Oficio Teatral
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
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1. Quando Camponeses Entram em Cena: trabalho teatral do MST e a interface com a linguagem audiovisual
Resumo: Neste artigo é analisada a presença dos camponeses no teatro brasileiro, em perspectiva histórica desde os anos pré-golpe de 1964 até o período recente, no qual as conexões foram estabelecidas entre movimentos sociais como o MST e coletivos de teatro político e vídeo popular. São objeto de análise do trabalho as relações do MST com esses
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 31/10/2019
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2. Notas sobre a "Arte como Veículo" e o Ofício Alquímico do Performer
RESUMO O artigo aborda como Grotowski pensa o ofício do performer inspirando-se no diálogo com tradições espirituais. Concentro-me em alguns conceitos e metáforas presentes na sua pesquisa sobre a verticalidade, em especial a ideia da transformação da experiência grosseira numa experiência sutil. Estabeleço comparações com alguns princípios alqu
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
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3. Processos de aprendizagem em uma ONG : um estudo de produção teatral à luz da perspectiva cultural CULTURAL
Esse estudo teve por objetivo compreender os processos de aprendizagem a partir das práticas de produção teatral dos espetáculos teatrais de uma organização não governamental à luz da perspectiva cultural. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando as técnicas de entrevista em profundidade com roteiro semiestruturado, entrevista
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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4. A mentira-verdade do ator: o ofício do ator na Lettre à dAlembert sur les spectacles, de Jean-Jacques Rousseau
No Iluminismo Francês, o teatro era um dos principais temas discutidos entre seus pensadores os chamados philosophes, que expressavam de forma acirrada suas ideias sobre o fenômeno da representação teatral e sua possível eficácia pedagógica, bem como acerca de suas implicações sociais e políticas na França do século XVIII. Jean-Jacques Rousseau d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/10/2011
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5. Theater sound design in discussion: Porto Alegre sound designers¿ experiences / A trilha sonora teatral em pauta : experiências de criadores de trilha sonora em Porto Alegre
A pesquisa propõe a construção de um possível conceito de trilha sonora no teatro, e a análise das funções dos profissionais responsáveis por ela, bem como das dificuldades encontradas por esses profissionais para a efetiva realização do seu ofício, em particular no que se refere ao seu papel criador e não apenas executor. Através de entrevistas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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6. Corpos em performance : o processo formativo e o aspecto improvisacional dos trovadores gaúchos e dos atores / Bodies in performance : the formative process and the improvisacional aspect of trovadores gauchos and actors
O presente trabalho visou ao desenvolvimento de uma pesquisa que lançasse um olhar sobre algumas qualidades específicas, consideradas necessárias, às Performances cênicas competentes. Esta competência, percebida pela corporeidade, construída pelos performers, depende, entre outros fatores, do seu processo formativo e do desenvolvimento da habilidade p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/01/2010
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7. A máscara como segunda natureza do ator: o treinamento do ator como uma técnica em ação
Nesta dissertação resgata-se a experiência acumulada no trabalho com a máscara teatral, ao longo de mais de duas décadas, através da prática e da pesquisa pessoal, do contato com artistas e pesquisadores do uso da máscara teatral e do ensino dedicado à formação de profissionais do teatro; ressalta-se a contribuição de artistas-pedagogos para o t
Publicado em: 2010
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8. Sedução e rebeldia em Dom Juan : a recriação do mito por Fernando Peixoto (1970) para a cena brasileira
O texto teatral Dom Juan de Molière, ao ser encenado no Brasil, em 1970, por Fernando Peixoto, no Teatro Oficina em São Paulo, e recuperado pelo historiador de ofício, torna-se ponto iluminador do passado. Em um primeiro momento da pesquisa, acreditávamos que analisar o Brasil desse período e pensar sobre os diálogos estabelecidos entre Arte e Sociedad
Publicado em: 2010
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9. Denise Stoklos : uma noção de ator: reflexões a partir do teatro essencial
A presente dissertação discute o conceito de ator no Teatro Essencial de Denise Stoklos, a partir de um mapeamento da trajetória da artista desde seu começo, no estado do Paraná, até os dias de hoje. Tal mapeamento visa apresentar as transformações dos procedimentos técnicos e poéticos que, ao estabelecer uma nova relação entre o ator e seu ofíc
Publicado em: 2007
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10. The Moscow Art Theatre studios and the formation of the theatrical pedagogy in the Twentieth Century / Os estudios do Teatro de Arte de Moscou e a formação da pedagogia teatral no seculo XX
Este trabalho aborda a experiência dos estúdios do Teatro de Arte de Moscou (T.A.M.) como um dos pilares da formação da tradição teatral ocidental do século XX. Os estúdios do T.A.M. inserem-se em um movimento característico do processo de renovação teatral do início do século passado: o afastamento em relação aos centros da produção com o o
Publicado em: 2006
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11. O ator-montador
O desenvolvimento das formas dialéticas de pensamento influencia profundamente a criação artística desde a modernidade ? transformações na forma de percepção dos fenômenos do mundo (impressão) influenciam a sua representação artística (expressão). A teoria de montagem do cineasta russo Sergei M. Eisenstein sustenta-se na premissa básica de que
Publicado em: 2004
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12. De palhaço e clown : que trata das origens e permanencias do oficio comico e mais outras coisas de muito gosto e passatempo
The present diary treats about some of the most incredible and undescribable, fantastic, incommensurable, beautiful and tender circumstances for which a worthy man pleased with honours and venerations, cults, parties, homages, respect, gallantries and reverences, consideration or admiration could go through. It becomes concrete, by form and substance, some o
Publicado em: 2004