Il Decameron de Pier Paolo Pasolini: da prosa medieval ao roteiro cinematográfico
AUTOR(ES)
Siega, Paula Regina
FONTE
Alea
DATA DE PUBLICAÇÃO
2012-12
RESUMO
Este artigo situa-se no campo das teorias da recepção e trabalha com o conceito de "leitura como ato criativo", desenvolvido por Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser. Interpretando o roteiro como estrutura textual produtora de imagens literárias, elegemos como objeto de estudo o texto Il Decameron, escrito por Pier Paolo Pasolini com base na obra de Giovanni Boccaccio. Na análise, investigamos os efeitos poéticos produzidos pela releitura do texto medieval, indicando as transformações que o realismo boccacciano assume na linguagem de Pasolini. Para tanto, evidenciamos a importância que as realidades do sexo e da morte adquirem no roteiro, observando como o autor conjuga estes temas às reflexões que faz sobre a própria contemporaneidade.
ASSUNTO(S)
leitura imagem roteiro realismo
Documentos Relacionados
- Pier Paolo Pasolini: O cinema como língua escrita da ação
- O cinema trágico-poético de Pier Paolo Pasolini: Appunti per unOrestiade africana, Édipo Rei, Medeia
- “Le ceneri di Gramsci”, poema de Pier Paolo Pasolini: a crise de 1956 e a proposta da cultura extrema
- Pier Paolo Pasolini : uma poética da realidade
- SALÒ E O CINEMA IMPOPULAR SEGUNDO PIER PAOLO PASOLINI