OrixÃs e (meio) ambiente: a feitura de confetos no terreiro da sociopoÃtica / Orishas and (middle) environment: the making of the yard confetos sociopoetics

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/01/2011

RESUMO

Este trabalho tem como proposta principal interligar EducaÃÃo Ambiental e os referenciais afro-brasileiros atravÃs dos arquÃtipos e itan (mitos, histÃrias e canÃÃes) dos orixÃs de forma transversalizada. Intenciono saber que (novos) conceitos relacionados ao meio ambiente sÃo produzidos pelo grupo pesquisador quando faÃo referÃncia aos orixÃs. Para tanto recorri ao mÃtodo de pesquisa coletiva denominado SociopoÃtica, pois neste territÃrio se abrem possibilidades de produzir (novos) conceitos acerca de um tema gerador mediante mÃltiplas linguagens corporais e simbÃlicas desenvolvidas durantes oficinas de produÃÃo de dados. O grupo convidado para fazer comigo esta pesquisa foi constituÃdo por estudantes universitÃrios juntamente com professores/as da rede pÃblica. Durante o trabalho - mais especificamente nas oficinas sociopoÃticas â utilizei algumas vezes o termo ambiente em vez de meio ambiente. Fiz o uso tambÃm de forma recorrente nas oficinas de pesquisa da metÃfora da cidade para fazer referÃncia ao meio ambiente. A idÃia consistiu em fugir das naturalizaÃÃes conceituais, assim como houve o desejo de estimular a criatividade do grupo, visto que buscamos achar o diferente, evitando assim, que se ficasse apenas na repetiÃÃo dos conceitos jà instituÃdos como sugere a pesquisa sociopoÃtica. Dei uma atenÃÃo especial ao orixà Exu, visto que este à o mais âpolÃmicoâ dos orixÃs. Exu à o mais humano dos orixÃs, alÃm de existir nele um potencial pedagÃgico gerador de uma multiplicidade de conceitos. Isto apareceu nos resultados da pesquisa quando tratamos da relaÃÃo Exu e o meio ambiente. Quanto aos outros orixÃs a produÃÃo de novos conceitos foi menos visÃvel, entretanto foram feitas relaÃÃes importantes com o tema gerador. Trata-se aqui de valorizar a matriz afro-brasileira como referÃncia fundamental para se pensar e vivenciar uma EducaÃÃo Ambiental culturalmente diferenciada. Acredito que esta produÃÃo à somente um pingo dâÃgua no oceano da construÃÃo do saber ambiental com bases em saberes ancestrais.

ASSUNTO(S)

educacao meio ambiente orixÃs sociopoÃtica environment orishas sociopoetic meio ambiente e educaÃÃo mito cultura afro-brasileira transversalidade heranÃa cultural cultura e religiÃo

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