O desenvolvimento do cantor lírico numa abordagem de base psicanalítica: reflexões sobre uma proposta de trabalho
AUTOR(ES)
Camila Flaborea
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
O presente trabalho busca refletir acerca de uma proposta de trabalho com o cantor lírico que atrela seu desenvolvimento artístico ao pessoal. A abordagem aqui apresentada é de base psicanalítica, fundamentada principalmente na postura do chamado Grupo dos Independentes. Os referenciais teóricos adotados, além de Freud, são Michael Balint e Hans Loewald. Além da psicanálise, são utilizadas técnicas de terapia corporal (calatonia e toques sutis), dança (técnica Klauss Vianna) e teatro. Foi construído um diário clínico a partir de três casos, que posteriormente foi submetido à análise em busca do método de manejo da transferência dentro de um contexto não psicanalítico. Pude constatar que as relações objetais e a sublimação são processos intrincados no fazer artístico da cena. Dessa forma, procurei discorrer acerca dessas percepções do onto de vista psicanalítico e artístico. Como conclusões, trago um inventário a respeito dos ganhos, perdas, limites e possibilidades verificadas através dessa opção de trabalho. Nas considerações finais, apresento as mudanças de postura profissional acarretadas a partir dessa experiência
ASSUNTO(S)
desenvolvimento profissional cantores psicologia corpo e mente (terapia) cantor lírico terapia pela danca lyric singers
ACESSO AO ARTIGO
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5266Documentos Relacionados
- A supervisão psicanalítica: revisão e uma proposta de sistematização
- Comentário sobre o Manual de técnica psicanalítica: uma re-visão, de David E. Zimerman
- Vissi d arte por amor a uma profissão (um estudo sobre as reações de trabalho e a atividade do cantor no teatro lirico)
- Sobre o ideário de bem-estar num caderno jornalístico. Uma abordagem psicanalítica
- Voz do cantor lírico e coordenação motora: uma intervenção baseada em Piret e Béziers