Musica Antiga
Mostrando 1-12 de 19 artigos, teses e dissertações.
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1. O ateliê musical de Claudio Ptolomeu
A música é uma arte privilegiada no que diz respeito ao campo técnico, uma vez que desde recuados tempos na história dispôs de instrumentos para a sua realização. Os instrumentos musicais também conduziram a investigações acústicas desde a Antiguidade até a era moderna, fazendo o papel tanto de dispositivos de observação do fenômeno musical qu
Sci. stud.. Publicado em: 2013-12
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2. Subsídios para a gênese da imprensa musical brasileira e para a história do Hino da Independência, de Dom Pedro I
Este artigo tem por objetivos rever, mediante análise bibliográfica e de fontes primárias, a história de um de nossos símbolos musicais pátrios, o Hino da Independência, de Dom Pedro I, bem como trazer novos subsídios para o estudo da gênese da imprensa musical brasileira. Tem, igualmente, por escopo divulgar peculiaridades de uma antiga e pouco con
Per Musi. Publicado em: 2012-06
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3. Análise crítica do Ofício Divino das Comunidades
O objetivo do presente trabalho é fazer a análise crítica do Ofício Divino das Comunidades, que é uma proposta de Liturgia das Horas inculturada. A primeira publicação deste livro litúrgico brasileiro data de 1988, e o mesmo já se encontra em sua décima quarta edição (2007). O Ofício Divino das Comunidades, ao longo de mais de duas décadas de e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/10/2011
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4. Evolução da musicalidade humana: seleção sexual e coesão de grupo / The evolution of human musicality: sexual selection and group cohesion
A musicalidade, concebida como o conjunto da capacidade cognitiva subjacente à dança e à comunicação sonora por meio de melodias harmonizadas e ritmadas, satisfaz vários critérios que caracterizam as adaptações biológicas. A música é muito antiga, universal e um importante aspecto em todas as culturas e épocas conhecidas. Ela provoca emoções e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
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5. O professor de arte na rede Pública Municipal de Santos : tensões entre a formação e a atuação profissional
Com a promulgação da Lei 5.692/71 (conhecida como antiga LDB), que alterou artigos da LDB 4024, de 20/12/1961, a Educação Artística passou a ser obrigatória no currículo escolar do 1 e 2 graus nas escolas brasileiras, o que exigiu professores com formação em arte. Este trabalho tomou como objeto de estudo a formação dos professores de Arte com obj
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/06/2011
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6. A praga, o monstro de metal e a maravilha de Wanda: em busca do estilo de performance
A defesa por uma performance "autêntica" quase desapareceu sem deixar traços. No entanto, os esforços de Richard Taruskin para contestar o conceito nos anos 80 ainda provoca muitas questões importantes, como o que são as raízes do estilo de performance de música antiga e quais intérpretes tiveram um papel em sua transmissão. Taruskin argumenta que S
Per Musi. Publicado em: 2011-12
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7. Decoro, engenho e maravilha nos largos e igrejas de Santa Bárbara e Catas Altas
O texto é a base da palestra itinerante que encerrou a II Semana de Música Antiga da UFMG (entre 27/10 e 02/11/2009). A palestra se realizou em visita comentada aos povoados, largos e igrejas de Santa Bárbara e Catas Altas, onde foram analisados aspectos como a implantação no sítio, planta, frontispícios e ornamentação, que conformaram sua formosura
Per Musi. Publicado em: 2011-12
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8. O sentido da música em F. Nietzsche
O sentido da música em Friedrich Nietzsche é um dos principais temas da produção intelectual do jovem filósofo, professor de filologia e compositor musical. A existência humana no mundo é investigada a partir da origem da arte trágica na Grécia antiga em relação com a arte trágica na modernidade do contexto de Nietzsche. A inovação do pensament
Publicado em: 2011
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9. Flausino Vale e Marcos Salles: influências da escola franco-belga em obras brasileiras para violino solo / Flausino Vale and Marcos Salles : influences of Franco-Belgian School on Brazilian works for solo violin
Marcos Salles (1885-1965) e Flausino Vale (1894-1954) compuseram para violino desacompanhado no início do século XX, possivelmente inaugurando a escrita sistemática para violino solo por brasileiros natos. Obras destes dois amigos violinistas são aqui divulgadas, identificando-se a influência da escola franco-belga na história técnica e literária do
Publicado em: 2010
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10. Giulio Caccini e suas Novas Musicas : um elogio ao canto / Giulio Caccini and this New Music : a praise of chant
Giulio Caccini (1561-1618) and his New Music are the central subject of this research. The translation of his most important works, Le Nuove Musiche (1601) and Nuove Musiche e Nuova Maniera di scriverle (1614), the chant practical study and the carefully observation of one of his arias are the basis of this work about an age in which the skill of being origi
Publicado em: 2009
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11. Dualidades nas propostas editoriais de música antiga brasileira
A partir da primeira publicação de caráter musicológico de música brasileira do século XVIII, realizada em 1951 por Francisco Curt Lange (Archivo de Música Religiosa de la "Capitania Geral das Minas Gerais"), surgiram iniciativas brasileiras que manifestaram as mais variadas propostas editoriais. O estudo das edições produzidas no país nas últimas
Per musi. Publicado em: 2008-12
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12. Interpretação pianística historicamente imformada : subsídios analíticos para uma execução das Bagatelas op. 126 de Ludwig van Beethoven / Historically informed piano interpretation : analytic contribuition towards a performance of the Ludwig van Beethoven s six Bagatelles op.126
Esta dissertação trata de questões referentes à interpretação pianística contemporânea e à importância de sua aproximação com a história. Para tanto, primeiramente, elaborou-se um breve estudo de duas concepções interpretativas opostas, mostrando os prós e os contras de cada uma delas, a saber, a da execução histórica ou historicamente aut
Publicado em: 2008