Corpos em performance : o processo formativo e o aspecto improvisacional dos trovadores gaúchos e dos atores / Bodies in performance : the formative process and the improvisacional aspect of trovadores gauchos and actors
AUTOR(ES)
Gisela Reis Biancalana
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
26/01/2010
RESUMO
O presente trabalho visou ao desenvolvimento de uma pesquisa que lançasse um olhar sobre algumas qualidades específicas, consideradas necessárias, às Performances cênicas competentes. Esta competência, percebida pela corporeidade, construída pelos performers, depende, entre outros fatores, do seu processo formativo e do desenvolvimento da habilidade para o improviso. Essas características foram observadas em uma manifestação cultural gaúcha, a Trova Galponeira, e relacionadas com a atuação teatral, enquanto manifestação cênica, para investigar quais os elementos presentes na prática da Trova Gaúcha que dotam o cantador de qualidades fundamentais, também, para a Performance cênica de atores. A perspectiva da investigação remeteu-se à aproximação traçada entre as Performances Populares de Trova e as Artísticas Teatrais. Os procedimentos metodológicos adotados foram elaborados, especialmente, para a pesquisa proposta. Inicialmente, a investigação debruçouse sobre o estudo da cultura gaúcha, especificamente, as Performances de Trova e a corporeidade dos seus praticantes. A prática da Trova, oferece ao cantador,elementos que desenvolvem, sensivelmente, sua precisão, ritmo e determinação, aliados à habilidade para o improviso, entre outras competências, que são fundamentais para as Performances. Foram realizados, estudos da bibliografia especializada, pesquisa de campo e entrevistas. Concomitantemente, investigouse a arte de atuar e os aportes necessários ao performer teatral, implementando a mesma proposta, que iniciou com o estudo da bibliografia especializada e, em seguida, trouxe um exemplo de encenação: o espetáculo intitulado "Água quente, erva e cuia". A pesquisa buscou apontar as relações evidenciadas em campo, nas duas manifestações performáticas, ao engendrar um paralelo entre ambas, capaz de discutir alguns dos elementos selecionados e considerados importantes, nas Performances da Trova Gaúcha e de atores: o trabalho corporal dos performers, no que se refere aos anseios por qualidade técnica e expressiva que pontuam seu processo formativo, bem como as formas de lidar com o aspecto improvisacional, inerente ao seu ofício. Traçado o paralelo, a investigação buscou tecer as aproximações evidenciadas, para arrematar as considerações finais, contendo suas possíveis contribuições. Finalmente, considerou-se que as duas formas estudadas, pertencendo a universos culturais diferentes, possuem contribuições relevantes, formando uma via de mão dupla, no que se refere aos aspectos focados pela pesquisa
ASSUNTO(S)
performance processo formativo improvisação (representação teatral) trovadores gaúchos atores performance formative process inprovisation trovadores gauchos actors
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000771101Documentos Relacionados
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