Literatura Cinema Adaptacao
Mostrando 1-12 de 58 artigos, teses e dissertações.
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1. Deslocamentos e identidades no gótico australiano: o caso de Picnic at Hanging Rock e Piquenique na Montanha Misteriosa
Resumo O romance Picnic at Hanging Rock, de Joan Lindsay (1967), e sua adaptação cinematográfica homônima dirigida por Peter Weir (1975), comercializada no Brasil como Piquenique na Montanha Misteriosa, têm intrigado leitores e espectadores há mais de quatro décadas. Ambientadas na Austrália rural de 1900, as narrativas ilustram o gênero gótico aus
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-04
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2. As espirais dos arquivos: Lento retorno e as paisagens de um filme sem telas1
Resumo O artigo apresenta, descreve e analisa o roteiro do filme Lento retorno, de Wim Wenders, que foi escrito em 1982 e nunca foi filmado. A obra é a adaptação homônima de uma tetralogia escrita por Peter Handke e representa uma guinada numa estética das paisagens, tanto na obra daquele cineasta alemão como na do escritor austríaco. Do roteiro, reti
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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3. Das letras às telas: a tradução intersemiótica de ensaio sobre a cegueira
Este estudo crítico apresenta uma leitura comparada entre o romance Ensaio sobre a cegueira (1995), do escritor português José Saramago, e sua adaptação cinematográfica,Blindness (2008), dirigida pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles. A narrativa de Saramago, tomada como ponto de partida, é analisada à luz das categorias de imagens estabelecidas por Northrop Frye: demoníacas, apocalípticas e analógicas. Em seguida, considerando-se que a literatura e o cinema, apesar de traços comuns, são sistemas semióticos distintos, verifica-se o tratamento que as imagens do livro receberam em sua adaptação cinematográfica, observando aproximações e contrastes existentes entre a narrativa e o filme.
Autor(es): Sotta, Cleomar Pinheiro
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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4. Zur Beziehung zwischen Literatur und Recht in der deutschsprachigen Gegenwartsliteratur
A contribuição visa a investigar a relação entre os discursos do direito e da literatura na literatura contemporânea de língua alemã. Baseado na longa tradição dos Dichterjuristen (advogados-escritores) como Goethe, Kleist e Kafka, pretende-se discutir as atuais tendências no estudo de tais relações. Começa-se com reflexões teóricas sobre law
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2014-06
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5. Chandler no Cinema Noir: algumas reflexões sobre "A simples arte de matar"
O artigo trata da adaptação de novelas de Raymond Chandler para o cinema e de suas incursões como roteirista de filmes; na última parte, tendo por referência o ensaio de Chandler intitulado "A simples arte de matar", o autor reconsidera o apelo do crime e do mistério nas representações sociais presentes na estética "noir", que influencia ainda hoje
Sociologias. Publicado em: 2013-12
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6. Um ser tão misturado: estudo sobre o filme Sagarana, o Duelo / A being so mixed: study of the movie Sagarana, o Duelo
A dissertação objetiva aprofundar os estudos sobre o filme Sagarana, o Duelo, do cineasta mineiro Paulo Thiago, por meio de aproximações e rupturas com a matriz literária, o conto Duelo, do livro Sagarana, contribuindo para a reflexão da obra de Guimarães Rosa em outras linguagens. Preterindo a concepção de fidelidade da adaptação, a pesquisa most
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/05/2012
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7. The Butcher Boy, de Patrick McCabe: no palco e na tela / The Butcher Boy, by Patrick McCabe: on stage and on screen
Essa pesquisa é a respeito das transposições do romance The butcher boy (1992), de Patrick McCabe, para a peça Frank Pig says hello (1992), por Patrick McCabe, e, para o filme The butcher boy (1997) adaptado e dirigido por Neil Jordan. O objetivo é analisar como o romance aparece no palco e na tela, ou seja, quais técnicas são usadas nas duas represen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/03/2012
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8. O Decamerão de Jorge Furtado: adaptação e comédia na TV / O Decamerão de Jorge Furtado: adaptação e comédia na TV
Esta dissertação abrange as áreas de Ficção televisiva, Literatura e Produção de sentido, e tem o intuito de realizar um processo de análise e interpretação discursiva da adaptação audiovisual do livro Decamerão, de Giovanni Boccaccio, veiculada em 2009, pela Rede Globo. A microssérie Decamerão: a comédia do sexo é um projeto do diretor Jorg
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
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9. Capitu no cinema: do roteiro ao texto fílmico
A literatura e o cinema, embora possuam linguagens diferentes, visto que enquanto este se utiliza predominantemente de uma linguagem audiovisual aquela faz uso de uma linguagem verbal, ambos apresentam um traço característico que consiste na possibilidade de narrar um enredo ficcional. Esse traço é um dos responsáveis pela relação existente entre essa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/03/2012
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10. Da película à narrativa : reflexos do cinema na obra de Caio Fernando Abreu
Este trabalho tem como objetivo analisar os reflexos do cinema como elementos pertencentes ao texto e constituintes do processo criativo na obra de Caio Fernando Abreu. Para demonstrar as afinidades da narrativa do autor com a linguagem fílmica, duas análises são aprofundadas. A primeira delas, a partir do conto ¿Aqueles dois¿, do livro Morangos mofados
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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11. A TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DO LIVRO CIDADE DE DEUS PARA O CINEMA: o testemunho da violência / Intersemiotic translation BOOK CITY OF GOD FOR CINEMA: witness violence
A presente pesquisa objetiva analisar a relação entre a tradução intersemiótica do livro Cidade de Deus, de Paulo Lins, e da adaptação cinematográfica homônima, por Fernando Meirelles. Foram observadas as estratégias utilizadas por Meirelles a fim de traduzir o livro Cidade de Deus, de Lins, para o cinema, aliada a uma descrição sobre a obra lite
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/05/2011
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12. Os limites da narrativa de Um amor de Swann: questões de literatura e de sua adaptação para o cinema / Les limites du récit dUn amour de Swann: problèmes de littérature et de son adaptation pour le cinéma
Para esta pesquisa, propusemos comparar o livro, Un amour de Swann, de Marcel Proust, com o filme homônimo do diretor Volker Schlöndorff, que adapta o texto proustiano para o cinema. Verificamos se as referidas obras apresentam apenas o mesmo título, ou se elas compartilham características estruturais e artísticas comuns, para além do nível narrativo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/05/2011