Ludicidade
Mostrando 1-12 de 135 artigos, teses e dissertações.
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1. Aspectos Lúdicos na Alfabetização Estatística: uma revisão sistemática de literatura
Resumo O momento da alfabetização pressupõe integrar os processos de ensino à realidade do sujeito, sendo incluso neste aspecto a ludicidade. Conhecer o potencial e as lacunas das pesquisas sobre a ludicidade e alfabetização estatística, possibilita fundamentar e evoluir as pesquisas nessa área. Assim, este estudo esboça um panorama do cenário naci
Bolema: Boletim de Educação Matemática. Publicado em: 2022
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2. A Pragmatic Way to Open Management Research and Education: Playfulness, Ambiguity, and Deterritorialization
Resumo O movimento da ciência aberta alcançou a pesquisa e a educação em gestão. Em todo o mundo, os acadêmicos de gestão discutem, pesquisam e avaliam formas de tornar as suas práticas de trabalho menos “fechadas” e mais “abertas”. Entretanto, de que forma, exatamente, essas novas práticas de trabalho mudam o conhecimento e o ensino em gest
Organizações & Sociedade. Publicado em: 2022
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3. Jogabilidade, aprendizados e emoções no jogo Violetas: cinema & ação no enfrentamento da violência contra a mulher
Resumo O jogo de tabuleiro Violetas: cinema & ação no enfrentamento da violência contra a mulher, forjado a partir da priorização das características libertárias do lúdico, ambienta lutas para a conquista da cidadania. O objetivo do artigo foi analisar a jogabilidade do Violetas quanto ao entendimento das regras, ao envolvimento das(os) jogadoras(es)
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2021-08
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4. PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O INÍCIO DE UM CONSENSO
RESUMO O debate sobre métodos de ensino no campo da Educação Física escolar ainda é escasso na literatura brasileira. Aliado a isso, as poucas produções existentes estão diluídas em diferentes matrizes teóricas, dificultando as discussões sobre o tema. Por consequência, a falta de consenso é uma das principais problemáticas envolvendo o ensino.
J. Phys. Educ.. Publicado em: 20/12/2019
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5. The Narratives of an Indigenous Cree, a Brazilian, and a Canadian about Vulnerability, Privilege, and Responsibility in Anti-Racist Teacher Education
RESUMO Neste artigo, as autoras têm o objetivo de expor uma experiência vivida e a composição de sentidos construída por elas, ao participarem de uma simulação da história do contato entre europeus e povos indígenas no país hoje chamado de Canadá e investigarem suas histórias dentro do espaço tridimensional da pesquisa narrativa. Considerando a
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 25/11/2019
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6. Ludicidade: compreensões conceituais de pós-graduandos em educação
Resumo A ludicidade, presente no vocabulário corriqueiro de muitas pessoas, é compreendida simplesmente como sinônimo de jogo, mormente ligada ao universo infantil. Após aceder à literatura, ao estudo e discussão concernente à essa temática, podem emergir significações de viés acadêmico. O artigo apresenta respostas à questão norteadora: quais
Educ. Pesqui.. Publicado em: 14/10/2019
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7. A leitura da capa do livro Brincando de inventar na perspectiva da gramática do design visual
RESUMO Este trabalho visa analisar, à luz da Gramática do Design Visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996), a organização e a composição imagética da capa do livro de literatura infantil Brincando de inventar. O livro selecionado compõe a coleção Paic, prosa e poesia, que é distribuída em todas as escolas do ensino fundamental da rede públi
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 04/07/2019
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8. O Uso da Estratégia Gameficação na Educação Médica
RESUMO Introdução O ensino por meio de metodologia ativa vem ganhando cada vez mais destaque no cenário da educação médica, complementando, ou mesmo substituindo, o método de ensino tradicional. Diante disso, o sistema de gameficação, bem aceito por estudantes, inova, uma vez que o aprendizado se torna lúdico e participativo, contribuindo para a
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 2019-03
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9. O jogo no ensino de química e a mobilização da atenção e da emoção na apropriação do conteúdo científico: aportes da psicologia histórico-cultural
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa empírica de cunho qualitativo que mostra algumas possibilidades do jogo didático para mobilizar a atenção e a emoção dos estudantes em aulas de química no ensino superior. Seu referencial teórico-metodológico é a psicologia histórico-cultural. Como resultado, a pesquisa mostra que o jogo permite que os
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 2017-06
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10. O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos
Resumo O artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito de uma iniciativa governamental destinada a melhorar os níveis de literacia nas séries iniciais do ensino fundamental em Portugal. A investigadora estudou as representações dos alunos sobre essa experiência por meio da realização de entrevistas em grupo. Este artigo analisa os dados re
Educ. Pesqui.. Publicado em: 23/02/2017
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11. A RELAÇÃO DOS ALUNOS COM OS SABERES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RESUMO A pesquisa objetiva compreender a relação que os alunos estabelecem com os saberes aprendidos na Educação Física escolar e suas implicações para a constituição da especificidade desse componente curricular. Do tipo narrativa, define como colaboradores alunos do 6º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola da Prefeitura Municipal de Vit�
J. Phys. Educ.. Publicado em: 02/02/2017
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12. Refletindo sobre a língua escrita e sobre sua notação no final da educação infantil
Resumo: Acreditando que as crianças das camadas populares têm direito de vivenciar situações nas quais possam, na escola, refletir sobre textos de diferentes gêneros escritos, principalmente os literários, e sobre os princípios do sistema de escrita alfabética, objetiva-se discutir o ensino e a aprendizagem da linguagem escrita envolvendo meninos e m
Rev. Bras. Estud. Pedagog.. Publicado em: 2016-12