Sedução e rebeldia em Dom Juan : a recriação do mito por Fernando Peixoto (1970) para a cena brasileira
AUTOR(ES)
Eliane Alves Leal
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
O texto teatral Dom Juan de Molière, ao ser encenado no Brasil, em 1970, por Fernando Peixoto, no Teatro Oficina em São Paulo, e recuperado pelo historiador de ofício, torna-se ponto iluminador do passado. Em um primeiro momento da pesquisa, acreditávamos que analisar o Brasil desse período e pensar sobre os diálogos estabelecidos entre Arte e Sociedade seria suficiente. Todavia, as múltiplas possibilidades que o tema provocou ampliaram esses parcos limites estabelecidos. Sob este prisma são objetivos deste trabalho: pensar a historicidade inerente à tradução realizada por Fernando Peixoto e suas motivações intelectuais e estéticas; refletir sobre os elementos cênicos que tornaram o texto teatral escrito no século XVII inteligível ao Brasil do século XX; compreender a relação passado/presente e como essa atualização se torna possível; estudar a cena e o diálogo entre História e Estética; apreender as possibilidades do texto teatral, que estão além da imaginação do seu criador (Molière) e do encenador brasileiro (Fernando Peixoto) e, finalmente, entender por que esse personagem se torna mito e permanece longamente na história. A pesquisa se justifica e se legitima uma vez que traz para o debate Arte e História uma problemática a ser resolvida. O texto teatral Dom Juan é recuperado em um tempo histórico diferente do seu e, mesmo assim, consegue ser interessante para a assistência. Ao mesmo tempo em que poderíamos responder que isso se deve à atualização e inserção de elementos que o tornam contemporâneo, não podemos ignorar o fato de que a obra de Molière permanece presente na encenação de 1970. Assim, a problemática se fixa no que tange à historicidade de uma obra que não é atemporal, mas que permanece na continuidade histórica ao ponto de tornar-se mito.
ASSUNTO(S)
história peixoto, fernando, 1937- crítica e interpretação dom juan fernando peixoto history teatro e sociedade historia myth história social mito teatro molière, 1622-1673 - dom juan - crítica e interpretação theater
ACESSO AO ARTIGO
Documentos Relacionados
- Estrutura industrial brasileira : base produtiva e liderança dos mercados (1970)
- Diferenças de salario e produtividade na estrutura industrial brasileira (1970)
- Tempos de resistência democrática: os tambores de Bertolt Brecht ecoando na cena teatral brasileira sob o olhar de Fernando Peixoto
- Pode ser a Gota Dágua: em cena a tragédia brasileira da década de 1970
- Jogos de sedução : praticas amorosas e praticas juridicas, Urberlandia, 1950 a 1970