Musica Afro Brasileira
Mostrando 13-24 de 29 artigos, teses e dissertações.
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13. Maçambiques, Quicumbis e ensaios de promessa : um re-estudo etnomusicológico entre quilombolas do sul do Brasil
Retornando a temáticas e locais já estudados por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, em épocas distintas, desde outros paradigmas, essa pesquisa apresenta-se como um re-estudo etnomusicológico sobre tradições performáticas entre quilombolas do Rio Grande do Sul. Através da etnografia multi-situada, realizada entre 2006 e 2009, nas com
Publicado em: 2011
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14. A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre
A presente dissertação é um estudo sobre a afro-brasilidade na canção de câmara brasileira, tendo como núcleo a análise da obra Beiramar, Op. 21. de Marlos Nobre, composta em 1966, com inspiração nos cantos e crenças negros da Bahia. Abordamos a complexidade da representação das culturas negras no âmbito da música erudita, levando em conta o p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/07/2010
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15. Axé, orixá, xirê e música : estudo da música e performance no candomblé queto na Baixada Santista / Axé, orixá, xirê and music : a study of music and performance in Candomblé Queto
By means of this study, I intent to bring to discussion some elements found in the interaction between music and ritual in the afro-Brazilian religion called candomblé queto. The study was carried focusing forms of such religiosity in cult places in the region of São Paulo state called Baixada Santista, mainly in the religious house Ilè Asè Alaketú Omo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/03/2010
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16. Entre gingas e cantigas : etnografia da performance do ensaio de promessa de quicumbi entre os morenos de Tavares, Rio Grande do Sul
Esta dissertação baseia-se na pesquisa etnográfica desenvolvida desde 2008 nas comunidades quilombolas de Capororocas e Olhos d´ Água, no município de Tavares, Rio Grande do Sul, entre os membros da Irmandade do Rosário de Tavares. O ritual do Ensaio de Promessa Quicumbi, performatizado por homens em dias de pagamento de promessas, em louvor a Nossa S
Publicado em: 2010
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17. Entre sons e silêncios: apropriações da música no livro didático no ensino de história afro-brasileira
Este trabalho tem como proposta investigativa a análise de como a música tem sido problematizada como documento histórico e recurso didático de significativa potencialidade, sobretudo no ensino da História afro-brasileira presente nos livros didáticos. A análise prioriza os Livros Didáticos de História melhor aprovados e mais adotados pelos professo
Publicado em: 2009
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18. O gesto musical nos métodos de percussão afro-brasileira
Esta pesquisa consiste em uma análise do tratamento e da apresentação do gesto musical em significativos métodos de percussão afro-brasileira, tendo como objetivo principal refletir sobre a importância da gestualidade e da corporalidade nas relações de ensino-aprendizagem dos instrumentos de percussão. Primeiramente foi realizado um estudo comparati
Publicado em: 2009
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19. Duas tendências de re-africanização: Rio de Janeiro e Salvador
Esse trabalho se propõe a analisar o caminho percorrido pelo movimento de reafricanização ocorrido nos anos 70 em duas cidades brasileiras: Rio de Janeiro e Salvador. A questão a ser esclarecida é saber em que medida os rumos tomados pela escravidão no Brasil definiram caminhos possíveis de reafricanização no que diz respeito às expressões lúdico
Publicado em: 2009
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20. Representacoes sociais sobre praticas de ensino e aprendizagem musical : um estudo etnografico entre congadeiros, professores e estudantes de musica
Esta pesquisa é um estudo etnográfico realizado em dois cenários, social e culturalmente diferenciados de ensino e aprendizagem de música. Inseri-me no contexto ritual do Congado e no contexto institucional do Conservatório de Música, ambos localizados na cidade de Uberlândia, MG, entre os anos de 1995 e 1997. A proposta de lançar um olhar antropoló
Publicado em: 2009
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21. Gil Amâncio &Encontros: processos educativos, cultura negra, intervenções de mestres e convivência
A população negra usufrui atualmente, no Brasil, de oportunidades de participação e intervenção social maiores do que em décadas anteriores. Isto é possível contando, no decorrer dos anos, com ações de denúncia de práticas racistas sub-reptícias endereçadas aos negros e reivindicações de garantia de usufruto de direitos de cidadania. A liter
Publicado em: 2008
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22. Tem orixá no samba: Clara Nunes e a presença do candomblé e da umbanda na música popular brasileira
Algumas informações sobre as religiões afro-brasileiras (candomblé e umbanda) nos chegam por meios como a indústria fonográfica, o rádio e a televisão. Nesse cenário, a música popular brasileira (MPB) ocupa importante papel de divulgadora dessa religiosidade. Em vista disso, nesse trabalho procuro interpretar os modos pelos quais os valores dessas
Religião & Sociedade. Publicado em: 2007-12
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23. Algumas contribuições para um Programa de Estudos Afro-Brasileiros
Este trabalho de pesquisa é de caráter exploratório e busca algumas contribuições para um Programa de Estudos Afro-Brasileiros, o qual tem por objetivo rever a produção do conhecimento e a valorização da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A questão a ser investigada diz respeito ao que profissionais negros/as de diferentes áreas, e co
Publicado em: 2007
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24. A presença yoruba nas literaturas cubana e brasileira: o sagrado no realismo maravilhoso de Jorge Amado e Manuel Cofiño
São inúmeras as semelhanças culturais entre Cuba e Bahia, nas características da composição étnica e cultural em que o aporte de varias raças vindas das mesmas regiões geográficas criaram uma mistura cultural que apresenta pontos em comum na musica, na dança, na culinária e principalmente no referente à religião dos afro-descendentes. Também a
Publicado em: 2007