Montagem Cinematografica
Mostrando 1-12 de 30 artigos, teses e dissertações.
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1. Afetos e sentidos no filme Girimunho (2011), de Clarissa Campolina e Helvécio Marins
Resumo O principal objetivo deste ensaio é analisar o filme Girimunho (2011), de Clarissa Campolina e Helvécio Marins, como uma experiência em si mesma. O filme é analisado em diálogo com análises fílmicas recentes que relacionam afeto e linguagem. O foco recai sobre o roteiro do filme, assim como sobre a luz, o som, a cor, o plano, os movimentos de c
Sociedade e Estado. Publicado em: 2022
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2. Ninguém te lê: um poema anônimo de Augusto de Campos
Resumo Visando retirar do ostracismo um poema que ainda não foi lido como poema por ninguém na crítica brasileira, este ensaio procura dispor algumas reflexões em torno de oútis, que abre o livroNão, de Augusto de Campos. Partindo da única exceção de Gonzalo Aguilar, que lhe dedica dois parágrafos valiosos, desenvolve-se a hipótese de que as datas
Alea. Publicado em: 2020-08
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3. Pina Bausch e Café Müller no Cinema: a mise-en-scène da copresença do corpo e dos olhos fechados
Resumo: O artigo pretende refletir sobre a questão da copresença do corpo dançante no excerto Café Müller, de Pina Bausch, sob o olhar cinematográfico de Wim Wenders em Pina (2011). Como ancoragem teórica, traz-se à cena o ensaísta e cineasta Jean-Louis Comolli ‒ mise-en-scène, representação, copresença ‒ e a filosofia do cinema da diferenç
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2018-09
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4. Ato, atalho e vento: as fórmulas de páthos na história do cinema
Resumo O artigo tematiza o conceito de pathosformel, de Aby Warburg, na leitura do filme “Ato, atalho e vento” (2014), de Marcelo Masagão. Assim como no conhecido “Nós que aqui estamos, por vós esperamos” (1999), Masagão realiza, nessa nova proposta, uma colagem com 143 filmes. Uma característica marcante na montagem de “Ato, atalho e vento”
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-04
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5. Serguei no México: Greenaway e a representação pós-moderna do artista queer
Resumo Em seu filme Que viva Eisenstein! (2016), o diretor britânico Peter Greenaway homenageia a figura de um importante pioneiro da linguagem cinematográfica, Serguei Eisenstein, centrando a narrativa na passagem do cineasta soviético pelo México. O filme traz uma reflexão sobre as opções estéticas do próprio Greenaway, que, ao longo de sua carrei
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-04
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6. Relações intersemióticas entre literatura, cinema, artes plásticas e desenho em dois romances de Márcio Souza
Este trabalho tem por objetivo explorar as relações entre diferentes linguagens artísticas - literatura, cinema, artes plásticas e desenho -, investigando o funcionamento das técnicas de colagem (termo originário das artes plásticas) e montagem (técnica cinematográfica) e de que forma foram transpostas para a literatura. Para tal, tomaremos como obj
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2013-06
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7. O papel da câmera na investigação do mundo vivo: uma análise da Trilogia Qatsi, de Godfrey Reggio
Este estudo se detém na análise fílmica da Trilogia Qatsi, do cineasta norte-americano Godfrey Reggio (1940), composta pelos filmes Koyaanisqatsi (EUA, 1983), Powaqqatsi (EUA, 1988) e Naqoyqatsi (EUA, 2002). Realizados fora do circuito do cinema industrial, os filmes que compõem esta Trilogia constroem seu discurso quase que unicamente através da articu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2011
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8. (Re)significações da sexualidade : olhando um vídeo caseiro no Youtube
Neste trabalho olho o vídeo caseiro produzido e postado no YouTube, como estratégia, por meio da qual procuro chamar a atenção para o papel que as tecnologias da comunicação e informática, em especial este site, adquire enquanto dispositivo implicado na produção de inscrições de corpos e nele, da sexualidade. Ao transitar pelos conceitos/ferrament
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2011
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9. Paisagem à vista : imagens e reflexões / Landscape in sight : images and reflections
Este estudo apresenta a minha produção artística entre 2008 e 2010, bem como as questões poéticas e reflexivas envolvidas nas séries: Paisagem Salgada I, II, III, IV, V e Paisagem Presente I, II, III, IV. A leitura do trabalho é determinada pelo reconhecimento da paisagem como elemento poético e fruto de uma construção permanente. No contexto refle
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/06/2010
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10. Tempo e montagem : do cinema ao imaginário e do imaginário ao cinema
Este trabalho tem como objetivo buscar a compreensão de como se dá a relação entre o tempo representado no cinema e o imaginário. As questões envolvendo o tempo são frequentes no cotidiano das pessoas e é o tempo também o objeto da manipulação da montagem cinematográfica. Levantando os recursos possíveis na montagem para a representação tempor
Publicado em: 2010
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11. Insensato : um experimento em arte, ciência e educação
Este trabalho apresenta uma proposta de discussão sobre a questão dos métodos aplicados à pesquisa científica na área das ciências humanas. Buscou-se identificar os pontos de aproximação e distanciamento entre ciência e arte, para analisar de que forma a produção artística pode contribuir com a pesquisa, de que modo estes dois campos do saber di
Publicado em: 2010
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12. Memória de gestos na obra de Agnès Varda: pintura, fotografia, cinema
Antiga aluna da Escola do Louvre, Agnès Varda inicia sua carreira como fotógrafa, antes de se dedicar ao cinema. Raramente críticos e acadêmicos percebem ou destacam, em sua obra fílmica, o gosto acentuado e erudito pela pintura e pela fotografia, que se manifesta notadamente através da recorrência de gestos presentes na imagem. Analisaremos três pro
ARS (São Paulo). Publicado em: 2010