Duas tendências de re-africanização: Rio de Janeiro e Salvador
AUTOR(ES)
Cláudia Couto Sigilião
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
Esse trabalho se propõe a analisar o caminho percorrido pelo movimento de reafricanização ocorrido nos anos 70 em duas cidades brasileiras: Rio de Janeiro e Salvador. A questão a ser esclarecida é saber em que medida os rumos tomados pela escravidão no Brasil definiram caminhos possíveis de reafricanização no que diz respeito às expressões lúdico-musicais nessas duas cidades. O trajeto do negro da escravidão ao movimento de reafricanização surgido nos anos 70 é percorrido, nessa tese, por meio da análise das festas de carnaval e do uso dos seus ritmos percussivos. As escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro e os blocos afro da cidade de Salvador elucidam, por meio de seus dois produtos musicais samba-enredo e samba-reggae - como as influências das ações afirmativas ocorridas na música de protesto de outros países, nos anos 50, 60 e 70, tomaram impulso e se espalharam, trazendo consigo mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais, inclusive para o Brasil. A música, como um eficiente veículo de comunicação junto a diferentes parcelas da população brasileira, difunde rapidamente toda e qualquer representação social surgida nas duas cidades como conseqüência de movimentos sociais, políticos e religiosos, trazendo à tona, com sua linguagem, toda busca por afirmação da identidade negra, todo o processo de mudança da cultura popular negro- mestiça, tanto quanto as transformações ocorridas com os gêneros e estilos musicais no processo de reafricanização, redundando em um material musical aparentemente diferente do que existia anteriormente, embora, estruturalmente, a mudança musical não seja tão profunda.
ASSUNTO(S)
afro-brazilian music, popular culture afrodescendant, samba-enredo, samba-reggae samba-enredo samba-reggae reafricanization reafricanização sociologia cultura popular negro-mestiça música afro-brasileira
ACESSO AO ARTIGO
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