Musica Minas Gerais Historia E Critica
Mostrando 1-12 de 20 artigos, teses e dissertações.
-
1. Assim na música como na vida: a representação do trabalho em discursos de canções brasileiras através da análise crítica do discurso
Essa pesquisa tem como objetivo analisar a representação do trabalho e do trabalhador em letras de músicas brasileiras pela Análise Crítica do Discurso nos níveis léxico-gramatical, semântico-discursivo e do contexto. O referencial teórico abrange história e configuração do trabalho e da música, além dos seguintes aspectos linguísticos teóric
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/06/2011
-
2. Haikai e performance: imagens poéticas
Esta tese se dedica a estudos sobre o haikai e a performance, buscando estabelecer pontos de interseção entre aquela espécie de poesia japonesa e este campo de ação e reflexão, onde se conjuga a teoria e a prática. A partir de percursos referenciais a respeito de ambas as formas, a pesquisa procura criar uma interlocução entre os modos de pensar oci
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
-
3. A construção biográfica no documentário cinematográfico: uma análise de Nelson Freire, Vinicius e Cartola Música para os olhos
A última década do século XX registra a revalorização da memória individual e coletiva, fenômeno identificado, particularmente, pelo resgate de temas e personagens de importância histórica, política e artística, por meio da literatura, do cinema e da música. Nesse cenário, destaca-se a intensa produção de documentários biográficos, no Brasil
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/12/2010
-
4. "De trem pra Montes Claros": representações do sertão norte-mineiro nas canções do Grupo Raízes (1973-1983)
Nesta pesquisa, analisam-se as representações do sertão norte-mineiro nas canções do Grupo Raízes produzidas entre 1973 e 1983. Percorre-se a trajetória musical e social do grupo, que se fez no entre-lugar campo-cidade, expressando representações imagéticas Norte de Minas. O grupo levou sua música regionalista a várias cidades do Brasil e lançou
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
-
5. Música Contemporânea em Minas Gerais: os Encontros de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte (1986-2002)
The aim of this work is to understand the historic process which achieved the construction of the Latin American contemporary music movement in Belo Horizonte, more specifically, the Latin American Composers Gatherings of Belo Horizonte, held in the years 1986-1988-1992-2002 sponsored by the Fundação de Educação Artística. It was also possible to get kn
Publicado em: 2010
-
6. Olha a gota que falta : um evento no campo artístico-intelectual brasileiro (1975-1980)
Gota DÁgua, texto de literatura dramática de autoria de Chico Buarque e Paulo Pontes (1975), é analisado como um evento no campo artístico-intelectual brasileiro entre os anos de 1975 e 1980, e, também, na memória social contemporânea. Inicialmente, faz-se uma análise das trajetórias dos sujeitos produtores do evento, visando a compreender as config
Publicado em: 2010
-
7. Entre sons e silêncios: apropriações da música no livro didático no ensino de história afro-brasileira
Este trabalho tem como proposta investigativa a análise de como a música tem sido problematizada como documento histórico e recurso didático de significativa potencialidade, sobretudo no ensino da História afro-brasileira presente nos livros didáticos. A análise prioriza os Livros Didáticos de História melhor aprovados e mais adotados pelos professo
Publicado em: 2009
-
8. Imagens de brasilidade nas canções de Câmara de Lorenzo Fernandez :: uma abordagem semiológica das articulações entre música e poesia
Nesta tese, procuramos investigar as articulações entre poesia e música nas canções de câmara brasileiras, pensar sobre sua brasilidade e suas possibilidades interpretativas. O corpus escolhido consiste em sete canções representativas de Lorenzo Fernandez, considerado um compositor nacionalista. Neste trabalho, buscamos demonstrar que uma canção de
Publicado em: 2009
-
9. A correspondência de Curt Lange e Levindo Lambert
This work presents the main facts described in the correspondence exchanged between the musicologist Curt Lange and Mr. Levindo Lambert Director of School of Music of UFMG. It approaches the meaningful facts in the field of the cultural movement production in Minas Gerais, in the national context and that of Latin America.
Publicado em: 2008
-
10. Da bossa nova ao pop: transformações na obra de Marcos Valle entre 1968 e 1974
Um estudo das transformações ocorridas entre 1968 e 1974 na música do compositor Marcos Valle. Contém biografia e discografia, catalogando os trabalhos mais importantes. Do estudo de letra, música e processos de gravação de onze LPs, um conjunto de características próprias emerge, situando a obra de Marcos Valle no universo musical brasileiro. Méto
Publicado em: 2008
-
11. Sérgio Magnani: sua influência no meio musical de Belo Horizonte
Este trabalho é sobre a contribuição de Sergio Magnani e sua influência no meio musical de Belo Horizonte. Um dos seus objetivos é tentar lançar luz sobre a vida e o pensamento artístico do Maestro Magnani, assim como trazer à tona uma de suas composições para piano (Suíte Brasiliana). Tenta também, ao demonstrar sua influência, contextualizar o
Publicado em: 2008
-
12. Banda de metais pommerchor: uma reflexão etnomusicológica sobre a música pomerana de Melgaço - Domingos Martins, ES
Esta dissertação aborda um estudo sobre a música pomerana da região montanhosa do sul capixaba, especificamente no distrito de Melgaço, pertencente ao município de Domingos Martins, ES. Utilizamos, como foco de análise, um grupo de descendentes de pomeranos, que fazem parte de uma banda de trombonistas, denominados de Pommerchor. Nosso objetivo foi es
Publicado em: 2008