Of the gate to the inside / Da porteira para dentro : da porteira para fora : reverber (-) ações da dança liturgica na cena contemporanea
AUTOR(ES)
Yashara Donizeti Manzini
DATA DE PUBLICAÇÃO
2006
RESUMO
Alicerçado pelas idéias propostas por Kabengele Munanga, em seu artigo "Arte Afrobrasileira: o que é, afinal?", datado de 2000, o presente trabalho investiga como a criação em dança cênica pode se estabelecer na "zona periférica" da arte afro-brasileira. Para tanto, apresenta um estudo da poética que permeia as danças litúrgicas nagô, referentes ao Orixá Oxum: mitos, poemas laudatórios, ritmos, canções, encenações, descrição de movimentos e paramentos, registrados durante os anos de 2003 e 2004, nas festas assistidas no Ilé Ìyá Mí Òsún Mùiywá, São Paulo, Capital, e o (re)aproveitamento desta poética litúrgica para a cena contemporânea, desvelando fontes inspiradoras, reflexões, descrição do processo criativo e encenação da performance coreográfica "Ìyàmi, um outro olhar sobre a poética nagô".
ASSUNTO(S)
dança - brasil movimento (encenação) dança - africa
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000376368Documentos Relacionados
- Inside the gate: the practice of lusitania in the transformations of rural tourism and to the micro region of Viçosa-MG
- Evapotranspiration of lettuce inside or outside a greenhouse
- Visto de dentro, visto de fora
- Corpos urbanos : Cena 11 Cia. de Dança [ou] vinculações entre dança, corpo e cidade
- Ritualizing life passages : challenges to the liturgical practices of the Church