Ludicidade
Mostrando 13-24 de 135 artigos, teses e dissertações.
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13. O lúdico, a escola e a saúde: a educação alimentar no gibi
Resumo Atualmente, as histórias em quadrinhos são tratadas como ferramenta didático-pedagógica muito eficaz, com a capacidade, mediante seu currículo cultural, de divertir, sentir, viver e se comportar no mundo. Este artigo objetiva investigar o livro Almanaque Maluquinho: Julieta no mundo da culinária, reconhecendo o papel pedagógico das histórias e
Trab. educ. saúde. Publicado em: 15/08/2016
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14. Limites e possibilidades de um jogo online para a construção de conhecimento de adolescentes sobre a sexualidade
Resumo O estudo teve como objetivo analisar limites e possibilidades de um jogo online para a construção de conhecimento em saúde dos adolescentes no campo afetivo-sexual e reprodutivo. Trata-se da avaliação da experiência de um grupo de adolescentes com o uso da ferramenta lúdica Papo Reto durante um período de três meses. Participaram do estudo 23
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2016-08
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15. Inovação e abertura no discurso das práticas pedagógicas
Resumo: Os valores de liberdade, inovação e abertura de métodos e técnicas de ensino e de aprendizagem são quase clichés nos discursos sobre a educação nos dias atuais, independente do espaço em que ela se dá. Em que medida, entretanto, essas variações atingem realmente a estrutura profunda e fundamental das práticas didático-pedagógicas? Ded
Avaliação (Campinas). Publicado em: 2016-07
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16. Percepção de adultos mais velhos quanto à participação em programa de exercício físico com exergames: estudo qualitativo
Resumo Os exergames, videogames ativos, necessitam do movimento corporal e vêm sendo utilizados como alternativa para aumentar o nível de atividade física de pessoas de diferentes faixas etárias. Este estudo qualitativo investigou a percepção de adultos mais velhos quanto à prática de exergames. O grupo focal (GF) foi conduzido após 12 semanas da re
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2016-04
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17. Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar a ludicidade de jogos em saúde
Resumo OBJETIVO Elaborar e validar um instrumento para a avaliação da ludicidade de jogos em contextos educativos da saúde. MÉTODO Pesquisa metodológica, exploratória e descritiva, desenvolvida em duas etapas: 1. aplicação de questionário aberto a 50 graduandos, com análise de conteúdo das respostas e cálculo do coeficiente Kappa para fechament
Rev. esc. enferm. USP. Publicado em: 2015-12
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18. O Papel Pedagógico das Artes e das Mídias Digitais na Prática do Currículo de Matemática de Ontário
Resumo Eu tenho investigado interfaces entre as artes e as mídias digitais em educação matemática, conceituando a noção denominada performance matemática digital (PMD). Neste artigo, discuto conexões entre (a) conteúdos e processos que compõem o Currículo de Matemática de Ontário (Canadá) e (b) PMD produzidas por estudantes. Baseados na anális
Bolema. Publicado em: 2015-12
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19. trabalhando Futsal na escola atraves da ludicidade
A curiosidade deste tema surgiu a partir de experiências vividas na prática de ensino supervisionado, onde as aulas de futsal eram apresentadas sem cunho pedagógico. O objetivo é mostrar nesta pesquisa o futsal como uma atividade lúdica e prazerosa, sem a preocupação da técnica, mas respeitando cada faixa etária e o processo de ensino aprendizagem.
Publicado em: 26/09/2015
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20. Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf
Este artigo busca relacionar os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf, iniciativa educacional concebida por Rudolf Steiner, orientada epistemológica e didático-metodologicamente para a formação multidimensional do educando, com o conceito de ludicidade desenvolvido por Cipriano Luckesi: um estado interno do sujeito que age e/ou vivencia uma ativ
Educ. rev.. Publicado em: 2015-06
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21. O lúdico como estratégia no cuidado à criança com câncer
OBJETIVOS: Compreender a influência do lúdico para o processo de cuidar, na percepção de crianças com câncer. MÉTODO: Estudo qualitativo, exploratório descritivo, realizado em um setor de oncopediatria em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Os dados foram coletados entre os meses de outubro de 2013 e janeiro de 2014, por meio de registros fotográfi
Rev. Gaúcha Enferm.. Publicado em: 2015-06
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22. BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados
Diante dos desafi os à formação crítica de profi ssionais de saúde, este artigo questiona se os jogos BANFISA e (IN)DICA-SUS potencializam a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia na graduação em saúde. Objetivos: analisar os aprendizados construídos durante as partidas dos jogos pelos estudantes da disciplina Gestão de Políticas Públic
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2015-02
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23. Palhaços de hospital como estratégia de amenização da experiência de hospitalização infantil
A hospitalização pediátrica pode representar um acontecimento marcante para a criança e sua família, dado o desenraizamento de seus contextos e rotinas, e a imersão num ambiente estranho e ameaçador. Buscando minimizar o impacto dessa experiência, várias abordagens lúdicas têm surgido em pediatria, nomeadamente a intervenção de palhaços. Assumi
Psico-USF. Publicado em: 2014-12
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24. Escola de tempo integral e ludicidade: os pontos de vista de alunos do 1º ano do ensino fundamental
Trata-se de um estudo relacionado à ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos no Brasil e à implantação da educação integral no município de Presidente Prudente (SP), que recebeu o nome de programa Cidadescola e seguiu as diretrizes e orientações propostas pelo Ministério da Educação, entre as quais, a recomendação de valorizar o
Rev. Bras. Estud. Pedagog.. Publicado em: 2014-08