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Mostrando 13-24 de 25 artigos, teses e dissertações.
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13. Reconstruction three-dimensional of obstetritics images of ultrasound using computational language JAVA and OpenGL / Reconstrução tri-dimensional de imagens obstétricas de ultra-som utilizando linguagem computacional Java e OpenGL
This project of research deals with the laboration of a reconstruction system of obstetrics images of embryos in devices of ultrasound will be conventional the visualization of these images in three dimensions using the internet half of uses of the system, with the main objective provides to the medical gynecologists a better visualization of the format and
Publicado em: 2007
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14. Programa de interface de pré e pós processamento e link com executável para análise de instabilidade de tubulações
A interface gráfica ou VUI (Visual User Interface) é um módulo muito importante para qualquer programa de análise, tanto na parte de visualizar os dados de entrada, préprocessamento, quanto na interpretação dos dados de saída, pós-processamento. Muitos programas utilizam este recurso gráfico para facilitar o uso por parte do usuário, de programas
Publicado em: 2007
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15. Geração de rotas urbanas virtuais usando algoritmos genéticos
Hoje em dia, o alto grau de complexidade imposta por tarefas em diversas áreas está exigindo mais do homem do que seus sentidos naturais podem lhe oferecer. O emprego de técnicas de Realidade Virtual pode auxiliar na melhora da percepção, interação e conseqüentemente a produtividade no dia a dia. Baseando-se nesta idéia, este trabalho tem como objet
Publicado em: 2007
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16. GeraÃÃo de rotas urbanas virtuais usando algoritmos genÃticos
Nowadays, the high level of complexibility designated by duties in many areas are expecting more from the man his natural senses can offered him. The use of Virtual Reality techniques can auxiliate the development of perception, interaction and consequently the every day productivity. Basing it in this idea, this research has as objectivity to create an appl
Publicado em: 2007
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17. TIARI: Uma Interface para Entrada de Texto em Sistemas de Realidade Aumentada
Augmented Reality interfaces overlap virtual information in a real world scene, augmenting the userâs reality by interacting with virtual and real objects. To make this interaction possible, lots of interfaces were developed trying to make this interaction simple, efficient and intuitive. Some Augmented Reality applications need text input and interfaces li
Publicado em: 2007
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18. Avaliação do uso de realidade virtual na robótica
Este trabalho consiste no estudo de técnicas de robótica e de Realidade Virtual (RV) para desenvolver um simulador que possa ser empregado nas escolas de robótica, possuindo uma visualização adequada e uma forma de interação simples e intuitiva. Para isto, foi desenvolvido um Ambiente Virtual (AV), em linguagem C++, utilizando OpenGL. Foram incorporad
Publicado em: 2007
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19. GPGPU based image segmentation livewire algorithm implementation.
This thesis presents a Graphic Processing Unit (GPU) implementation of the Livewire algorithm, instead of using traditional architectures, like the CPU. The GPU is a Single Instruction Multiple Data (SIMD) architecture. The algorithm is divided in three phases: Sobel or Laplacian filter convolution, image modeling as a grid graph and solving the non-negative
Publicado em: 2007
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20. ITRANS: simulador de trÃnsito 3D / ITRANS: simulador de trÃnsito 3D
O planejamento de trÃfego urbano tem um papel fundamental na sociedade atual, pois permite um melhor aproveitamento das vias de trÃfego e otimiza o fluxo de veÃculos e pedestres. Este planejamento tambÃm reduz engarrafamentos, perÃodos de viagem e poluiÃÃo, ajudando nÃo sà a economia, mas a populaÃÃo, atravÃs da garantia de uma melhor qualidade d
Publicado em: 2005
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21. Estudo comparativo entre plataformas de suporte a ambientes virtuais distribuídos
Esta dissertação apresenta um estudo comparativo do uso da arquitetura CORBA (Common Object Request Broker Architecture) e da plataforma .NET como camada intermediária de comunicação entre ambientes virtuais distribuídos. O principal objetivo deste trabalho é desenvolver um protótipo baseado na plataforma .NET e a biblioteca gráfica OPENGL que supor
Publicado em: 2005
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22. Uso de renderização volumétrica e realidade virtual para problemas de percolação na engenharia
No processo da recuperação do petróleo, a heterogeneidade das rochas exerce um impacto enorme na forma como os líquidos se movem no reservatório, definindo quanto petróleo pode ser recuperado. A fim de estudar esta variabilidade, a teoria da percolação, que descreve fenômenos envolvendo geometria e conectividade é um modelo muito útil. Os resultad
Publicado em: 2005
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23. Development of an environment for tridimensional visualization of riser dynamics. / Desenvolvimento de um ambiente para visualização tridimensional da dinâmica de risers.
A importância da exploração marítima de petróleo, em especial para o Brasil, é indiscutível e risers são estruturas essenciais para essa atividade. Uma melhor compreensão da dinâmica dessas estruturas e dos esforços a que estão submetidas vem resultando de pesquisa constante na área, pesquisa que gera um grande volume de dados, freqüentemente d
Publicado em: 2004
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24. Sistema de controle híbrido para robôs móveis autônomos
Neste trabalho foi desenvolvido um sistema de controle robusto para robôs móveis autônomos que é capaz de operar e de se adaptar a diferentes ambientes e condições. Para isso foi proposta uma arquitetura de controle híbrida (COHBRA), integrando as duas principais técnicas de controle robótico (controle deliberativo e controle reativo). Esta arquitet
Publicado em: 2002