Literatura Cinema Adaptacao
Mostrando 13-24 de 58 artigos, teses e dissertações.
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13. Os limites da narrativa de Um amor de Swann: questões de literatura e de sua adaptação para o cinema / Les limites du récit dUn amour de Swann: problèmes de littérature et de son adaptation pour le cinéma
Para esta pesquisa, propusemos comparar o livro, Un amour de Swann, de Marcel Proust, com o filme homônimo do diretor Volker Schlöndorff, que adapta o texto proustiano para o cinema. Verificamos se as referidas obras apresentam apenas o mesmo título, ou se elas compartilham características estruturais e artísticas comuns, para além do nível narrativo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/05/2011
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14. Cão sem dono: focalização e construção da Personagem na adaptação fílmica do romance Até o dia em que o cão morreu
A narratologia tem se mostrado um fecundo campo de estudo na reflexão da linguagem audiovisual. Isto porque, desde a sua origem, o cinema foi incumbido de exercer o papel de ser uma nova expressão artística capaz de contar histórias. Esta sua tendência adquire diferentes feições tendo em vista o contexto de produção e as diversas formas de articula�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/04/2011
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15. THE WAYS OF THE AUTHOR?: THE PLOT OF AUTHORSHIP BETWEEN CINEMA AND CONTEMPORARY BRAZILIAN LITERATURE / POR ONDE ANDA O AUTOR?: A TRAMA DA AUTORIA ENTRE O CINEMA E ALITERATURA BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS
A dissertação pretende percorrer os caminhos de escritores e cineastas contemporâneos por um cenário de crescente diluição de fronteiras entre os meios artísticos e midiáticos. O atual contexto de intensa permeabilidade e mobilidade entre as linguagens audiovisual e escrita, e a continua penetração de mecanismos do mercado na interação entre os d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
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16. Branca de Neve multimídia: a personagem na literatura, no cinema e nos quadrinhos
Objetivando estudar a categoria personagem e sua manifestação em três diferentes mídias, este trabalho analisa Branca de Neve e sua construção na literatura, no cinema, e nas histórias em quadrinhos. O corpus utilizado foi o conto Branca de Neve e os sete anões, assinado pelos irmãos Wilhelm e Jacob Grimm; a animação de 1937, produzida pelos estú
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2011
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17. "Um apólogo - Machado de Assis": do escritor singular ao brasileiro exemplar
O artigo trata do processo de construção da figura de Machado de Assis na década de 1930, focalizando a primeira adaptação de uma obra sua para o cinema - "Um apólogo - Machado de Assis", baseado no conto "Um apólogo", produzido em 1939 pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), com direção de Humberto Mauro e participações de Lúcia Migu
Machado Assis Linha. Publicado em: 2011-12
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18. Tramas, teias e jogos dramáticos em Edward Albee, Patrick Marber e Mike Nichols
O presente trabalho explora a questão da interdisciplinaridade e da transposição de obras literárias para o cinema. Focalizando a adaptação de textos dramáticos ao cinema, o estudo propõe em um primeiro momento uma investigação teórica sobre gênero ficcional mimético; drama, a partir da perspectiva do jogo dramático como elemento construtor do
Publicado em: 2011
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19. A transposição da aridez em Vidas Secas: do livro ao filme
O processo de adaptação permite a aproximação de duas artes distintas, a literatura e o cinema, possibilitando, assim, a verificação do sistema de permuta existente entre elas. Pensando em tal afirmativa, este trabalho é um estudo sobre o romance Vidas secas (1938), de Graciliano Ramos, e sua adaptação homônima para o cinema (1963), realizada por N
Publicado em: 2011
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20. Passado a limpo : a caracterização do protagonista e a representação da história em " O sobrado", de Erico Verissimo, e "Netto perde sua alma", de Tabajara Ruas, e em suas adaptações cinematográficas
The first part of this study analyzes, using a comparative approach, "O Sobrado", a chapter from the historical novel from the State of Rio Grande do Sul entitled O Continente (1949), itself part of the trilogy O tempo e o vento, and its film adaptation, O Sobrado (1956), aiming at establishing relations between the characterization of the main character, Li
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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21. Análise da construção de personagens de personagens femininos na transmutação do romance La casa de los espíritus para o cinema. / Análisis de la construcción de personajes personajes las mujeres en la transmutación de la novela La casa de los spíritus para el cine.
A escritora chilena Isabel Allende é conhecida por suas contagiantes histórias onde o universo feminino, como a política são explorados e apresentados sob diversos pontos de vista. Esta abordagem de Allende se dá por sua proximidade com mulheres de temperamento e atitudes marcantes e pelo envolvimento de familiares seus na vida pública. Por isso, o pre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2010
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22. Luzes vagas de estrelas: tempo e poesia em um filme de Visconti
Em 1965, Luchino Visconti filmou Vaghe Stelle dell'Orsa. No título, a referência direta ao incipit do poema "Le ricordanze", de Giacomo Leopardi, propõe um desafio aos estudiosos da relação cinema-literatura: se são abundantes, na história da sétima arte, adaptações de romances, contos, peças de teatro e óperas, como pensar a gênese de um filme
Alea : Estudos Neolatinos. Publicado em: 2010-12
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23. Um olhar sobre as relações entre literatura e cinema: a adaptação de Lisbela e o Prisioneiro
This work aims to perform a comparative study between literature and cinema, trying to think on the process of transposition from literature into the language of the cinema. As corpus of this research, we have chosen the theatrical literary text Lisbela e o Prisioneiro by Osman Lins, written in 1961, and the homonymous film. The movie was directed by Guel Ar
Publicado em: 2010
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24. Caio Fernando Abreu e o cinema : o processo de adaptação de Morangos Mofados
A pesquisa se concentra no processo de adaptação de contos de Caio Fernando Abreu para o roteiro de um filme de longa-metragem. Tendo como objetivo a elaboração de um roteiro a partir do livro Morangos mofados (ABREU, 1982), a tese segue uma metodologia elaborada em seu percurso: a abordagem da obra do autor sob o ponto de vista cinematográfico, o exame
Publicado em: 2010