Montagem Cinematografica
Mostrando 13-24 de 30 artigos, teses e dissertações.
-
13. Invention of the possible. / Invenção do possível: o uso e a produção de filmes nas aulas de história
O presente trabalho é resultado de uma experiência pedagógica sobre a utilização e a produção de filmes nas aulas de História, realizada entre os anos de 2007 e 2008, com alunos do 9o ano do ensino fundamental de duas escolas da rede particular de São Paulo. Durante este período, a produção cinematográfica foi utilizada de duas maneiras: como ob
Publicado em: 2010
-
14. A estética do choque arte e política em Walter Benjamin. / The aesthetics of shock - art and politics in Walter Benjamin.
A estética do choque (Chockerlebnis) em Walter Benjamin mantém uma interação com a modernidade, no âmbito da realidade, da divisão do trabalho e do processo produtivo (Herstellungsverfahren) estendida ao cotidiano da sociedade. A análise dessa interferência da estética sobre as novas relações constitui o corpus filosófico da dissertação, que in
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/12/2009
-
15. Cortázar : cinema e performance em Um tal Lucas: cinema e performance em Un tal Lucas
Este estudo aborda as relações entre literatura, cinema e performance em Un tal Lucas , de Julio Cortázar. Para tanto, utilizamos os conceitos de montagem clássica e montagem intelectual, bem como de seus recursos, de performance, performer e texto performático. São destacados momentos da vida do escritor que subsidiam suas posturas ideológicas, visan
Publicado em: 2009
-
16. The form dramaturgy of electronics digitals tricks-films in Peter Greenaway / A dramaturgia da forma das trucagens eletrônicas digitais em Peter Greenaway
Study focused on electronic digital trick-film used by Peter Greenaway from the80s, under the traditions of film and audiovisual technology developments. The concept is its technical and artistic interventions in the field of special effects and trick-films. The analysis method used combines the form dramaturgy, provided by Sergei Eisenstein with the artisti
Publicado em: 2009
-
17. A lírica fragmentária de Ana Cristina Cesar: autobiografismo e montagem
O principal objetivo desta pesquisa é examinar, na escritura de Ana Cristina Cesar, em especial nos textos que compõem A teus pés, editado em 1982, as relações entre a tessitura do discurso autobiográfico e o método de montagem cinematográfica. Tal objetivo foi traçado, considerando-se que a obra poética de Ana Cristina Cesar revela, como métodos
Publicado em: 2008
-
18. Dispositivo pedagógico &dispositivo da sexualidade: uma delicada relação
Ao analisarmos o filme Delicada Relação, não é o enredo com seus personagens que interessam, mas o campo de problematização que a experiência vivida no filme permite pensar. A experiência do filme é pensada desde o conceito de dispositivo da sexualidade de Foucault. E o desafio é cruzar o dispositivo da sexualidade com o dispositivo pedagógico no
Publicado em: 2008
-
19. Montagem, imagem e representação nas narrativas literária e cinematográfica
Esta dissertação apresenta um estudo montagem nas narrativas da literatura e do cinema, através de uma abordagem dos conceitos de imagem e de representação.Tais conceitos são pormenorizados levando-se em conta a sua inserção espistêmica nas épocas e escolas que os utilizaram. O processo de narratização dos primórdios do cinema é apresentado e d
Publicado em: 2007
-
20. A formação dos conceitos e o discurso interior em Eisenstein e Vygotsky : montagem teórica
Partindo da definição de discurso interior e da análise do processo de formação de conceitos abstratos desenvolvidos pelo psicólogo Lev Vygotsky, faz-se uma aproximação com a teorização do cineasta Sergei Eisenstein sobre as possibilidades de incorporação do discurso interior pelo cinema. Analisam-se as relações entre o conteúdo eminentemente
Publicado em: 2007
-
21. Documentario e roteiro de cinema : da pre-produção a pos-produção / Documentary film and the screenplay : from proproduction to postproduction
Essa pesquisa buscou investigar o processo de roteirização do documentário entendido como modo de organização da produção e do discurso do filme. Se no filme de ficção a escrita do roteiro ocorre integralmente no período da pré-produção, no documentário essa escrita muitas vezes se manifesta de maneira diferente; trata-se de uma escrita em aber
Publicado em: 2007
-
22. Dez mandamentos de Jorge Furtado: cartografias em três platôs
Dez mandamentos de Jorge Furtado: cartografias em três platôs cartografa um conjunto de treze filmes, dez curtas e três longas-metragens, escritos e dirigidos por Jorge Furtado. Para tanto são utilizados conceitos provenientes da filosofia contemporânea, especialmente aqueles desenvolvidos por Gilles Deleuze. O trabalho se organiza atravessando três pl
Publicado em: 2007
-
23. Escrever com a câmera: cinema e literatura na obra de Jean-Luc Godard
Esta tese pretende mostrar que, ao produzir sua obra cinematográfica, Jean-Luc Godard realizou, concomitantemente, uma obra literária. Para isso, foram estudadas teoricamente três diferentes modulações do literário no cinema godardiano: a adaptação como tradução intersemiótica, a literatura como intertexto, citação, plágio, dialogismo, polifoni
Publicado em: 2007
-
24. Um olhar impossivel: construção psicanalítica e montagem cinematográfica
A partir do questionamento sobre a função do divã no setting analítico prossegue-se a uma exploração do estatuto da imagem e do olhar na clínica e na teoria psicanalítica através dos conceitos de lembranças encobridoras, fantasia e fetiche. Sublinha-se o quanto essas formações indicam da imbricação entre a imagem e a palavra em sua constituiç�
Publicado em: 2006