Musica Minas Gerais Historia E Critica
Mostrando 13-20 de 20 artigos, teses e dissertações.
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13. Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)
As possibilidades de gravação e reprodução sonoras, introduzidas a partir do fonógrafo de Thomas Edison, trouxeram mudanças significativas na forma como as pessoas produzem e ouvem musica. No Brasil, as gravações comerciais em disco iniciaram-se em 1902 e, desde então, as praticas de musica popular principal produto da indústria do discotiveram que
Publicado em: 2008
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14. Na esquina do mundo: trocas culturais na música popular brasileira através da obra do Clube da Esquina (1960-1980)
A proposta desta tese é abordar as trocas culturais na MPB das décadas de 1960 e 1970, tendo como fio condutor o conjunto das manifestações musicais identificadas ao Clube da Esquina. O que torna de particular interesse esta formação cultural, neste sentido, é a diversidade de fluxos culturais que de alguma forma transitam nos trabalhos de seus membro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2007
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15. Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina
O trabalho que ora apresentamos aborda a trajetória musical de um grupo de jovens compositores surgido em Belo Horizonte, entre os anos de 1967 e 1981, que passou a ser conhecido como Clube da esquina. Essa pesquisa situa-se na linha de história e culturas políticas, combinando duas matrizes de interpretação e análise da realidade histórica brasileira
Publicado em: 2007
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16. A banda Pelos de Cachorro
Esse trabalho apresenta a trajetória de quatro músicos integrantes de uma banda de rock, a banda Pelos de Cachorro, moradores do Aglomerado da Serra, na região centro sul de Belo Horizonte. Através da experiência estética e social desses jovens, e buscando compreender como e por que o rock se tornou a forma de expressão eleita por eles, chega-se a ref
Publicado em: 2007
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17. A poesia sonora como expressão da oralidade: história e desdobramentos de uma vanguarda poética
A história da Poesia Sonora, sua origem e desdobramentos são tratados nesta dissertação que traz um importante estudo sobre a relação entre as artes de vanguarda no século XX onde esta poética está inserida. Apresentaremos conceitos de oralidade, escrita, escritura, ruído, silêncio e ritmo. As experimentações sonoras de John Cage e de Henri Chop
Publicado em: 2007
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18. O lugar-sertão: grafias e rasuras
Termo recorrente no imaginário da sociedade brasileira, utilizado, no Brasil, desde a chegada dos portugueses, sertão continua presente no ideário do País, assumindo tamanha amplitude de significações e territorialidades, nos mais de 500 anos de história do Brasil, que recusa conceituações homogeneizantes e delimitações espaciais precisas. São di
Publicado em: 2006
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19. Catita de K-Ximbinho na interpretação do saxofonista Zé Bodega: aspectos híbridos entre o choro e o jazz
Estudo sobre o reconhecimento de elementos musicais oriundos do jazz e do choro na obra Catita de Sebastião de Barros, o K-Ximbinho (1917-1980) e na sua interpretação pelo saxofonista José Araújo, o Zé Bodega (1923-2003), gravada no disco Saudades de Um Clarinete. A análise da partitura e da gravação é fundamentada por referenciais históricos e te
Publicado em: 2005
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20. O choro em Belo Horizonte: aspectos históricos, compositores e obras
The choro, an original Brazilian instrumental genre, has increasingly been chosen as an academical research object. In Belo Horizonte, despite of its non-centural history, the choro established itself thanks to the regular production of instrumental groups and composers which dedicated to this style. The current article aims at documenting choros development
Publicado em: 2005