Musica Santa Catarina
Mostrando 25-36 de 55 artigos, teses e dissertações.
-
25. Inter-relações entre linguagens no ensino de arte
Esta pesquisa tem por objetivo verificar possibilidades de inter-relação entre diferentes linguagens no ensino de Arte, mais especificamente, entre Artes Cênicas, Artes Visuais e Música. Embora os Parâmetros Curriculares Nacionais destaquem a importância de o estudante ter acesso a diferentes linguagens artísticas, na prática são poucas as escolas q
Publicado em: 2010
-
26. O samba-enredo em Florianópolis: perspectivas históricas e a produção de sambas-enredo entre membros da Protegidos da Princesa
Several decades ago the musical genre samba-enredo became popular and was spread through most of the Brazilian territory. The purpose of this dissertation is to reveal the way by which the samba-enredo is transposed to the reality of the world of the samba in Florianópolis, identifying particular procedures involved in its production and analyzing the histo
Publicado em: 2010
-
27. Técnicas expandidas - um estudo de relações entre comportamento postural e desempenho pianístico sob o ponto de vista da ergonomia
Esta dissertação reflete os resultados de uma investigação sobre a prática pianística, neste caso da autora e sujeito da pesquisa, realizada sob a perspectiva de pressupostos da técnica pianística em diálogo com abordagens da ergonomia aplicadas ao estudo de obras com técnicas expandidas. Visando a otimização do desempenho músico-instrumental, o
Publicado em: 2010
-
28. Reflexões sobre o choro e suas manifestações em Florianópolis
Este trabalho busca construir um entendimento sobre o choro enquanto manifestação de uma musicalidade existente em solo brasileiro, além de atentar para sua presença na capital do estado de Santa Catarina. Aqui são discutidos aspectos históricos, narrativas e discursos que permeiam a historiografia da música popular brasileira, em geral, e o choro, em
Publicado em: 2009
-
29. Frei Bernardino Bortolotti (1896-1966) e a cena musical em Lages: uma contribuição para a historiografia da música na Serra Catarinense
Friar Bernardino Bortolotti (1896-1966) was a Franciscan priest who lived for about three decades in Lages, state of Santa Catarina, Brazil, working as a musician, conductor and composer. The friar worked locally in the ecclesiastical administration and in the Catholic press, acting at the same time in sacred musical practice as a composer and choir director
Publicado em: 2009
-
30. Ratoeira dont hold me cause I dont have someone that let me free: music from oral tradition and cultural identity in the Santa Catarina / Ratoeira não me prende, que eu não tenho quem me solta: música de tradição oral e identidade cultural no litoral de Santa Catarina
Esta dissertação de mestrado traz um estudo etnomusicológico sobre a Ratoeira, uma música de tradição oral típica do litoral catarinense. O tema será abordado em seus aspectos musicais e sócio-culturais, buscando compreender o contexto no qual esta prática musical se insere. Para isso falarei do campo científico da etnomusicologia, sobre a etnogra
Publicado em: 2009
-
31. A formação do professor para a escola livre de música
O presente trabalho teve como objetivo pesquisar a preparação oferecida nos cursos de formação de professores de música do Estado de Santa Catarina em relação à atuação em escolas livres de música. Os objetivos específicos desta pesquisa foram investigar as concepções de licenciandos, coordenadores de cursos e professores de Licenciatura em Mú
Publicado em: 2009
-
32. Miguilim foi pra cidade ser cantor : uma antropologia da música sertaneja
This text describes an ethnography of universe of música sertaneja, a kind of music very popular in Brazil, from a study that articulates its two aspects: as musical genre, with specifical discursive characters, renown by a community of listeners; as social field, marked by process of autonomy, specialization, and divided by fights to legitimacy. From a fie
Publicado em: 2009
-
33. As sociedades de canto da região de Blumenau no início da colonização alemã (1863-1937) / The singing societies of the Blumenau region at the beginning of the german colonization (1863-1937)
At the beginning of the German colonization in the region of Blumenau (SC), one of the main cultural manifestations of the immigrants were the singing societies, consisting of male choirs which sang secular repertoires. The activity of these societies was intense since the first years of the foundation of the Blumenau Colony until the prohibition of the cult
Publicado em: 2009
-
34. The musical-pedagogical practive os a music teacher in public schools / A prática pedagógica musical de uma professora de música na escola pública
Esta pesquisa estuda a prática pedagógico-musical de uma professora de música atuante há dez anos em duas escolas públicas da rede municipal de ensino de Florianópolis. O referencial teórico deste trabalho é Perrenoud, Tardif e Gauthier, que tratam dos estudos sobre saberes e competências docentes. O objetivo principal desta pesquisa é investigar o
Publicado em: 2009
-
35. Concepções e ações de educação musical no projeto de bandar e fanfarras de São José-SC: três estudos de caso / Concepts and action on musical education in the bands and fanfarres projetcs of São José-SC: three cases studies
O presente trabalho teve como objetivo registrar e analisar as concepções dos professores sobre educação musical e os processos de ensino e aprendizagem de música realizados no Projeto de Bandas e Fanfarras de São José - SC. Foi utilizada uma bibliografia que aborda a educação musical em bandas de música, e o referencial teórico adotado encontra-s
Publicado em: 2009
-
36. Construção de uma interpretação do concertino para piano e orquestra de cordas de Ronaldo Miranda: relato e uma experiência
Este trabalho consiste em um conjunto de estudos que funcionam como relatos de uma experiência de construção da interpretação do Concertino para Piano e Orquestra de Cordas de Ronaldo Miranda. Foi organizado em três capítulos sendo o primeiro uma moldura histórica tratando sobre o compositor. Do segundo capítulo consta um histórico da peça e um le
Publicado em: 2009