Musica Antiga
Mostrando 13-19 de 19 artigos, teses e dissertações.
-
13. Study of the musical dramaturgy in L Orfeo, by Claudio Monteverdi, conducted from the tonal language of the composer : a proposal for a modern orchestration as dramaturgic appeal / Estudo da dramaturgia musical em L Orfeo, de Claudio Monteverdi, realizado a partir da linguagem tonal do compositor : uma proposta de orquestração moderna como recurso dramaturgico
Este trabalho tem por objetivo apresentar a realização de uma PARTITURA CONTEMPORÂNEA DE EXECUÇÃO da ópera L Orfeo - Favola in Musica, de Claudio Monteverdi, composta em 1607, apresentada aqui como uma transcrição historicamente informada, sugerindo a utilização de uma mescla de recursos e instrumentos contemporâneos combinados àqueles específic
Publicado em: 2008
-
14. O pensamento musical e a prática docente: as demandas da contemporaneidade no ensino da música / The musical thought and the practice teaching: the demands of contemporary in music teaching
A presente dissertação propõe uma nova perspectiva de construção do conhecimento musical a partir de um olhar mais amplo para a própria música, com o intuito de buscar soluções para os desafios da prática pedagógica contemporânea. A dificuldade de sustentação da música nas escolas como conhecimento e a distância entre a música ensinada na es
Publicado em: 2007
-
15. O Peri Mousike, de Plutarco : tradução, comentarios e notas / The Peri Mousikes, by Plutarco : translation, commentaires and notes
This PhD dissertation presents a translation to the Portuguese of the book Peri Mousik?s, by Plutarch, with notes. With the translation, it presents also an introduction and commentaries to the text. In the introduction, it deals with the treatise content (history of Greek music and musical theory); the authorship question; the text transmission problem; and
Publicado em: 2007
-
16. A produção de sentido a partir da dimensão acústica da cena: uma cartografia dos processos de composição de Santa Croce e de O Naufrágio
O objeto de estudo da presente pesquisa é a dimensão acústica da cena, constituída pelas esferas da palavra, da música e do entorno acústico. Após a consideração de estudos realizados na área, essas esferas foram definidas, justificadas e aplicadas em processos de composição desenvolvidos entre os anos de 2004 e 2006 na Universidade de Brasília.
Publicado em: 2007
-
17. O ciúme na MPB: uma análise retórica
Essa dissertação trata da importância da leitura e aborda uma das suas nuances como colaboradora na formação do indivíduo leitor. Optamos por trabalhar com a leitura sócio-interativa e a MPB como uma das possibilidades de texto facilitador para desenvolver o processo de leitura: trazemos para a discussão o uso da canção como texto significativo e a
Publicado em: 2007
-
18. O FILÓSOFO COMO MÉDICO DA CIVILIZAÇÃO: A LINGUAGEM COMO UM PHÁRMAKON NA FILOSOFIA DE NIETZSCHE / THE PHILOSOPHER AS CIVILIZATION`S PHYSICIAN: LANGUAGE AS PHÁRMAKON IN NIETZSCHE`S PHILOSOPHY
A associação que procuramos fazer entre a linguagem na filosofia de Nietzsche e a idéia do termo grego phármakon nos apareceu quando da leitura de O Nascimento da Tragédia. Segundo Nietzsche, a origem da tragédia se deu na busca de realizar a união da embriaguez com a lucidez, numa experiência de simultaneidade dos impulsos artísticos apolíneo e di
Publicado em: 2005
-
19. Mudanças na pratica vocal da escola italiana de canto : uma analise comparativa dos tratados de canto de Pier Tosi, Giambattista Mancini e Manuel P. R. Garcia
Nesta dissertação, identificamos algumas mudanças na prática vocal do canto italiano dos séculos XVII a XIX, através da análise comparativa dos tratados de canto de Píer Tosi: "Opinione de cantori antichi e moderni, o sieno osservazione sopra il canto figurato", escrito em 1723; de Giambattista Mancini: "Pensieri e rifiessioni pratiche sopra il canto
Publicado em: 2004