Picadeiro
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1. Aprendiz circense e contemplador: olhares que dialogam entre a incompletude e o acabamento
Resumo Este artigo se propõe a apresentar de que forma a arte circense, compreendida como atividade criadora e experiência estética, amplia as possibilidades de “ser” do aprendiz. Tendo uma compreensão teórica da constituição do sujeito como sendo processo sempre inacabado, discutimos como o “acabamento provisório” ofertado pelo contemplador
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2016-04
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2. As alianças estratégicas no picadeiro da arte/negócio circense
O objetivo do artigo é estudar a contribuição das alianças para a longevidade das empresas, tendo como objeto um campo quase esquecido pela administração, as organizações circenses. A despeito de sua importância econômica e simbólica, tal setor é pouco estudado sob o ponto de vista de suas práticas gerenciais. Nesse sentido, o problema proposto
RAM, Rev. Adm. Mackenzie. Publicado em: 2014-06
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3. Mixing cultures in the circus - Circus-theater and cultural circularity in São Paulo (1930-1970) / Mixórdia no picadeiro: circo, circo-teatro e circularidade cultural na São Paulo das décadas de 1930 a 1970
O circo-teatro, presente na paisagem urbana de São Paulo em todo o século XX, constituiu-se em espetáculo popular baseado na hibridização cultural, com elementos da cultura erudita e da cultura de massa. Por sua vez, essas duas se apropriaram do discurso circense, num processo evidente de circu-laridade cultural.
Publicado em: 2009
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4. Circos e palhaços brasileiros
Circos e Palhaços Brasileiros apresenta, em forma de catálogo, documentação iconográfica e escrita de alguns circos brasileiros e seus palhaços. De outubro de 1997 a julho de 2000 foram visitados diversos circos, em várias regiões do país, com o objetivo de documentar o universo dos palhaços, dentro e fora do picadeiro. Além do resgate do seu repertório cênico (entradas, esquetes, comédias e dramas), foram incluídos neste registro os recursos materiais dos circos (pequenos e grandes), os palhaços no circo-teatro, os palhaços de palco, os tapa-buracos dos circos grandes, o papel do palhaço nos espetáculos dos pequenos circos, a quantidade e qualidade do repertório encenado, as opiniões dos artistas acerca da profissão etc.
Autor(es): Bolognesi, Mario Fernando
Editora UNESP. Publicado em: 2009
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5. Da discussão "clown ou palhaço" às permeabilidades de clownear-palhaçar
Este trabalho aborda a discussão sobre a diferenciação entre os termos "clown" e "palhaço". Inicialmente, contextualizamos e destacamos as seguintes desconfianças mútuas: o não reconhecimento sobre as competências e as metodologias de cada um; a negação inicial das referências circenses pelos freqüentadores dos cursos; a idéia de que o "palhaço
Publicado em: 2009
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6. Da rua ao picadeiro:Escola Picolino, arte e educação na performance do circo social.
The object of study of this dissertation is the Social Circus, a phenomenon in which the circus is used as a means for the formation, education and social inclusion. This practice appeared in the beginning of the nineties, being mainly proposed by Non Governmental Organizations. This practice that brought about a new circus organization providing the develop
Publicado em: 2009
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7. Do picadeiro ao céu : o riso no teatro de Ariano Suassuna
The analysis of this work seeks to investigate the meaning of the laughter in the paraibano writer Ariano Suassunas armorial theater. The study departs, firstly, from an argumentation which centers its content in the theory of the many theoreticians of the question: Henri Bergson, Vladimir Propp, Jolles, Freud, Bakhtin. The essence of the laughter in Suassun
Publicado em: 2008
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8. PICADEIRO DE PAPEL: UM CONVITE AO CIRCO NA POESIA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE / THE CIRCUSRING ON A SHEET OF PAPER: A TICKET TO THE CIRCUS IN THE POETRY OF CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
O circo é uma arte universal, está presente em nosso imaginário e continua sendo fonte de inspiração para artistas e poetas em todo o mundo. Nesta dissertação, traçamos o percurso da arte circense desde seus primórdios até meados do século XX, situando-a num contexto histórico que nos permita detectar a partir de que momento esse universo artíst
Publicado em: 2004
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9. A CIÊNCIA NO PICADEIRO: UMA ANÁLISE DAS REPORTAGENS SOBRE CIÊNCIA NO PROGRAMA FANTÁSTICO Universidade Metodista de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social São Bernardo do Campo - 2004
Esse trabalho visa elaborar uma análise crítica do discurso sobre ciência presente no programa Fantástico de televisão. Dentro da perspectiva da análise crítica do discurso, busca-se encontrar marcas que indiquem a intencionalidade do discurso, tanto de cientistas como de comunicadores, bem como discrepâncias entre a intenção e a comunicação efet
Publicado em: 2004