Da discussão "clown ou palhaço" às permeabilidades de clownear-palhaçar

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Este trabalho aborda a discussão sobre a diferenciação entre os termos "clown" e "palhaço". Inicialmente, contextualizamos e destacamos as seguintes desconfianças mútuas: o não reconhecimento sobre as competências e as metodologias de cada um; a negação inicial das referências circenses pelos freqüentadores dos cursos; a idéia de que o "palhaço" teria a sua origem legítima no picadeiro e os "clowns" estariam fazendo uma apropriação indevida desta arte para a dramaturgia teatral. Para superarmos tais visões, buscamos algumas aproximações e confluências importantes entre circo e teatro, que se acentuam com o surgimento do circo contemporâneo. Adotando uma visão que não separa "clowns" de "palhaços", nos servimos de conceitos das filosofias da diferença para criarmos algumas brechas por onde possam fluir idéias mais permeáveis, mais coerentes com a porosidade e abertura do corpo clownesco. Estão presentes nesta pesquisa estudiosos que valorizam a multiplicidade nesta arte, palhaços de diferentes períodos e tendências, além das minhas experiências pessoais como clown-palhaça e esportista.

ASSUNTO(S)

teatro : clown clown permeability permeabilidade clowning-palhaçar teatro : palhaço

Documentos Relacionados