Percepcoes Virtuais
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1. Condições de trabalho em casa durante a pandemia: uma análise do discurso do sujeito coletivo dos trabalhadores do setor de agências de turismo
Resumo A pandemia da Covid-19 agravou as condições precárias de trabalho, já em curso, e acentuou a exploração dos trabalhadores a partir de novas configurações do labor, como o home office, a transformação do lar em ambiente de trabalho, a intensificação e flexibilização das jornadas e a perda de direitos sociais. Assim, a presente pesquisa te
Rev. Bras. Pesq. Tur.. Publicado em: 2021-04
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2. As lutas feministas e sua articulação pelas mídias digitais: percepções críticas
Resumo Este artigo é uma reflexão sobre as potencialidades do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) destacando as mídias digitais como instrumento das lutas feministas. Estas plataformas virtuais ampliam o alcance das discussões das pautas feministas, paradoxalmente permitem ataques de movimentos e manifestações contrárias. O que
Rev. katálysis. Publicado em: 2020-12
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3. Queixas e benefícios associados ao trabalho embarcado: relatos on-line de trabalhadores de cruzeiros marítimos
Resumo Introdução: as pesquisas brasileiras sobre condições do trabalho embarcado abordam sobretudo o trabalho offshore, em plataformas marítimas. Estudos sobre a qualidade de vida dos trabalhadores de cruzeiros marítimos são pouco encontrados, provavelmente devido às dificuldades de acesso a essa atividade. Objetivo: identificar e descrever cond
Rev. bras. saúde ocup.. Publicado em: 21/09/2018
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4. O uso do Facebook na aprendizagem em saúde: percepções de adolescentes escolares
RESUMO Objetivo: compreender as percepções de adolescentes escolares acerca do uso da mídia social Facebook na aprendizagem em saúde sexual e reprodutiva, na Estratégia Saúde da Família. Método: estudo qualitativo, descritivo, desenvolvido com 96 adolescentes de uma escola pública e outra particular de Fortaleza-CE que concluíram uma intervençã
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2018-04
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5. USABILIDADE E PREFERÊNCIA DE USO NA REDE SOCIALFACEBOOK: UMA ANÁLISE NETNOGRÁFICA DO SUSUÁRIOS TECNOLÓGICOS
RESUMO Este artigo apresenta um estudo sobre a preferência de uso das redes sociais virtuais, utilizando o Facebook como objeto de estudo, e visando identificar os fatores motivacionais para a usabilidade dessa plataforma tecnológica. A rede social Facebook foi escolhida por apresentar um cenário tecnológico de alta sociabilidade e interação virtual. C
JISTEM J.Inf.Syst. Technol. Manag.. Publicado em: 2015-08
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6. Entrelaçando on-line e off-line : práticas de escrita e reescrita em comunidades da rede social Orkut / Interlacing on-line and off-line : a study of the writing, rewriting and their practices on the communities of network Orkut
Neste trabalho, analiso enunciados publicados em fóruns on-line de quatro comunidades virtuais da rede social Orkut, a fim de investigar práticas letradas no meio digital e suas relações com/para contextos off-line, em especial, formados pelas instituições escolares. Para tanto, faço uso de metodologia qualitativa, de cunho etnográfico em que os regi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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7. Rompendo fronteiras na Educação Física através dos videogames com interação corporal
Os videogames, uma das mais fortes correntes da indústria do entretenimento, têm também influenciado a área da Educação Física através de novos dispositivos digitais que possibilitam a interação corporal. O videogame Wii Fit, objeto desta pesquisa, é um destes jogos, que tem como principal objetivo incentivar a prática de atividades físicas de m
Motriz: rev. educ. fis.. Publicado em: 2012-09
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8. Simulação de grupos de agentes virtuais utilizando raciocínio de terrenos
A área de simulação de agentes em ambientes virtuais possui ampla aplicação, tanto na área de jogos e produções de entretenimento, bem como em aplicações de segurança. Para tanto, tais simulações devem considerar, além de percepções do agente, características do espaço que possam influenciar a evolução do movimento dos agentes no ambiente
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2011
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9. Intersecções entre gestão do conhecimento, relações públicas e espaços virtuais de interação : a experiência da plataforma Fiat Mio
Esta pesquisa tem por objetivo elucidar algumas particularidades da Gestão do Conhecimento em ambientes virtuais, a partir da análise da plataforma virtual Fiat Mio. Discute o conceito de gestão do conhecimento e as competências dos profissionais de Relações Públicas na gestão dos relacionamentos no ciberespaço, com foco na aquisição e no desenvol
Publicado em: 2011
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10. Trabalho docente na educação musical a distância : educação superior brasileira
Esta pesquisa trata do ensino de música a distância, tendo por objetivo conhecer e compreender as práticas docentes desenvolvidas por professores universitários em disciplinas de música na modalidade EAD, a partir de suas percepções sobre essas práticas. Participaram dessa pesquisa oito professores que atuam em cursos de graduação em música a dist
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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11. Representações do corpo leitor na pintura artística brasileira do século XIX e início do século XX : contribuições para a história das práticas de leitura
A investigação, inscrita no âmbito da História da Educação, em especial da história da leitura no Ocidente, na perspectiva da história cultural, toma como eixo privilegiado de atenção a historicidade dos corpos inscritos nos processos de leitura. Os indícios são buscados na pintura artística brasileira, produzida no século XIX e no início do s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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12. Navegando pela Cooperativa : percepções e expectativas dos usuários / Surfing the Cooperative: perceptions and expectations of users
Este projeto decorre de uma série de questões derivadas de pesquisas desenvolvidas nos últimos dois anos pelas autoras. O atual estudo apoiará a construção e avaliação de um ambiente virtual de interação denominado de Cooperativa do Conhecimento, no projeto coordenado pelo Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS, em parceria com a SMED/POA. A C
Publicado em: 2010