Musica Afro Brasileira
Mostrando 1-12 de 29 artigos, teses e dissertações.
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1. Música de Feitiçaria no Brasil
Resumo “Música de Feitiçaria no Brasil” resulta de uma conferência lida por Mário de Andrade na Associação Brasileira de Música, no Rio de Janeiro, em 1933. O autor não chegou a concluir a revisão para sua publicação. Disso se encarregou Oneyda Alvarenga, que organizou, com o texto da conferencia e com parte da documentação conexa, o volume
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 24/07/2017
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2. NARRATIVAS, PERSONAGENS E PERFORMANCES: A BAIANA COMO A FACE DO CANDOMBLÉ
Resumo Esse rtigo descreve como a baiana, um tipo regional da cultura brasileira, teria sido construída com a contribuição da literatura, música, religião e textos acadêmicos, seu papel na formação da brasilidade e identidade afro-brasileira, como possíveis efeitos nas vidas das pessoas reais referidas sob este rótulo.
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2016-12
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3. Capoeira na disciplina Sociologia da Música
Resumo:O artigo aborda a experiência de ensino na disciplina Sociologia da Música no Curso de Licenciatura Plena em Música da UFPA, a partir de uma experiência ocorrida em 2013. O tema geral utilizado nas aulas foi a capoeira, a partir do olhar da sociologia da música, da Educação Musical e da etnomusicologia. A principal intenção da utilização de
Per musi. Publicado em: 2015-12
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4. O lugar da fala conversas entre o jongo brasileiro e o ondjango angolano
A palavra jongo refere-se a uma tradição popular afro-brasileira com música, dança e poesia. No entanto, o fato de o termo ser utilizado em comunidades não-jongueiras com outros significados denota uma abrangência semântica maior. A aproximação especulativa de diferentes aspectos da tradição jongueira com estruturas correlatas no ondjango, conselh
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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5. Cristal: aspectos do tratamento pianístico no samba de Cesar Camargo Mariano
Estudo sobre aspectos do tratamento pianístico do pianista e compositor Cesar Camargo Mariano em Cristal, registrada no álbum Solo Brasileiro, de 1994. Uma análise da conjunção entre "estruturas musicais afro-brasileiras" (OLIVEIRA PINTO, 2001) e a abordagem textural da escrita pianística revela uma síntese ou estilização da formação instrumental
Per musi. Publicado em: 2013-12
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6. "A língua desse povo não tem osso, deix'esse povo falá": campo sonoro da linha de Quimbanda do Terreiro de Umbanda Reino de Luz - som e preconceito
A Umbanda é uma religião afro-brasileira e, tal como é praticada no Reino de Luz, é essencialmente sonora. A religião umbandista é muito estigmatizada por ser relacionada, por alguns não adeptos a Umbanda, às práticas do "mal", magia negra e culto ao diabo. Muitas são as diferenças entre as concepções religiosas e de mundo entre adeptos da Umban
Per musi. Publicado em: 2013-12
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7. O samba para piano solo de Cesar Camargo Mariano / The samba for solo piano by Cesar Camargo Mariano
Esta dissertação trata de relações entre o piano instrumento musical associado à cultura européia e de difícil mobilidade e o samba gênero musical associado às classes populares e a uma certa imagem da cultura afro-brasileira. Ao longo do século XX, através da atuação dos pianeiros, a prática do piano no samba se consolida como uma tradição d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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8. A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho
Este estudo analisa a manifestação da religiosidade em algumas canções compostas e/ou interpretadas por Pena Branca e Xavantinho, observando a relação existente entre a expressão do sagrado e a poesia caipira. A análise do corpus (7 canções que fazem parte da discografia de dois homens simples do interior do Brasil) se revela um importante instrume
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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9. O Passado Negro : a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais / The Black Memory : the embodiment of black memory of Campinas through performances of musical legacies
A crescente proliferação de grupos performáticos, que, através de manifestações culturais, divulgam "passados", convencionalmente chamados de "tradições culturais", tem rendido estudos e debates no campo da etnomusicologia em todo o mundo. Partindo da etnografia de grupos de cultura popular afro-brasileira sediados na cidade de Campinas - São Paulo,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
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10. 'Vamo fazê maravilha!': avaliação estético-ritual das performances do Reinado pelos congadeiros
Os significados da 'maravilha' no contexto do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, tal como o termo é utilizado nos cantos e nas elaborações discursivas dos congadeiros, são aqui abordados a partir da perspectiva desses participantes sobre a origem e o percurso histórico de sua tradição religiosa, calcada na experiencia da dor de seus ancestrais escr
Per Musi. Publicado em: 2011-12
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11. La tradition conjuguée au présent une ethnographie du spectacle AfroBrasil
O presente trabalho consiste numa pesquisa sobre os grupos de percussão brasileira instalados em Paris que em sua grande maioria se inspiram em três praticas musicais brasileiras: a escola de samba, o samba-reggae e o maracatu. A presença brasileira na música produzida por estes grupos, geralmente chamados de “batucadas”, pode ser observada em vário
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
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12. Criança, adolescente e percussão : uma análise etnográfica sobre ensino e aprendizagem musical na ONG Áfricanamente
A presente pesquisa teve como objetivo compreender como se dá o ensino e a aprendizagem da percussão por crianças e adolescentes na ONG Áfricanamente, localizada em um terreiro, em um bairro popular de Porto Alegre, e suas relações com a cultura afro-brasileira. Na ONG existe um processo de educação musical não-formal onde a música está vinculada
Publicado em: 2011