Literatura Francesa Historia E Critica
Mostrando 13-24 de 39 artigos, teses e dissertações.
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13. Modernismo hispano-americano : trajetória e o "retorno das caravelas"
Esta dissertação visa analisar por que o Modernismo espanhol nasceu na América hispânica, as dificuldades que teve para superar um modelo de frases feitas, temas repetitivos e imagens desgastadas, bem como as influências que seus poetas receberam dos românticos, parnasianos e simbolistas; e, mesmo rompendo esses clichês verbais provindos da metrópole
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/03/2010
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14. A míngua e o excesso: Mário de Sá-Carneiro, Arthur Rimbaud e o complexo de Ícaro
A tese se propõe como um estudo comparativo das obras do escritor português Mário de Sá-Carneiro e do francês Arthur Rimbaud. A partir do que se apresenta como o complexo de Ícaro, cuja referência inicial se busca na mitologia grega, procuro colocar em diálogo as duas poéticas, na tentativa de fazer com que elas se iluminem reciprocamente. Tendo com
Publicado em: 2010
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15. A matemática em Georges Perec e Jorge Luis Borges: um estudo comparativo
Esta tese propõe o estudo das relações entre matemática e literatura nas obras de Georges Perec e Jorge Luis Borges. O objetivo deste trabalho é, inicialmente, defender a ideia de que Borges é um plagiário por antecipação do Oulipo e que, segundo as teorias oulipianas, ele é um escritor potencial. Num segundo momento, procura-se demonstrar que quan
Publicado em: 2010
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16. Livre D Isaac Abbé de Syrie (Cód. Lat. 14891 da BNF): edição e glossário
Este trabalho consiste em uma edição semidiplomática, acompanhada de glossário, da obra Livre dIsaac, presente no cód. 14891 da Bibliothèque Nationale de France. O presente trabalho está dividido basicamente em cinco seções: na introdução justifica-se a importância da edição da obra em questão; no capítulo 1 são apresentados dados sobre a vi
Publicado em: 2010
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17. "Essa obscura claridade que tomba das estrelas" = Cette obscure clarté qui tombe des étoiles: a mistura de paixões em Le Cid, de Pierre Corneille
Esse trabalho tem como objetivo analisar os aspectos cômicos e trágicos da obra Le Cid, de Pierre Corneille, bem como apontar, nesse texto, a presença de paixões de caráter antagônico em paralelo como uma concepção de tragédia da antiguidade clássica grega. Propõe-se, como definição para o trágico, assim como para a sua forma artística por exc
Publicado em: 2010
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18. Sintonias entre as artes: a figura do fauno da Antiguidade para a Modernidade em L Après-midi d un faune, via Mallarmé, Manet e Nijinsky
Esta dissertação possui duplo intento. Por um lado, ambiciona tocar o complexo universo poético de Stéphane Mallarmé por uma de suas mais refinadas composições, porém menos estudadas pela crítica contemporânea brasileira: L Après-midi d un faune (1876). Por outro lado, visa discutir as inter-relações (ou sintonias ) que podem ser percebidas entr
Publicado em: 2010
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19. Francis Ponge: a poética do "mundo mudo" e o diálogo com as artes: a poética do "mundo mudo" e o diálogo com as artes
Essa dissertação realiza uma leitura crítico-analítica do livro Le Parti Pris des Choses (O Partido das Coisas), publicado em 1942 pelo poeta Francis Ponge, tendo por objetivo pesquisar como o autor explora, através de sua escrita, as relações entre as palavras e as coisas. Em nosso trabalho, observamos como estas relações acompanham as elucubraçõ
Publicado em: 2010
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20. Sou do país superior : utopia e alegoria na libertina Terra Austral conhecida (1876), de Gabriel de Foigny : tradução e estudo
Analisar e traduzir La Terre Australe connue são os objetivos desta tese de doutorado. Segundo "G. de F", narrador do prefácio, La Terre Australe connue é a tradução do relato da viagem de Nicolas Sadeur ao último continente ainda desconhecido no século XVII, chamado nos mapas da época de terra australis incógnita, um lugar aprazível, habitado e to
Publicado em: 2010
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21. Lucrécia Borgia : drama no oceano de Victor Hugo
Esta dissertação apresenta um estudo descritivo e crítico do drama histórico Lucrécia Borgia, de Victor Hugo, à luz de teorias desenvolvidas por Anne Ubersfeld, Patrice Pavis, Constantin Stanislavski, Grotowski, Pierre Albouy, Jurij Alschitz. Escrita sob a perspectiva do ator, a dissertação objetiva evidenciar que, a partir da leitura do texto dramá
Publicado em: 2009
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22. A gratuidade do mundo e a maleabilidade do gênero literário em "O Estrangeiro", de Alberto Camus
Este estudo tem como proposta de trabalho a análise da obra "O Estrangeiro", publicada em 1942 e escrita por Albert Camus, e procurará verificar de que maneira o entrecruzamento de gêneros textuais - suplementação do romance pelos gêneros diário íntimo, prosa poética e ensaio filosófico - contribui para que o absurdo, tal como foi teorizado pelo au
Publicado em: 2009
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23. Vozes compartilhadas : a poética intertextual de Enrique Vila-Matas
Este trabalho analisa as relações intertextuais na obra ficcional do escritor Enrique Vila-Matas, com especial atenção ao romance O mal de Montano. Trata-se de desdobrar em interpretação um tipo de ficção híbrida que ganha contornos expressivos na literatura da contemporaneidade, uma escritura que investe na mescla de gêneros e do discurso crítico
Publicado em: 2009
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24. Remémoration et histoire dans les "Mémoires D'Outre-Tombe" de F.-R. de Chateaubriand et leur traduction en portugais
Este trabalho tem como objetivo o estudo da obra Mémoires d'outre-tombe, de François-René de Chateaubriand. Procedemos, inicialmente, à tradução de uma parte da obra - seus cinco primeiros livros -, estando esta tradução precedida por uma síntese do período histórico que serve de pano de fundo às Mémoires e também pela gênese da escrita deste
Publicado em: 2009