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Mostrando 1-12 de 25 artigos, teses e dissertações.
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1. Mobile Augmented Reality enhances indoor navigation for wheelchair users
Introduction: Individuals with mobility impairments associated with lower limb disabilities often face enormous challenges to participate in routine activities and to move around various environments. For many, the use of wheelchairs is paramount to provide mobility and social inclusion. Nevertheless, they still face a number of challenges to properly functi
Res. Biomed. Eng.. Publicado em: 24/05/2016
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2. Desenvolvimento de uma plataforma de software para a modelagem digital de terrenos baseada em TIN
Superfícies topográficas podem ser representadas com um bom grau de precisão por meio de mapas. No entanto, estes nem sempre são as melhores ferramentas para a compreensão de relevos mais complexos. Nesse sentido, a maior contribuição desse trabalho é a especificação e implementação da arquitetura de uma plataforma de software opensource voltado
Bol. Ciênc. Geod.. Publicado em: 2014-03
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3. Paralelização em CUDA/GLSL do algoritmo SIFT para reconhecimento de íris / A CUDA/GLSL parallelization of SIFT algorithm for iris recognition
Neste trabalho é estudada a viabilidade de uma implementação em paralelo do algoritmo scale invariant feature transform (SIFT) para identificação de íris. Para a implementação do código foi utilizada a arquitetura para computação paralela compute unified device architecture (CUDA) e a linguagem OpenGL shading language (GLSL). O algoritmo foi testa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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4. EXPLORING APPLICATIONS THAT USE VERTEX GENERATION ON GPU / EXPLORANDO APLICAÇÕES QUE USAM A GERAÇÃO DE VÉRTICES EM GPU
Um dos maiores gargalos do pipeline gráfico hoje é a largura de banda disponível entre a GPU e CPU. Para minimizar esse gargalo funcionalidades programáveis foram inseridas nas placas de vídeo. Com o Geometry Shader é possível criar vértices em GPU, porém, este estágio da pipeline apresenta performance baixa. Com o lançamento das novas APIs gráfi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/08/2011
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5. Simulador eletromagnético em um ambiente de grades computacionais / Eletromagnetic simulator in a grid computing environment
The aim of this work is to develop the Pre and Post-Processing stages from an electromagnetic simulation suite, called SSAR-BR, and also a grid computational environment, which permits the execution of large electromagnetic problems. The processing stage, based in the Finite Difference Time Domain (FDTD) method, has been already developed as part of a doctor
Publicado em: 2010
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6. CAVE desktop para jogos 3D em primeira pessoa / CAVE desktop for first person shooter 3D games
Os jogos estão por toda a parte, e com a sensível melhora nos gráficos nos últimos anos, um novo desafio é o de criar interfaces melhores que ampliem a experiência sensorial dos jogadores. Nesse contexto, este trabalho propõe um sistema de CAVE para desktop fazendo uso de três monitores com calibração dinâmica do posicionamento e da angulação en
Publicado em: 2010
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7. Visualização de motivos protéicos em ambiente tridimensional / Visualization of protein motifs in a three-dimensional environment
A visualização em ambiente tridimensional de locais funcionais de proteínas conhecidos como motivos é uma importante ferramenta no auxílio do entendimento das funções de estruturas protéicas. Este trabalho tem como objetivo discutir os desafios e perspectivas na visualização de motivos protéicos em ambiente tridimensional através da idealização
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/06/2009
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8. Software didático baseado em uma plataforma inercial de baixo custo usando a biblioteca gráfica OpenGL.
Este trabalho consiste no desenvolvimento de um software que lê acelerações e rotações armazenadas em um arquivo binário ou as recebe da plataforma inercial 3DM-GX1 da MicroStation, além disso usa a biblioteca gráfica OpenGL (Open Graphic Library) para simular os efeitos desses dados na tela de um microcomputador. O software possui dois modos de oper
Publicado em: 2009
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9. Tool of computer vision for joined fotogrametrics / Ferramenta de visão computacional para processos fotogramétricos
Nesta dissertação é apresentado o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para o processamento de pares de imagens estereoscópicas obtidos por câmeras aéreas métricas e não métricas. O programa foi desenvolvido na linguagem C++ e foi utilizado a biblioteca OpenGL. O resultado obtido é uma imagem tridimensional de onde pode ser extraídas co
Publicado em: 2008
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10. Renderização interativa em dispositivos móveis utilizando algoritmos de visibilidade e estruturas de particionamento espacial
Este trabalho apresenta VisMobile, um sistema para renderização interativa em dispositivos móveis utilizando a API OpenGL ES (Biblioteca Gráfica para Sistemas Embarcados). Algoritmos de visibilidade e estrutura de particionamento espacial são apresentados e implementados, de modo a propiciar o processamento em tempo real de aplicações gráficas 3D, em
Publicado em: 2008
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11. Renderização interativa em dispositivos móveis utilizando algoritmos de visibilidade e estruturas de particionamento espacial
Este trabalho apresenta VisMobile, um sistema para renderização interativa em dispositivos móveis utilizando a API OpenGL ES (Biblioteca Gráfica para Sistemas Embarcados). Algoritmos de visibilidade e estrutura de particionamento espacial são apresentados e implementados, de modo a propiciar o processamento em tempo real de aplicações gráficas 3D, em
Publicado em: 2008
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12. O uso de técnicas de realidade virtual distribuída para suporte a jogos educacionais multi-jogadores na internet / The use of virtual realitys techniques to support of games multiplayer online
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de ambientes virtuais distribuídos por meio de técnicas computacionais que associadas à Realidade Virtual como ferramenta de apoio a projetos de ensino por meio da Internet. Considerando os trabalhos relacionados com o referido tópico, percebe-se que os atuais ambientes virtuais distribuídos não exploram t
Publicado em: 2008