Salas/celas, sinas e cenas: o cinema no contexto prisional

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/08/2011

RESUMO

O cinema traz em si a potencialidade de levar o público a ter contato com diferentes culturas e modos de ser e estar no mundo. Neste sentido, a função educativa da sétima arte é inquestionável, sendo um fio condutor da presente pesquisa realizada no contexto educacional de uma unidade prisional de uma cidade de Minas Gerais. Tomando o conceito de mediação em Vigotski, a investigação teve como objetivo compreender as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento desencadeadas pelo cinema como instrumento mediador da aprendizagem. A pesquisa foi realizada com dois grupos de alunos da escola de um presídio: alfabetização e ensino médio, com uma média de 15 alunos/internos por grupo. Foram organizadas vinte e duas sessões quinzenais com a exibição de filmes nacionais e estrangeiros, selecionados pelo critério de apresentação de inovações na linguagem cinematográfica, seja no roteiro, na fotografia e/ou em outro aspecto específico deste universo. Durante estas sessões, buscamos promover o debate a partir de temáticas desencadeadas pelos filmes, instigando o diálogo entre os internos. A metodologia da pesquisa-ação conduziu este estudo, pois atende ao propósito tanto de construção de dados quanto de intervenção no contexto da realidade, da concretude material dos sujeitos de pesquisa e, neste sentido, o pesquisador não é somente observador, mas participante. Buscamos também levar o cinema para o presídio como atividade cultural, considerando as especificidades do âmbito cinematográfico e a limitação de acesso a esta atividade imposta pelo confinamento. Os internos puderam ter contato com o cinema como arte, ferramenta e instrumento mediador que deu voz aos seus pensamentos e reflexões. Ao assistirem aos filmes, os participantes puderam entender de modo mais aprofundado e crítico o contexto social em que se encontram inseridos, ressignificando suas realidades e, ao mesmo tempo, desenvolvendo interessantes reflexões sobre a própria linguagem cinematográfica. Como um bem cultural que deveria ser amplamente disponibilizado a todos os sujeitos, este estudo aponta o cinema como possibilidade privilegiada no processo de humanização no contexto prisional.

ASSUNTO(S)

cinema mediação psicologia escolar contexto prisional psicologia psicologia aplicada mediation school psychology prison context

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