Simulação de grupos de agentes virtuais utilizando raciocínio de terrenos
AUTOR(ES)
Vinícius Jurinic Cassol
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
22/03/2011
RESUMO
A área de simulação de agentes em ambientes virtuais possui ampla aplicação, tanto na área de jogos e produções de entretenimento, bem como em aplicações de segurança. Para tanto, tais simulações devem considerar, além de percepções do agente, características do espaço que possam influenciar a evolução do movimento dos agentes no ambiente. Tais características podem representar informações geográficas (como a presença de rios ou lagos), obstáculos a serem e evidenciados ou variações 3D no ambiente virtual, que devem ser consideradas durante a locomoção de personagens. Com este olhar, neste trabalho, considera-se o conceito de "raciocínio de terrenos , onde busca-se, através de informações semânticas do terreno, identificar características presentes no espaço e levá-las em consideração na produção do movimento dos personagens que povoam o ambiente. Como principal objetivo, o trabalho apresenta a adequação do modelo para simulação de multidões denominado BioCrowds, ao qual íntegra-se o conceito de "raciocínio de terrenos" Considerando a abordagem biológica adotada no modelo utilizado para simulação do movimento de pedestres, foram propostas adequações no mesmo a fim de possibilitar a integração do novo conceito. Dessa forma, pôde-se obter novos resultados de simulação, apresentando situações onde faz-se necessária a utilização do conceito de raciocínio de terrenos na busca de comportamentos mais consistentes.
ASSUNTO(S)
simulaÇÃo e modelagem em computadores computaÇÃo grÁfica informÁtica ciencia da computacao
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3712Documentos Relacionados
- Simulação de grupos de humanos virtuais utilizando abordagens micro e macroscópicas
- Simulação de agentes virtuais dotados de percepção sintética em situações de emergência
- Simulação numérica de esteiras em transição utilizando o método dos contornos virtuais
- Controle de comportamentos de grupos de personagens virtuais
- DefiniÃÃo de redes de drenagem utilizando modelagem numÃrica de terrenos.