Musica Na Antiguidade
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1. A Mimesis Musical
RESUMO: A música ocupa um lugar de destaque como um dos principais meios de imitação. A utilização da música como ferramenta para suscitar e representar afetos, preconizada desde os antigos, chega integralmente ao século XVIII, podendo ser observada claramente nas obras dos compositores alemães ligados à doutrina composicional da Musica Poetica3 e,
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016
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2. O ateliê musical de Claudio Ptolomeu
A música é uma arte privilegiada no que diz respeito ao campo técnico, uma vez que desde recuados tempos na história dispôs de instrumentos para a sua realização. Os instrumentos musicais também conduziram a investigações acústicas desde a Antiguidade até a era moderna, fazendo o papel tanto de dispositivos de observação do fenômeno musical qu
Sci. stud.. Publicado em: 2013-12
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3. A Dialética da Música e o Sagrado na Igreja Neo-Pentecostal.
Este trabalho se propõe a analisar, a dialética da Musica e o Sagrado da Igreja Neo-Pentecostal, quanto a sua forma de ministração de louvor no caso os (cânticos espirituais), na ordem litúrgica da igreja.Uma vez que a música desde a antiguidade segundo Kurt Pahlen, assumiu um papel central nas diversas atividades diárias das grandes civilizações d
Publicado em: 07/06/2013
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4. Hábitos Auditivos e Avaliação Audiológica em Adultos / Hearing Habits and Audiological Evaluation in Adults.
Música é uma forma de arte que é apreciada pelas pessoas desde a Antiguidade. O avanço tecnológico permitiu que a música pudesse ser ouvida em qualquer local, por longos períodos e no volume desejado. Os objetivos deste estudo foram caracterizar os hábitos auditivos e relacioná-los aos achados audiológicos de adultos sem queixas auditivas, usuário
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/02/2011
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5. De institutione musica, de Boécio - Livro 1: tradução e comentários
Este trabalho apresenta uma tradução comentada do livro 1 de De institutione musica, de Boécio, obra que concentra várias teorias musicais da antiguidade e que foi o principal (e praticamente o único) texto usado nos estudos de música ao longo da Idade Média. A escolha do livro 1 deve-se ao fato deste ser uma síntese de todo o tratado, formando uma i
Publicado em: 2009
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6. Músicos cegos ou cegos músicos: representações de compensação sensorial na história da arte
A representação de músicos cegos foi tema recorrente entre os artistas desde a Antiguidade. O presente estudo descreve historicamente as concepções sobre a figura do músico cego baseado nas obras que atravessam os séculos. A análise da concentração de harpistas na Antiguidade, de tocadores de viola de roda na Idade Média até o Barroco, de violini
Cadernos CEDES. Publicado em: 2008-08
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7. A imagem pública do músico e da música na antigüidade clássica: desprezo ou admiração?
O objeto deste artigo será analisar o conjunto de representações que definem o músico no imaginário social das sociedades grega e romana antigas. Para tanto, buscaremos reconstituir a imagem pública que o homem antigo fazia dele. Essa imagem compunha-se, veremos, de um cluster, algo coerente, algo contraditório, de noções, conceitos, valores e preco
História (São Paulo). Publicado em: 2007
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8. "O Deus, eu quero cantar e tocar" : a musica e os instrumentos musicais no salterio davidico
The purpose of this work is to study the characteristics of the Psalm music made by the levites, the ones responsable for the celebration of the cult at the Second Jerusalem Temple; to show which musical instruments they used, their characteristics and origins; and also the musical notation developed in that community and its music function
Publicado em: 2006
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9. Infância em pauta : um estudo histórico sobre as concepções de infância presentes nas canções e na formação de professores
Esta pesquisa buscou investigar as concepções de infância presentes no processo histórico da educação infantil brasileira no período de 1960 a 2000, e como elas se articulam às canções ensinadas na pré-escola e no processo de formação de professores. As concepções de infância referem-se à conceituação e aos modos de ver a infância. Utiliz
Publicado em: 2006
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10. A dimensão dionísica do uno-primordial nos primeiros escritos de Nietzsche
O presente trabalho é uma investigação sobre a dimensão dionisíaca na tragédia grega, encontrada na produção filosófica do jovem Nietzsche, no período entre 1870 e 1876. Tem como ponto de partida uma reflexão sobre a Teoria do Uno-primordial e sua natureza dionisíaca, apresentada especialmente em O nascimento da tragédia (1872). A arte trágica
Publicado em: 2006
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11. Ensaio acerca da interpretação do direito jurisprudência - possibilidade da conexão entre a dogmática jurídica e a filosofia do direito na interpretação judicial do direito
A interpretação corresponde a um dos paradigmas intelectuais dos estudos jurídicos, em especial nas duas últimas décadas, representa muito mais que um tema da Filosofia do Direito, por ser um método geral acima da própria teoria do Direito. A interpretação é tarefa complementar para a Filosofia do Direito e juristas com vistas a uma compreensão in
Publicado em: 2005