Pensamento Musical
Mostrando 1-12 de 99 artigos, teses e dissertações.
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1. L’Opéra de la lune: traduzir a poesia infantil de Jacques Prévert
RESUMO Este artigo apresenta reflexões sobre a tradução poética a partir da experiência de traduzir o livro infantil de Jacques Prévert L’Opéra de la lune, ilustrado por Jacqueline Duhême. O relato, embora não versificado de maneira tradicional, mobiliza recursos poéticos como metáforas, rimas, reiterações fônicas, além de uma configuração
Revista Brasileira de Literatura Comparada. Publicado em: 2022
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2. O subtexto religioso em Problemas da criação de Dostoiévski: da união de toda a humanidade à polifonia
RESUMO O livro de Mikhail Bakhtin Problemas da criação de Dostoiévski, publicado em 1929 e republicado em 1963, com alterações consideráveis, sob o título Problemas da poética de Dostoiévski, apresenta, como uma inovação artística trazida pelo clássico russo, a polifonia: termo emprestado da esfera musical. Ao lado do dialogismo e da carnavaliza
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2021-06
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3. Notas sobre a ideia de improvisação musical em Nietzsche
Resumo: O propósito geral do presente texto consiste em introduzir o sentido e o alcance que noção de improvisação musical pode adquirir no filosofar nietzschiano, e, em especial, no assim chamado período de maturidade de seu itinerário intelectual. Tenciona-se indicar que tal ideia assume uma função reguladora em seu pensamento, possibilitando lan�
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2021-04
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4. “Tudo é e não é”: paradoxos e antinomias no pensamento de Riobaldo e no imaginário de violeiros do vale do São Francisco, norte de Minas Gerais
Resumo: O artigo explora as correspondências simbólicas de um personagem de Guimarães Rosa com o universo dos violeiros no vale do São Francisco. O texto chama a atenção para a relatividade e ambivalência de nossas categorias de pensamento, explorando a cultura sertaneja tal como Rosa a constrói na biografia do ex-jagunço Riobaldo e de outros person
Relig. soc.. Publicado em: 2020-08
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5. Sobre a negatividade conceitual do sentimento ou a filosofia schopenhaueriana da linguagem
Resumo: Arthur Schopenhauer possui uma concepção acerca da natureza do conceito que atravessa o seu pensamento, desde o início de sua produção filosófica. Inicialmente abordado a partir de sua acepção racional abstrata, em O mundo como vontade e como representação, o conceito adquire traços mais profundos em função do sentimento (Gefühl). O con
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2020-03
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6. Nietzsche e o ecstase: o trágico a partir de uma reinterpretação dos conceitos de phobos e eleos
Resumo Pretendemos, neste artigo, expor a noção trágica nietzschiana na conferência O Drama Musical Grego e os fragmentos póstumos escritos no mesmo período, mostrando que o desenvolvimento dessa concepção caminha peri passu à crítica ao pensamento moderno. Essa crítica é realizada por meio do conceito de ecstase, o qual se confronta com a ideia
Cad. Nietzsche. Publicado em: 30/09/2019
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7. MÚSICA INFORMAL: PERSPECTIVAS ATUAIS DO CONCEITO ADORNIANO
RESUMO O ensaio “Vers une musique informelle” (1961) é uma das mais conhecidas (e talvez mal compreendidas) contribuições da reflexão musical de Adorno, certamente um dos maiores legados de sua filosofia da música. Este artigo procura, em um primeiro momento, especificar o sentido crítico da contribuição conceitual de Adorno, que visava à supera
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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8. Do brega paraense ao tecnobrega: história e tradição na websérie Sampleados
Resumo O artigo trata da websérie musical Sampleados. A partir da descrição de seus episódios, discutimos possíveis relações entre história e música popular feita no Brasil. A série foi ao ar em 2015 e, indiretamente, nos conta parte da história do brega paraense ao apresentar, em suas narrativas, artistas e canções supostamente importantes para
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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9. PIERRE BOULEZ-GILLES DELEUZE: IDEAS PARA UNA LÓGICA DE LA SENSACIÓN SONORA
RESUMO O intuito deste artigo é estudar o objetivo principal da estética musical de Boulez, para o início das comemorações de seus 90 anos, desde certas categorias de Deleuze, considerando que elas nos permitem compreender e delinear uma lógica da sensação sonora. Se Deleuze se ocupou em detalhe do trabalho de Francis Bacon, por exemplo, a fim de cri
Kriterion. Publicado em: 2017-08
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10. Mário de Andrade e Richard Wagner na aurora do modernismo paulista
RESUMO O início da carreira intelectual de Mário de Andrade é marcado por aproximações com o compositor alemão Richard Wagner de diversas maneiras. No presente artigo, apresento três modos pelos quais os autores se encontram: o primeiro é a leitura que Mário faz da obra de Wagner; o segundo, parte da importância do compositor e seu projeto estétic
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
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11. Adorno, Hanslick e a questão da autonomia estética da música
Resumo: No semestre de inverno de 1932/33, Theodor Adorno ministrou na Universidade de Frankfurt um curso sobre o ensaio Do Belo Musical. Num artigo publicado alguns anos mais tarde, Adorno enfatizava a importância desse livro, uma vez que ele fixava o elemento da lógica imanente da composição musical, contra os autores que defendiam a música programát
Per musi. Publicado em: 2016-12
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12. Luzes sobre a música a partir da filosofia da linguagem
Resumo: Já se falou que a finalidade da musicologia compreenderia a descoberta do que a "linguagem musical" nos ensina do ser humano que seja diferente daquilo que a linguagem falada e outras manifestações e instituições primordiais dele nos ensinam. Nesses termos, parece óbvio que tal tarefa depende muito do que se entende por "linguagem". Não obstan
Per musi. Publicado em: 2016-12