IDENTIDADES HÍBRIDAS: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO ATRAVÉS DA FRAGMENTAÇÃO E (DES)MONTAGEM DIGITAL
AUTOR(ES)
Denis Siminovich
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Esta pesquisa propõe uma reflexão e análise sobre questões relativas à hibridação nos procedimentos da arte contemporânea, tendo como fio condutor, o meu processo artístico. Desenvolvo uma produção visual, com base na fotografia digital, sobre identidades híbridas em retratos e autoretratos. O presente estudo envolve a análise do dispositivo artístico decorrentes de cruzamentos de procedimentos da fotografia e da pintura no uso de tecnologias digitais, através de processos de Fotomontagem. Os procedimentos abarcam o tratamento digital de restos de fotografias 3x4cm acopladas com outras imagens apropriadas e autorais. O fio condutor das análises são as impregnações e deslocamentos das imagens iniciais, com outros sentidos. Trata-se de um estudo Poiético que envolve a análise do processo de trabalho pessoal com base nas operações de fragmentação e (des)montagem digitais e pela investigação conceitual e teórica que busca uma contextualização em relação à produções na arte contemporânea. O texto apresenta uma pesquisa construida dentro de parâmetros artísticos e acadêmicos cuja proposição segue o caminho de outras pesquisas de artistas que também trataram ou tratam de investigar a questão da identidade na arte e na vida real.
ASSUNTO(S)
fotomontagem portrait artes identities hibridação fotografia digital painting photomontage digital photograph hibridation retrato identidades pintura
ACESSO AO ARTIGO
http://coralx.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2585Documentos Relacionados
- Produção de identidades e processos de subjetivação em práticas discursivas
- Passagens híbridas: relações de gênero e pentecostalismo.
- Camelos também Dançam: Movimento corporal e processos de subjetivação contemporâneos: um olhar através da dança
- Presença e Processos de Subjetivação
- Uma desmontagem humanizada através de fotografias em Saúde Coletiva