Literatura Francesa Historia E Critica
Mostrando 25-36 de 39 artigos, teses e dissertações.
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25. Um estudo de Roberto Zucco, peça teatral de Bernard-Marie Koltès
O objeto de estudo desta dissertação de mestrado é Roberto Zucco (1988), peça teatral de Bernard-Marie Koltès (1948-1989), dramaturgo francês contemporâneo. A estrutura do trabalho divide-se em quatro capítulos. No primeiro, um olhar sobre o percurso do dramaturgo na vida e no teatro. O segundo capítulo propõe uma aproximação entre o personagem R
Publicado em: 2009
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26. Piedade, sadismo, sedução : a libertação do corpo mistificado : (um estudo sobre A Religiosa, de Diderot) / Pity, sadism, seduction : the mystified body s liberation : ( a study on Diderot s The Nun)
Este trabalho é um estudo sobre algumas das temáticas de La Religieuse (A Religiosa), de Diderot, baseado numa abordagem pictórica. Conceitos como o de anamorfose e o de naïveté na pintura, presentes na arte do século XVIII são usados nessa abordagem. A trajetória de Suzanne Simonin, protagonista do romance, expõe histeria, homossexualidade, melacol
Publicado em: 2009
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27. A auto-ajuda como interdiscursividade em O alquimista de Paulo Coelho
Esta pesquisa, intitulada A Autoajuda como Interdiscursividade em O Alquimista de Paulo Coelho, tem por objetivo estabelecer de que forma o discurso de autoajuda atravessa interdiscursivamente o corpus em análise, caracterizando-se como valor estético de construção do discurso literário. Para desenvolver tal análise, balizamos nossas leituras nos conce
Publicado em: 2009
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28. Sobre o romance lusófono, a permanência criativa de Eça de Queirós : relações transliterárias entre Eça de Queirós e cinco romancistas contemporâneos
Segmentada em duas partes, a tese trata das relações transliterárias entre a obra e a vida de Eça de Queirós e o romance lusófono contemporâneo. Cinco foram os romances de temática queirosiana abordados: As batalhas do Caia, de Mário Cláudio; Nação crioula, de José Eduardo Agualusa; A visão de Túndulo por Eça de Queirós, de Miguel Real; A be
Publicado em: 2008
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29. O cosmopolitismo e a insensatez (1860-1882): a loucura como conformidade cultural no Rio de Janeiro de Machado de Assis.
Essa dissertação discute porque e como Machado de Assis, em O Alienista, registra uma certa proximidade cultural da corte carioca com a França e com a Inglaterra, entre 1881 e 1882. Para isso, consideramos, em nosso estudo, que alguns recursos narrativos, trabalhados nesse conto, são desenvolvidos nas circunstâncias socioculturais vivenciadas pelo autor
Publicado em: 2008
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30. Christine de Pizan, a resistance in apprenticeship of resination moral / Christine de Pizan: uma resistência na aprendizagem da moral da resignação
O trabalho aborda a figura da mulher medieval, principalmente a partir do olhar da autora Christine de Pizan. No primeiro capítulo, A tradição na qual insere-se a obra de Christine de Pizan, é feita uma recuperação dos textos exempla e specula, tratados de educação, porque acreditamos que esse gênero literário serviu de modelo para os textos da aut
Publicado em: 2008
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31. Réception de Jean-Paul Sartre au Brésil : dans la Revue Anhembi
Esta dissertação tem por objetivo analisar a recepção da obra de Jean-Paul Sartre na revista Anhembi. Inicia-se com um apanhado geral do percurso intelectual, literário e político deste escritor, pois isto permite, de um lado, a construção de uma idéia precisa das diversas influências que compuseram seu pensamento e, por outro, estabelecer uma base
Publicado em: 2007
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32. Tempos sombrios, ecos de liberdade a palavra de Jean-Paul Sartre sob as imagens de Fernando Peixoto : no palco, Mortos sem sepultura (Brasil, 1977)
O escopo desta pesquisa é um estudo sobre o espetáculo teatral Mortos sem Sepultura (1946), de Jean-Paul Sartre, encenado no Brasil em 1977, sob a direção de Fernando Peixoto. Na descrição do objeto, de início destaca-se sua organização, situada em duas temporalidades distintas: França dos anos de 1940 no contexto da Invasão Alemã e Resistência
Publicado em: 2007
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33. Muito além de "apenas um rapaz latino-americano vindo do interior": investimentos interdiscursivos das canções de Belchior
Neste trabalho, investigamos de que modo textos das práticas discursivas literária e literomusical entrecruzam-se nas canções de Belchior, isto é, de que forma esses discursos outros são mostrados (ou escondidos) e ressignificados pelo compositor cearense. Para analisar como Belchior dialoga com essa tradição (autores clássicos da literatura, a cult
Publicado em: 2007
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34. L'homme de l'art au XVI siècle : la médecine dans l'oeuvre au noir de Marguerite Yourcenar
O objetivo desta dissertação é estudar a medicina, conhecida durante muito tempo como a arte de curar, tomando como ponto de partida A Obra em Negro, romance de Marguerite Yourcenar e seu protagonista, Zênon, um médico da cidade de Bruges do século XVI. Começo apresentando algumas informações relativas à vida e à obra de Marguerite Yourcenar; atra
Publicado em: 2007
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35. A presença da identidade lingüística do Brasil(eiro) no discurso literário do século XIX
Esta Tese está centrada na área da Análise do Discurso francesa (AD) e na linha de pesquisa História e Descrição da Língua Portuguesa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem por tema a Identidade Lingüística do povo brasileiro inscrita no discurso literário do século XIX,
Publicado em: 2006
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36. Jules Michelet e a historia que ressuscita e da vida aos homens : uma leitura da emergencia do ?povo? no cenario historiografico frances da primeira metade do seculo XIX
Para Jules Michelet, alguns literatos, como Honoré de Balzac, Eugène Sue e George Sand, caracterizam o ?povo? de forma degradante, diferindo de uma literatura anterior, de fins do século XVIII e início do XIX, que devia se afirmar como veículo de instrução moral ou de ?pedagogia? do cidadão. Nesse sentido, busco recuperar o propósito do historiador
Publicado em: 2005