Odin Teatret
Mostrando 1-12 de 12 artigos, teses e dissertações.
-
1. A Driving Force, Odin Teatret: Ur-Hamlet at Kronborg Castle
Resumo: Ur-Hamlet é uma produção de Eugenio Barba apresentada em 2006 no castelo de Elsinore, Dinamarca. O Odin Teatret trabalhou em colaboração com muitos atores, bailarinos e músicos de diferentes culturas e tradições teatrais. O artigo descreve as relações que o Odin Teatret tem estabelecido com outros grupos teatrais do mundo inteiro, suas troc
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 27/06/2019
-
2. Odin Teatret’s The Tree: performing in the interstices
Resumo: O artigo examina criticamente a mais recente inclusão ao repertório do Odin Teatret, The Tree (2016). Objetiva investigar as maneiras como os processos de decisão dramatúrgicas de Barba criam um campo de performance que comenta metaforicamente o status do grupo hoje ao criticar a geopolítica contemporânea. Discute-se que noções de intercultur
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 27/06/2019
-
3. Renforcer, Renouer et Étendre les Liens: l’Odin Teatret à Cuba et en Uruguay au XXIe siècle
Resumo: O Odin Teatret, fundado em Oslo em 1964 e estabelecido na Dinamarca desde 1966, começou a tecer relações importantes com artistas latino-americanos a partir da segunda metade dos anos 1970, sobretudo durante suas diversas turnês além-mar (de 1976 até os dias de hoje). No artigo, através de dois estudos de caso (as turnês do Odin em Cuba, em 2
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 27/06/2019
-
4. Iben Nagel Rasmussen: a transparência na maturidade
Resumo: Propõe-se a transparência como qualidade que emerge do percurso da atriz Iben Nagel Rasmussen, representante de uma dimensão laboratorial, de trabalho sobre si, do teatro europeu. Sugere-se uma analogia entre o tempo aromático de Han e a qualidade da transparência. A maturidade artística de Stanislavski é ponto de partida para indagar-se sobre
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 27/06/2019
-
5. Vindenes Bro: um acontecimento diante do tempo
Resumo: O artigo apresenta parte do trabalho desenvolvido pelo grupo internacional de teatro Vindenes Bro - em português, Ponte dos Ventos -, coordenado por Iben Nagel Rasmussen, atriz do grupo teatral Odin Teatret, da Dinamarca. Através de uma narrativa testemunhal, a autora, também integrante do grupo, coloca em relação os conceitos de acontecimento e
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 30/05/2019
-
6. Investigar la Dramaturgia del Actor: la antropología teatral y sus aplicaciones científicas
Abstract: Since the birth of Odin Teatret, Eugenio Barba had in mind the quest into the techniques of the actor and their ongoing training to reach optimal levels of stage presence. As a result of such interest, the International School of Theatre Anthropology (ISTA) emerged in 1979, giving rise to Theatre Anthropology as a new discipline for the study of th
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 30/05/2019
-
7. Intersecções entre prática teatral e vida pessoal no trabalho das atrizes do Odin Teatret / Intersections between theater practice and personal life in the work of actresses Odin Teatret
Esta pesquisa propõe um estudo sobre intersecções entre vida pessoal e vida profissional no trabalho das atrizes do Odin Teatret, Else Marie Laukvik, Iben Nagel Rasmussen, Roberta Carreri e Julia Varley. Foram levantados durante a trajetória de cada uma das quatro atrizes, momentos onde interferências da vida pessoal na vida profissional culminaram na c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
-
8. Venezuela 1976: o encontro entre o Odin Teatret e os Yanomamis
RESUMO O texto descreve o encontro, em 1976, do Odin Teatret e os índios Yanomamis, a partir da participação do grupo dinamarquês no Festival de Caracas (Venezuela), para apresentação do espetáculo Come! And the day will be ours. Discute-se essa viagem, como uma etapa fundamental na história do Odin, pois trata-se da primeira vez que o grupo todo se
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-06
-
9. Incompreensibilidade e Esperança
RESUMO Este texto foi escrito pelo diretor italiano, radicado na Dinamarca, Eugenio Barba, como apresentação do mais recente espetáculo do seu grupo de teatro, o Odin Teatret. Discute-se a função do espetáculo teatral e o problema da comunicação e decodificação do espetáculo como experiência viva. O diretor aduz suas intenções estéticas e suas
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-06
-
10. Um estudo sobre a influência de Eugenio Barba e o terceiro teatro na América Latina : limite, alteridade, invenção : Yuyachkani, Teatro de los Andes e Lume / An study on the influence of Eugenio Barba and the third theatre on Latin America : limit, alterity, invention : Yuyachkani, Teatro de los Andes and Lume
This dissertation aims at verifying the influence of Eugenio Barba and the Third Theatre on Latin America. In order to achieve this goal, it was decided to focus on the work of three Latin American theatre groups: Yuyachkani (Peru), Teatro de los Andes (Bolivia) and LUME (Brazil). At first, on chapter one, a historical-critical gathering of facts was made ab
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
-
11. Catirina, o boi e sua vizinhança : elementos da perfomance dos folguedos populares como referência para os procesos de formação do ator
Esta pesquisa tem como objetivo a observação, investigação e aplicação de princípios presentes no fazer dos brincantes dos folguedos e festas da tradição popular brasileira, que podem se constituir referências para o processo de formação e criação do ator. Como estudo de caso, o trabalho propõe a brincadeira do Bumba-meu-boi, da forma como é
Publicado em: 2006
-
12. Catirina, o boi e sua vizinhança: elementos da perfomance dos folguedos populares como referência para os procesos de formação do ator
Esta pesquisa tem como objetivo a observação, investigação e aplicação de princípios presentes no fazer dos brincantes dos folguedos e festas da tradição popular brasileira, que podem se constituir referências para o processo de formação e criação do ator. Como estudo de caso, o trabalho propõe a brincadeira do Bumba-meu-boi, da forma como é
Publicado em: 2006