantegna pintados na Capela Ovetari na Igreja dos Eremitas, nessa mesma cidade. Procurei uma relação entre diferentes linhas de pensamento, apresentando textos antigos e novos, na tentativa de encontrar um suporte teórico para as decisões no que se refere ao tratamento pictórico, respeitando o tratamento estético em obras de arte. Reforcei a necessidade de se compreender a obra nos seus contextos históricos, artístico e cultural, como também na sua afirmação no tempo e no espaço, diferenciando decisões para cada caso e momento específico. Busquei dialogar com outras experiências de restauração de pinturas murais e apresento a restauração pelo processo de Anastilose Informática desenvolvida na Universidade Politécnica de Valencia, Espanha. Sem pretender comparar métodos ou resultados, mas interar a pedagogia visual que resulta de uma obra restaurada.

ASSUNTO(S)

mantegna, andrea, 1431-1506 pintura conservação e restauração teses. arte conservação e restauração processo decisorio teses. arte filosofia teses. critica de arte teses. estetica teses. teses eba.

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