Musica Interpretacao
Mostrando 1-12 de 270 artigos, teses e dissertações.
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1. Cinema e linguagem(ns): o ambíguo e o equívoco como o fundamento da comunicação humana em Being There, de Hal Ashby
RESUMO Ao se considerar as componentes do cinema, pode-se dizer que ele é, talvez, a forma artística mais completa de comunicação, uma vez que alia, essencialmente, as componentes imagem, música e linguística. O filme Being There - Muito Além do Jardim, no Brasil, e Bem-Vindo Mr. Chance, em Portugal -, de Hal Ashby, de 1979, aborda precisamente a dime
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Publicado em: 2022
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2. “…nas imortais formas da beleza”: Frédéric Chopin visto pelos olhos do pai da semiologia neurológica brasileira
RESUMO Aloysio de Castro (1881-1959) é hoje lembrado como um dos maiores médicos do Brasil, bem como o pai da semiologia neurológica brasileira. Entretanto, seus interesses iam muito além dos domínios da Medicina, e ele se tornou um dos mais ilustres intelectuais de sua era. Em 1927, Castro deu uma palestra na Sociedade de Cultura Artística de São Pau
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2020-09
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3. PASSIVE (RE)TRANSLATIONS AND IDENTITY STRUGGLES IN THE POETRY OF LEONARD COHEN. A COMPARISON OF THREE TRANSLATIONS OF BOOK OF LONGING (2006)
Resumo Em menos de uma década, o Book of Longing [Livro do desejo] de Leonard Cohen (2006) foi traduzido para o francês três vezes. A coleção de poemas de Cohen foi primeiramente traduzida no Québec (Livre du constant désir, 2007), e então na França (Le livre du désir, 2008). Além disso, sete poemas do Book of Longing apareceram previamente como c
Cad. Trad.. Publicado em: 27/05/2019
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4. ELEMENTOS DA TEORIA CRÍTICA DA DISSONÂNCIA DE THEODOR W. ADORNO
RESUMO O presente artigo reconstrói e desenvolve os elementos fundamentais da teoria da dissonância elaborada por Theodor W. Adorno em sua filosofia da música. Parte-se de uma breve exposição do tratamento conferido pela musicologia histórica - com toda sua equivocidade autoconsciente e constitutiva - aos conceitos de dissonância e consonância para d
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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5. A Música instrumental descritiva de Judith Weir
Resumo Este artigo discute técnicas descritivas abstratas da compositora inglesa Judith Weir em duas composições instrumentais: Distance and Enchantment [Distância e encantamento] para quartet com piano, de 1988, e Musicians Wrestle Everywhere [Músicos lutam em todo lugar], para dez instrumentos, de 1994. Canções folclóricas e locais mencionados e de
Per musi. Publicado em: 2016-04
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6. O Lugar-Comum Arte-Natureza em Der Vollkommene Capellmeister ("O Mestre de Capela Perfeito", 1739), de Johann Mattheson
RESUMO: O mundo luterano produziu um enorme arcabouço teórico e prático para a composição, interpretação e análise musical. Entre os séculos XVII e XVIII, autores do gênero de escritos que passou a ser conhecido como musica poetica publicaram preceptivas cujas bases teórica, sistemática e terminológica eram emprestadas de retóricas e de poétic
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016
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7. A construção/invenção do samba: Mediações e interações estratégicas
RESUMO O objetivo do presente artigo é debater, a partir de uma bibliografia sobre a formação do samba e sua consolidação como canção urbana brasileira do início do século, aspectos da atuação dos primeiros sambistas dentro do contexto em que estes estavam inseridos na produção cultural à época. O texto procura destacar o caráter estratégico
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-12
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8. As pesquisas históricas na interpretação de Chopin
As pesquisas sobre performance historicamente informada se concentraram inicialmente em obras do século XVII e XVIII, trazendo novas ideias aos processos analíticos tradicionais e impulsionando novas abordagens interpretativas desses estilos. Entretanto, ao invés de apontar resultados unívocos e precisos, tais estudos multiplicaram as possibilidades de r
Per musi. Publicado em: 2015-06
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9. Literatura, homoerotismo e expressões homoculturais
Os textos trazem à tona um universo homoerótico ambientado na literatura, na música e nas discussões teóricas mostrando que, atualmente, essas manifestações recebem outro olhar. Além disso, discutem as antigas bases de gênero e os novos modos de interpretação de sujeitos culturais, ressaltando a dificuldade em falar de questões homoafetivas em uma sociedade ainda machista e homofóbica. Eles mostram o distanciamento que algumas pessoas ainda têm a respeito do homoerotismo, por isso buscam desconstruir os estereótipos de gênero através da literatura, mostrando ao leitor que as expressões homoculturais vão além de um padrão pré-estabelecido pela sociedade e suas respectivas culturas.
Autor(es):
Editus. Publicado em: 2015
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10. "Eu sou uma fruta 'gogóia', eu sou uma moça": Gal Costa e o Tropicalismo no feminino
Este artigo tem como principal objetivo discutir o fenômeno da performance musical a partir de uma imbricação de conceitos pertinentes à música, à antropologia e aos estudos de gênero e sexualidade. Defendendo a ideia de que a cantora Gal Costa desenvolveu um discurso performático - vocal e corporal - devidamente afinado aos propósitos tropicalistas
Per musi. Publicado em: 2014-12
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11. O arranjo e o improviso de Raphael Rabello sobre Odeon de Ernesto Nazareth
Estudo comparativo entre os procedimentos composicionais de Ernesto Nazareth (1863-1934) no original de Odeon para piano de 1910 (NAZARETH e MAURÍCIO, 1968) e as práticas de performance e de arranjo pelo violonista de choro Raphael Rabello (1962-1995) no seu arranjo gravado em áudio comercial (NAZARETH e RABELLO, 1991) e em seu improviso gravado em vídeo
Per musi. Publicado em: 2014-12
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12. Texto-música-imagem de Elis Regina: uma análise de Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime
Dois estudos de caso sobre a relação texto-música-imagem em performances com atmosferas diametralmente opostas de Elis Regina nas canções Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime. A partir de uma adaptação da correspondência música-movimento proposta por HAGA (2008), as análises de gravações de víd
Per musi. Publicado em: 2014-06