Linguagem Cinematografica
Mostrando 25-36 de 133 artigos, teses e dissertações.
-
25. O percurso do olhar pelo labirinto: os desafios do leitor contemporâneo / The course of the look through the labyrinth: the challenges of the contemporary reader
A presente dissertação visa estudar os processos imbricados no percurso da atividade leitora diante da tessitura das produções artísticas contemporâneas. Para isso, primeiramente apresentaremos aspectos históricos e sociais relacionados às transformações ocorridas no mundo da linguagem e seus suportes, a fim de que possamos conceber a leitura como
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/10/2011
-
26. O cinema pseudoamador como expressão da cultura da mobilidade
Esta pesquisa analisa o cinema pseudoamador como expressão da cultura da mobilidade a partir de uma abordagem semiótica, mapeando signos e suas relações nas enunciações dos filmes [REC], Cloverfield e Paranormal Activity. Os filmes são decodificados e recodificados para determinar semelhanças discursivas de significação nos planos de expressão e c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
-
27. Salas/celas, sinas e cenas: o cinema no contexto prisional
O cinema traz em si a potencialidade de levar o público a ter contato com diferentes culturas e modos de ser e estar no mundo. Neste sentido, a função educativa da sétima arte é inquestionável, sendo um fio condutor da presente pesquisa realizada no contexto educacional de uma unidade prisional de uma cidade de Minas Gerais. Tomando o conceito de media
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
-
28. Dimensões argumentativas do discurso fílmico: projeções retóricas na tela do cinema
Cette recherche a pour objectif la réflexion à propos des concepts de l.Analyse du Discours et de l Analyse Argumentative et leur adéquation au cinéma, dans ce que nous classifions comme des films narratifs de fiction. Selon la perspective proposée ici, le cinéma apporte un type de discours: le discours filmique. Il présente comme différentiel le fai
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2011
-
29. O jogo digital: a linguagem computacional e a linguagem cinematográfica na criação e construção dos jogos
O objetivo desta dissertação é estabelecer aproximações e distanciamentos entre a linguagem do cinema e a linguagem dos jogos digitais. Para tal, primeiro, estudou-se sobre o desenvolvimento histórico da linguagem computacional, base de todos os sistemas informativos digitais. Para o estudo da linguagem do cinema e do jogo, realizou-se uma pesquisa com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2011
-
30. LEFT OF THE FATHER: FAMILY, NO REPRESENTATION AND SEXUALITY MOVIE LAVOURARCAICA / À ESQUERDA DO PAI: FAMÍLIA, REPRESENTAÇÃO E SEXUALIDADE NO FILME LAVOURARCAICA
André sai de casa para fugir da repressão paterna, mas, convencido por seu irmão mais velho Pedro, volta ao lar, trazendo toda a sua crítica contra aquela estrutura familiar posta. É a partir dessa inversão da parábola do Filho Pródigo que Luiz Fernando Carvalho realiza seu filme LavourArcaica, baseado no romance homônimo de Raduan Nassar. Ao tomar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/04/2011
-
31. Redes interdiscursivas e convergência de mídias: uma análise de Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
Com a vasta disseminação das mídias digitais à sociedade, comprovada pela expansão do mercado de jogos eletrônicos e a crescente inclusão digital propiciada pelo avanço da Web 2.0 e a telefonia móvel, a expressão audiovisual se transforma de forma significativa, sendo que seus efeitos são notados principalmente na estrutura de diversos filmes, com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
-
32. Guillermo Arriaga, um autor midiático: as fronteiras entre cinema e literatura na pós-modernidade / Guillermo Arriaga, a mediatic author: the boundaries between cinema and literature in postmodernity
A pós-modernidade é marcada pela dissolução de fronteiras, sejam elas espaciais, culturais, sociais ou artísticas. No campo da arte, percebe-se uma significativa influência mútua entre cinema e literatura, na medida em que as estéticas, os estilos e os recursos são transitáveis entre essas duas artes, a ponto de alguns romances possuírem caracter�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
-
33. Interculturalidade e o papel da escola na atualidade: reflexões a partir do filme Entre os muros da escola
Considerando a importância que questões como a diversidade cultural e a identidade têm apresentado para a reflexão sobre o papel da escola nos dias atuais, procuramos, neste texto, desenvolver algumas ideias referentes a esta problemática com base nos elementos trazidos por Laurent Cantet no filme Entre os muros da escola. A opção por discutir a quest
Pro-Posições. Publicado em: 2011-12
-
34. Um arlequim jamais terminado: teatro, juventude e direito à cultura na periferia francesa
Este artigo consiste numa análise do filme A esquiva (França, 2003), de Abdellatif Kechiche, que narra como estudantes da periferia montam uma peça de teatro. O foco repousa sobre o modo de vida e a linguagem desses adolescentes, tendo como pano de fundo a problemática do direito à cultura. Para essa abordagem, foi feita uma pesquisa qualitativa, de nat
Revista Katálysis. Publicado em: 2011-12
-
35. Cinema de personagem : a construção de personagem no cinema de Woody Allen
Esta monografia tem por objetivo perceber como o personagem é construído na narrativa cinematográfica enquanto ser de linguagem. Para isso, partiu-se de estudos narratológicos de teoria literária e de teoria do cinema, de modo a compreender como o cinema narra e discursa, bem como o papel da personagem na narrativa. A partir deste estudo, iniciou-se a a
Publicado em: 2011
-
36. Ninguém sabe onde fica o Haiti : uma abordagem cinematográfica
Esta monografia é composta de duas partes, uma em forma de texto, e outra em forma audiovisual em DVD. Em conjunto, elas abordam o Haiti contemporâneo que vive sob intervenção das tropas da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH, em sua sigla em francês). Trata-se de um registro de história oral de diversos segmentos do p
Publicado em: 2011