Pier Paolo Pasolini
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
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1. Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980
Este artigo examina parte da produção teórica e artística que Arthur Omar realiza nas décadas de 1970 e 1980. A partir de comentários gerais sobre a obra do cineasta, o texto localiza sua filmografia no cenário da produção moderna brasileira e discute sua teoria do “antidocumentário”, verificando, inclusive, as afinidades dessa abordagem com o
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-04
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2. Diálogos com Fellini
Contemporâneo de nomes importantes para o cinema italiano, como Pier Paolo Pasolini, Luchino Visconti, Vitório de Sicca e Ettore Scola, Fellini imprimiu sua assinatura particular cravada em personagens que revelam facetas extravagantes e melancólicas. Consagrado em 1960, com seu estilo inconfundível e as marcas de sua poética fixadas no público, Fellini credenciou seu nome em diversas obras, como Fellini Satyricon (1969) e O Casanova de Fellini (1976). A partir disso, este livro reúne 11 artigos que refletem sobre alguns desses filmes, expressões da rica trajetória do criador. O grupo de pesquisa Dramatis direciona a obra para a poética felliniana, de onde se captura a força das imagens, das histórias e dos signos impressos na tela.
Autor(es):
EDUFBA. Publicado em: 2020
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3. “Le ceneri di Gramsci”, poema de Pier Paolo Pasolini: a crise de 1956 e a proposta da cultura extrema
RESUMO A crise atual da esquerda levou-me a meditar sobre a crise dos comunistas, quando, no fatídico XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), em fevereiro de 1956, Khrushchov denunciou oficialmente o estalinismo. A denúncia foi abafada pela burocracia partidária, mas Pasolini não se calou. Foi acusado de comunista herético, de ext
Rev. Bras. Educ.. Publicado em: 12/08/2019
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4. Michel Foucault, leitor de Pasolini: a propósito da ontologia do presente
A consolidação irrecusável de um regime de expansão-consumo-tolerância retifica toda manifestação simbólica do presente em uma vida comum. Os sintomas da hodierna civilização do consumo nos corpos das subjetividades resumem a composição da ordem das relações individuais e coletivas sob os signos do desenvolvimento econômico, das garantias jur�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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5. Leituras de Medeia: o mito e o lastro cultural
Se o texto clÃssico à equivalente do universo e ressoa como pano de fundo no inconsciente coletivo, como afirma Ãtalo Calvino (2002), à por meio dos processos de releitura, por meio da intertextualidade, que este se reavivarà ao longo do tempo. O trabalho intertextual, todavia, conforme aponta Laurent Jenny (1979), pode revelar-se tanto na âreativaÃÃ
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/02/2012
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6. Il Decameron de Pier Paolo Pasolini: da prosa medieval ao roteiro cinematográfico
Este artigo situa-se no campo das teorias da recepção e trabalha com o conceito de "leitura como ato criativo", desenvolvido por Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser. Interpretando o roteiro como estrutura textual produtora de imagens literárias, elegemos como objeto de estudo o texto Il Decameron, escrito por Pier Paolo Pasolini com base na obra de Giovanni
Alea. Publicado em: 2012-12
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7. Eurípedes e Pasolini: o mundo mítico rural e o mundo objetivo da cidade: educação e passagens
Este artigo versa sobre a passagem do mundo mítico e agrícola para o mundo prático e objetivo da cidade em suas dimensões de violência e desagregação social, como se apresentam na tragédia Medeia, de Eurípedes, e no filme do mesmo nome, de Pier Paolo Pasolini. Essa passagem é representada pela aliança social dos personagens Medeia e Jasão e pela
Pro-Posições. Publicado em: 2012-04
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8. Pier Paolo Pasolini, l uomo arrabbiato : um percurso para o trágico / Pier Paolo Pasolini, l uomo arrabbiato : a route for the tragedy
Esta pesquisa tem como objetivo levantar e analisar os aspectos trágicos do drama cinematográfico de Pier Paolo Pasolini, através da análise da sua produção artística (documentários, ficções, teatro) e também da sua vida. O primeiro capítulo apresenta a biografia do poeta, da sua formação até o início da sua atividade cinematográfica. O segu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2010
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9. SALÒ E O CINEMA IMPOPULAR SEGUNDO PIER PAOLO PASOLINI / SALÒ AND THE UNPOPULAR CINEMA BY PIER PAOLO PASOLINI
Salò e o Cinema Impopular segundo Pier Paolo Pasolini, pretende analisar o último filme de Pier Paolo Pasolini (1922-1975), Salò, o 120 giornate di Sodoma (1975), estabelecendo uma analogia com seus últimos ensaios publicados nos livros Empirismo Eretico (1972), Scritti Corsari (1975) e Lettere Luterane (1976), destacando a idéia de um Cinema Impopolare
Publicado em: 2010
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10. Protegido pelas contradições - Coletânea de crônicas jornalísticas de Pier Paolo Pasolini (1960 a 1965) / Protected by contradictions - A selection of journalistic chronicles of Pier Paolo Pasolini (1960 to 1965)
Este trabalho apresenta a tradução comentada da língua italiana para o português de uma seleção das crônicas publicadas pelo escritor e cineasta italiano Pier Paolo Pasolini em sua coluna semanal na revista Vie Nuove, órgão oficial do Partido Comunista Italiano, entre os anos de 1960 e 1965. As crônicas foram divididas em três blocos temáticos: L
Publicado em: 2009
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11. O cinema trágico-poético de Pier Paolo Pasolini: Appunti per unOrestiade africana, Édipo Rei, Medeia / The cinema tragic-poetic of Pier Paolo Pasolini: Appunti per unOrestiade africana, Oedipus Rex, Medeia
The objects of the present work are texts about Man: the tragic-poetic cinema of Pier Paolo Pasolini and the classical Greek tragedies. That cinema author dedicated much attention to tragic texts, in which he saw a political foundation: the overcoming, by reason, of mans archaic past, which caused his existential uncertainty. After having translated Aeschylu
Publicado em: 2009
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12. Pier Paolo Pasolini : uma poética da realidade
This dissertation presents a research on linguistic and cinematic theories in the work of the Italian intellectual Pier Paolo Pasolini, specially in the theoretical texts compiled in the volume Heretical Empiricism. The dissertation still embraces analysis of some Pasolinis poems and films. Initially, the research investigates how Pasolini conceives a semiot
Publicado em: 2008