Klauss Vianna
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
-
1. A experiência dos trabalhadores com a dor crônica / The workers experience with chronic pain
As dores crônicas relacionadas ao trabalho (LER/DORT e lombalgias) atingem grande quantidade de trabalhadores do mercado formal e informal, causando dor, sofrimento emocional e limitação da capacidade para a execução de atividades sociais cotidianas, como as de trabalho e de lazer. Essa pesquisa qualitativa teve como objetivos: identificar e analisar a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
2. Música e ato / Musician and act
O presente trabalho é divido em três partes. A primeira é uma exposição crítica da formação do músico intérprete, forjada na metodologia do Conservatório pós-Revolução Francesa e estabelecida no Romantismo. Compara-se essa "mentalidade" à noção da "sociedade disciplinar", "sociedade dos corpos dóceis", desenvolvida por Michel Foucault (2007
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2012
-
3. Singing as th expression of anindividuality / Canto como expressão de uma individualidade
Este trabalho busca refletir sobre a questão da percepção corporal na formação do cantor e na construção da expressividade na prática do canto. Apoia-se na ideia de que cada corpo carrega sua história e que o canto se faz na materialidade da voz moldada pelos movimentos desse corpo. Procurando resgatar a conexão entre corpo e emoção/pensamento/se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/02/2012
-
4. Dançatar: uma autopoieses do feminino através da dança. / Dançatar: a female self-poiesis through dance.
This dissertation, an observation-based research, proposes a Female Self-poiesis trought Dance. This work results from studies and movement experiences carried out by the researcher with women groups. The motivation problem of this study is the need of female self-construction as an answer to the challenges and requests of contemporaneity. The hypothesis ass
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
-
5. Which is the body dances? : dance and somatic education for building a scenical body / Qual e o corpo que danca? : dança e educação somatica para a construção de um corpo cenico
The present work has as objective to deepen into the research of Klauss Vianna Technique as a corporal practice for constructing a scenic body by means of analyzing a personal process stemming from my experience as dancer, instructor and researcher of the movement. This thesis has four main axels: understanding Viannas principles and their unfolding on a c
Publicado em: 2010
-
6. Mulheres de Pedra : estudo das sensações de movimento presentes na obra da escultura francesa Camille Claudel / Women of Stone : study of senstions of moviment present in frech sculptress Camille Claudel s work
Esta pesquisa tem como foco central elaborar uma reflexão sobre o processo criativo em Dança nas possível interfaces entre as linguagens artísticas - Escultura e Dança - através da análise das relações de vizinhança presentes entre a obra da escultora Camille Claudel (França: 1864-1943) e a Dança Contemporânea. A exuberante presença de sensaç�
Publicado em: 2010
-
7. A técnica como dispositivo de controle do corpomídia / Technique as an Instrument of Bodymedia Control
Corporal technique has been defined by Western Common Sense as being a mechanical repetition that disciplines the body with a specific purpose in mind. This thesis proposes to destabilize traditional dichotomies of the theory-practice and mind-body type that have been responsible for the longevity of some ontological metaphors such as the body-recipient and
Publicado em: 2010
-
8. Sobre treinamentos técnicos de dança como coleções de artefatos cognitivos.
Como os treinamentos técnicos de dança criam domínios específicos de problemas, e como estão relacionados à atividade criativa e, principalmente, ao aprendizado? Descrevemos e analisamos treinamentos técnicos de dança como coleções de artefatos cognitivos, uma noção recentemente sistematizada por Andy Clark. Artefatos cognitivos são artefatos n�
Publicado em: 2008
-
9. Official brazilian dance companies and their development: the case of the two companies in the media / Companhias oficiais brasileiras e seus desdobramentos: o caso das companhias 2 na mídia
The following essay intends to conduct a critical study of the dance companies born from public institutions and official Brazilian foundations with the objective of harboring senior artists. These national companies, in their totality, are born from the division of another, already existing one and establish themselves through the dislocation from the main
Publicado em: 2008
-
10. Preparação corporal do ator para o teatro de animação : uma experiência / Preparação corporal do ator para o teatro de animação : uma experiência
It investigate the role of the body in the animation theater, a theatrical gender that uses masks, puppets and objects as its main way of expression. The actor of this theater, known as actor-entertainer, actormanipulator or actor-puppeteer, has as his main characteristic the expression through the material elements mentioned above. Aim: to propose a basic b
Publicado em: 2007
-
11. O desenvolvimento do cantor lírico numa abordagem de base psicanalítica: reflexões sobre uma proposta de trabalho
O presente trabalho busca refletir acerca de uma proposta de trabalho com o cantor lírico que atrela seu desenvolvimento artístico ao pessoal. A abordagem aqui apresentada é de base psicanalítica, fundamentada principalmente na postura do chamado Grupo dos Independentes. Os referenciais teóricos adotados, além de Freud, são Michael Balint e Hans Loewa
Publicado em: 2007
-
12. A escuta do corpo : abordagem da sistematização da tecnica Klauss Vianna / Listening to one s body : an approach to Klauss Vianna s technique systematization
This work is based on the principies developed by the professor and researcher Klauss Vianna (1928-1992), who dedicated approximately forty years of his life to a work of obssrvationand research on body structures and human movement, later systematized by his son Rainer Vianna (1958-1995) and his daughter-in law, Neide Neves, resulting in today s known Klaus
Publicado em: 2005