Orishas
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1. CROSSROADS BETWEEN AMEFRICAN AUTHORS: ESHU, OGUN AND OSHUNMARE IN TONI MORRISON’S A MERCY AND CONCEIÇÃO EVARISTO’S PONCIÁ VICENCIO
Abstract This paper aims at exploring the findings of an investigation which comparatively studied A Mercy (2008), written by the North-American author, Toni Morrison and Ponciá Vicencio (2006), written by the Brazilian contemporary writer Conceição Evaristo, in order to list elements related to the presence of Orishas in the narratives. At the end of the
Ilha do Desterro. Publicado em: 2022
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2. OS ENCANTADOS NAS FESTAS DO DIVINO: ESTRUTURA E ANTIESTRUTURA
Resumo Anualmente realizam-se em São Luís (Maranhão) cerca de 80 festas do Divino Espírito Santo, a maioria em terreiros de tambor de mina e envolvendo a construção de articulações várias entre as festas e entidades e rituais afrorreligiosos. Neste artigo centro-me na participação dos encantados (voduns, orixás, nobres, princesas e caboclos) em d
Sociol. Antropol.. Publicado em: 19/08/2019
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3. Na escola com os orixás: o ensino das religiões afro-brasileiras na aplicação da Lei 10.639 / At school with orishas: the teaching of afro-brazilian religions inapplying the law 10.639
A Lei n° 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos escolares do país. A partir disso, as religiões afro-brasileiras começaram a ser abordadas em sala de aula, como parte de um conjunto de práticas e valores de origem africana importante no desenvolvimento da população negra no Brasi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/11/2011
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4. OrixÃs e (meio) ambiente: a feitura de confetos no terreiro da sociopoÃtica / Orishas and (middle) environment: the making of the yard confetos sociopoetics
Este trabalho tem como proposta principal interligar EducaÃÃo Ambiental e os referenciais afro-brasileiros atravÃs dos arquÃtipos e itan (mitos, histÃrias e canÃÃes) dos orixÃs de forma transversalizada. Intenciono saber que (novos) conceitos relacionados ao meio ambiente sÃo produzidos pelo grupo pesquisador quando faÃo referÃncia aos orixÃs. Pa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/01/2011
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5. As juremeiras da nação Xambá (Olinda, PE):músicas, performances, representações de feminino e relações de gênero na jurema sagrada.
This dissertation focuses on the music and performances by female entities from Jurema Cult, as well as, gender and power relationships within its religious context. The fieldwork was realized at Ilê Axé Oyá Meguê of Xambá nation (Olinda, PE) and also other Jurema houses where the leaders are also filhas-de-santo from this terreiro: the juremeiras. Jure
Publicado em: 2009
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6. Crossroads and pathways / Encruzilhadas e travessias:o encontro do humano e do divino na casa de cadomblé Ilê Axé Kalamu Funfum, sob o olhar da psicologia transpessoal e da poética de Gaston Bachelard
This work is based both on specialized literature and field research at Ilê Axé Kalamu Funfum. Its main focus is Candomble, an African-Brazilian initiatic religion based on rituals structured around myths and transmitted orally. In order to study Candomble it is important to define what myths are as well as their meaning in the present time; to define the
Publicado em: 2005
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7. OS ORIXÁS: MITOS E SÍMBOLOS DA ADMINISTRAÇÃO NA TERRA ONDE CANTA O SABIÁ / LOS ORISHAS: MITOS Y SÍMBOLOS DE LA ADMINISTRACIÓN EN LA TIERRA DONDE CANTA EL SABIÁ / THE AFRO-BRAZILIAN GODS AS A MANAGEMENT METAPHOR
Vivemos um momento histórico ímpar, no qual, apesar da aparente consolidação de um sistema de produção e seus eventuais reflexos na super-estrutura sócio-jurídica, os indivíduos não encontram certezas, apenas vagos referenciais. Os questionamentos em todas as áreas do saber humano se desdobram em miragens e, especialmente nas ciências sociais, a
Publicado em: 1997