LEFT OF THE FATHER: FAMILY, NO REPRESENTATION AND SEXUALITY MOVIE LAVOURARCAICA / À ESQUERDA DO PAI: FAMÍLIA, REPRESENTAÇÃO E SEXUALIDADE NO FILME LAVOURARCAICA

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

08/04/2011

RESUMO

André sai de casa para fugir da repressão paterna, mas, convencido por seu irmão mais velho Pedro, volta ao lar, trazendo toda a sua crítica contra aquela estrutura familiar posta. É a partir dessa inversão da parábola do Filho Pródigo que Luiz Fernando Carvalho realiza seu filme LavourArcaica, baseado no romance homônimo de Raduan Nassar. Ao tomar essa obra cinematográfica como objeto de pesquisa, o trabalho reflete sobre as representações de papéis familiares expressos no discurso do narrador personagem André, dando especial atenção às problemáticas da família, da representação e da sexualidade, muito presentes tanto no livro quanto no filme. Para tanto, a pesquisa utiliza os pressupostos teóricos da desconstrução (de Jacques Derrida), da teoria dos atos de fala (de John L. Austin) e as perspectivas construcionistas de Hall quanto ao fenômeno da representação e de Foucault quanto às relações de poder no discurso. Dessa forma, assentada em todo esse manancial teórico, a investigação reflete sobre as suas três temáticas bases, abordando a família e a sua relação com o patriarcado, a representação e o seu papel constituinte na realidade e a sexualidade e suas interdições manifestas dentro do discurso. Assim, valendo-se de tal objeto de pesquisa, o trabalho analisa não apenas muitos dos valores que organizam a família e a sociedade, mas também demonstra como a linguagem, em sua dimensão ética, política e ideológica, atua como uma força que constrói sentidos e instaura relações de poder dentro de uma instituição familiar patriarcal que desenvolve, a partir da linguagem, hierarquias e papeis cabíveis a todos os seus membros, sejam pais e filhos, homens ou mulheres, abordando também, nesse ínterim, os universos criativos de Nassar e de Carvalho e as relações existentes entre suas obras, respectivamente, o livro Lavoura arcaica e o filme LavourArcaica, pois não se pode deixar de notar o relacionamento simbiótico que existe entre os dois, principalmente, quando se pensa que Carvalho utilizou a prosa nassariana quase como um guia para compor as suas imagens que revelam um cinema que não se esgota na idéia de uma transparência lingüística, mas que se expõe em sua opacidade discursiva ao mostrar o filme como um diário cinematográfico do personagem principal André. Um personagem que mostra toda a sua força iconoclasta contra uma ordem dominante e, assim, faz de sua tragédia um exemplo da eterna luta entre a tradição e a liberdade.

ASSUNTO(S)

sexualidade lavourarcaica cinema representação família linguistica sexuality representation family cinema lavourarcaica

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