PIERRE BOULEZ-GILLES DELEUZE: IDEAS PARA UNA LÓGICA DE LA SENSACIÓN SONORA
AUTOR(ES)
Espinoza-Lolas, Ricardo, Alvarado, Boris
FONTE
Kriterion
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017-08
RESUMO
RESUMO O intuito deste artigo é estudar o objetivo principal da estética musical de Boulez, para o início das comemorações de seus 90 anos, desde certas categorias de Deleuze, considerando que elas nos permitem compreender e delinear uma lógica da sensação sonora. Se Deleuze se ocupou em detalhe do trabalho de Francis Bacon, por exemplo, a fim de criar uma "lógica da sensação visual" em que o conceito de "Figura" fosse central, propomos que o trabalho musical de Boulez, analisado a partir do pensamento de Deleuze, possa mostrar os momentos decisivos de uma "lógica da sensação sonora." Por meio de alguns trabalhos de Boulez podemos ver dois elementos muito importantes para nossa pesquisa dados na estrutura instalada pela filosofia de Deleuze. Esses dois elementos que darão forma a este artigo são: as "figuras" da música e as "forças" do som expressivo.
ASSUNTO(S)
deleuze boulez som figuras sonoras forças expressivas
Documentos Relacionados
- Imagens do pensamento em Gilles Deleuze: representação e criação
- Bento e Deleuze: contradança filosófica
- Construcción de una cámara anecoica para la caracterización de la pérdida de transmisión sonora
- "Dialogue de L Ombre Double", de Pierre Boulez : abordagens interpretativas
- Deleuze: a Arte e a Filosofia