Orixa
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13. Encontros, desencontros e (re) encontros da identidade religiosa de matriz africana: a histÃria de Cecilia do Bonocà Onà Sabagi
Reconstructing the religious trajectory of MÃe(mother) Cecilia do BonocÃ, founder of the Terreiro Ilà Axà Maroketu (the candomblà Religious house), located in the neighborhood of Cosme de Farias , Salvador, in the State of Bahia, is the aim of this Thesis. The investigation also focused in searching an interpretation of the ritualistic processes of inse
Publicado em: 2009
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14. "Exu agodô, o sangue eu lhe dei, mas a carne eu não dou: traços característicos da identidade de Exu-Sertanejo, expressos no imaginário religioso afro-sertanejo da cidade de Montes Claros/ MG, contidos na tradição oral
Este trabalho descreve e analisa a entidade mística Exu-Sertanejo, como síntese identitária da cultura sertaneja, que apresenta traços característicos da identidade de Exu-Sertanejo, expressos no imaginário religioso Afro-Sertanejo da cidade de Montes Claros/ MG, contido na tradição oral. Para tanto, se fez necessário uma pesquisa de campo com o obj
Publicado em: 2009
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15. Agö, orixá! gestão de uma jornada afro-estética-trágica : o relato de um aprendizado e de uma formação pedagógica vivida no candomblé
A Tese problematiza o aspecto estético, ético e pedagógico do Ilê axé Oya Gbembale em Goiânia. Propõe-se compreender o Terreiro de Candomblé como espaço de aprendizagem, onde o trágico ganha um contorno pela sua plasticidade, movimento e complexidade que povoa o Cotidiano e a vida do Povo do Santo. Assim, a Educação no Axé ganha uma dimensão po
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2009
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16. LES VINGT ET UNE FACES DâEXU DANS LA PHILOSOPHIE AFRODESCENDANTE DE LâÃDUCATION : IMAGES, DISCOURS ET NARRATIVES. / As vinte e uma faces de Exu na Filosofia Afrodescendente da EducaÃÃo: Imagens, discursos e narrativas.
O trabalho tem como objetivo examinar os mÃltiplos conceitos existentes para Exu, dentre os quais a inversÃo, observada na maneira deste orixà ensinar Ãs avessas, no mito de como ele ensina a Oxum a jogar bÃzios para ver o futuro, ou do princÃpio do caos exuriano â no qual à preciso um grande estado de confusÃo inicial para que o esclarecimento acon
Publicado em: 2008
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17. Candomblé de Ketu e educação: estratégias para o empoderamento da mulher negra. / Ketu candomblé and education: strategies for empowerment of black women.
Trata-se de pesquisa teórica, de cunho histórico-cultural, tendo como objetivo discutir as estratégias utilizadas no Candomblé de Ketu capazes de empoderar a mulher negra e a possibilidade de serem aplicadas na educação formal. O conceito de corpo e seus significados na sociedade tornam-se fundamentais, uma vez que é do corpo que partem as possíveis
Publicado em: 2008
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18. Tem orixá no samba: Clara Nunes e a presença do candomblé e da umbanda na música popular brasileira
Algumas informações sobre as religiões afro-brasileiras (candomblé e umbanda) nos chegam por meios como a indústria fonográfica, o rádio e a televisão. Nesse cenário, a música popular brasileira (MPB) ocupa importante papel de divulgadora dessa religiosidade. Em vista disso, nesse trabalho procuro interpretar os modos pelos quais os valores dessas
Religião & Sociedade. Publicado em: 2007-12
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19. Korin OrixÃ, Korin AlafiÃ: voz e fala nos terreiros
OrixÃs, deities of the panteÃo Afro-Brazilian, they are very next to the human beings and non- human (plants, animals, sacred objectsâ) and the followers offices of candomblà and umbanda intervene in forceful way the life of all. It Considering the slight knowledge of illness and health as resultant of many factors that interact, amongst them mythology a
Publicado em: 2007
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20. De Oyó-Ilé a Ilé-Yo: Xangô e o patrimônio civilizatório nagô na identidade de um rapper afrodescendente / From the Oyó-Ilé to the Ilé-Yo: Xangô and the civilizatory nagô patrimony in the identity of an afrodescendent rapper
A presente pesquisa procura compreender como o patrimônio civilizatório dos iorubás - conhecidos como nagôs no Brasil - possibilita que identidades afrodescendentes se constituam com um sentido emancipatório ao respeitarem a liberdade das diferenças com a valorização da igualdade social. O respeito à alteridade é valor fundamental entre os nagôs e
Publicado em: 2007
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21. Laróyè: uma poética de Exu em Mario Cravo Neto
Este estudo analisa a tradução poética do mito Exu em fotografias do livro Laróyè de Mario Cravo Neto. Exu, enquanto o mais humano dos orixás do candomblé, que participa da dialética do sagrado e profano na construção de uma cultura baiana. Dessa forma investiga os aspectos formais da luz e sombra, cores, movimento de algumas imagens fotográficas,
Publicado em: 2006
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22. Of the gate to the inside / Da porteira para dentro : da porteira para fora : reverber (-) ações da dança liturgica na cena contemporanea
Alicerçado pelas idéias propostas por Kabengele Munanga, em seu artigo "Arte Afrobrasileira: o que é, afinal?", datado de 2000, o presente trabalho investiga como a criação em dança cênica pode se estabelecer na "zona periférica" da arte afro-brasileira. Para tanto, apresenta um estudo da poética que permeia as danças litúrgicas nagô, referentes
Publicado em: 2006
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23. Candomblé: now it is Angola / Candomblé: agora é Angola
This research is about candomblés of the Angola Nation from Campinas, and analyze them under the perspective of religious syncretism and the ideal of purity. Among the analyzed aspects are: the observation of space that reveals the transition from umbanda to candomblé besides the accommodation of new rites that were absorbed by one of the studied terreiros
Publicado em: 2006
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24. Epahei Iansã! música e resistência na nação Xambá:uma história de mulheres.
O terreiro Ilê Axé Oyá Meguê ou Seita Africana Santa Bárbara, regido pelo orixá Iansã, carrega mais de sete décadas de história no percurso de sua construção religiosa, musical e identitária. Este terreiro possuiu como protagonistas desta construção duas filhas de Iansã Maria das Dores da Silva, conhecida como Maria Oiá e Severina Paraíso da
Publicado em: 2005