Jogos Em Grupo
Mostrando 13-24 de 258 artigos, teses e dissertações.
-
13. Jogos Digitais e Aprimoramento do Controle Inibitório: um Estudo com Crianças do Atendimento Educacional Especializado
RESUMO: A interação com jogos digitais pode ter impacto sobre as funções executivas e oferecer contribuições à educação. Dentre as dimensões das funções executivas, destaca-se o controle inibitório e sua importância para o autocontrole, atenção seletiva, controle dos impulsos e adequação do comportamento. Diante disso, propôs-se intervenç
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 2019-03
-
14. Desenvolvimento da Imaginação e da Criatividade por meio de Design de Games por Crianças na Escola Inclusiva
Resumo: Este artigo examina o desenvolvimento da imaginação e da criatividade de crianças com e sem deficiência por meio do design de games. O estudo sustenta-se nas teorias de Vygotski relacionadas à elaboração conceitual, à imaginação e à criatividade na infância e nos estudos avançados em design de jogos com crianças. O Design-Based Research
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 2019-03
-
15. Metamorfose trágica na Amazônia colombiana: O corpo nos jogos da guerra e da paz
Resumo Em novembro de 2016, depois de mais de 53 anos de confronto armado, a guerrilha das FARC e o Estado colombiano pactuaram o fim de uma das guerras mais dolorosas da América Latina. Entre os corpos que combateram na guerra se encontravam corpos indígenas, entre eles, indígenas da Amazônia colombiana, alguns pertencentes aos povos murui-muina, nonuya
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 03/12/2018
-
16. ANÁLISE DAS INTERAÇÕES E DO COMPORTAMENTO TÁTICO DE ATLETAS SUB-17 DE FUTEBOL COM DIFERENTES CAPACIDADES TÁTICAS
RESUMO Este estudo objetivou comparar o comportamento tático individual e as propriedades da rede de interações de atletas com maior e menor capacidade tática durante pequenos jogos no futebol. A amostra foi composta por 19 jogadores de futebol sub-17 (16.2 anos) de um mesmo time, de nível nacional. Jogadores foram divididos em grupo 1 e grupo 2, com ma
J. Phys. Educ.. Publicado em: 04/10/2018
-
17. Jogos Digitais na Escola: aprimorando a atenção e a flexibilidade cognitiva
Resumo: Este estudo avalia os efeitos do uso de jogos digitais no contexto escolar para o aprimoramento da atenção e da flexibilidade cognitiva. Para tanto, realizamos um estudo quase-experimental com 100 crianças divididas em dois grupos: participante e controle. Após proposição de intervenções em sala de aula, utilizando jogos digitais cinco dias p
Educ. Real.. Publicado em: 2018-06
-
18. DESEMPENHO MOTOR EM HABILIDADES BÁSICAS DE CRIANÇAS PARTICIPANTES E NÃO PARTICIPANTES DE PRÁTICA ESPORTIVA ORIENTADA
RESUMO O presente estudo objetivou analisar o desempenho motor em habilidades básicas de crianças participantes e não participantes de prática esportiva orientada. A amostra foi constituída por 40 crianças de ambos os sexos com idade entre 8 e 10 anos, estudantes de uma escola privada de Belo Horizonte. Os grupos foram divididos em crianças participan
J. Phys. Educ.. Publicado em: 24/05/2018
-
19. Influência do Debriefing no Aprendizado em Jogos de Empresas: Um Delineamento Experimental
RESUMO Analisa-se a influência na aprendizagem dos participantes de jogos de empresas do debriefing (etapa na qual os participantes fazem reflexões pós-ação). Por meio de estudo quase experimental foram examinadas as autodeclarações de 112 alunos do 8º período do curso de graduação em Administração de duas instituições de ensino, divididos em
BBR, Braz. Bus. Rev.. Publicado em: 2018-04
-
20. Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo
Resumo Discutir a melhoria na educação significa trabalhar em uma abordagem multidisciplinar que inclua os diversos agentes, cada um contribuindo em sua área para que sejam repensados os novos modelos educacionais. Os processos de projetos escolares deveriam incluir não só especialistas diversos da área de educação, como também profissionais de proj
Ambient. constr.. Publicado em: 2018-04
-
21. Da doação à autorreflexão: vivências de voluntários de uma brinquedoteca para crianças com câncer
Resumo Objetivo: Compreender o significado de ser voluntário de uma brinquedoteca em uma casa de apoio para crianças com câncer. Método: Estudo fenomenológico a partir das premissas da análise da estrutura do fenômeno situado, com 11 voluntários entrevistados, a partir da questão norteadora: "Como é ser voluntário de uma brinquedoteca para crian
Esc. Anna Nery. Publicado em: 05/02/2018
-
22. Influência do Brinquedo Terapêutico na ansiedade de crianças escolares hospitalizadas: Ensaio clínico
RESUMO Objetivo: Avaliar os efeitos da aplicação da técnica do Brinquedo Terapêutico Dramático (BTD) no grau de ansiedade em crianças escolares hospitalizadas. Método: Ensaio clínico randomizado realizado em dois hospitais de São Paulo, entre maio e outubro de 2015. A intervenção consistiu na aplicação do BTD e o desfecho foi avaliado por meio
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2017-12
-
23. A dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas
Resumo Este artigo resulta da experiência com autistas em uma extensão universitária articulada à rede de saúde mental e a um serviço de psicologia. Investiga-se a relação de lalíngua com a música e estabelece suas contribuições à clínica do autismo. Para tanto, foi feita a leitura de textos nos campos da psicanálise e da música. Como materia
Psicol. USP. Publicado em: 2017-12
-
24. “Vestir de anjo”: moralidade e práticas educativas em são João del-rei (1930-1946)
Resumo: Analisamos a moralidade a partir de representações e práticas efetivadas em uma escola pública de São João del-Rei, o Grupo Escolar “João dos Santos”. Sob o ponto de vista teórico-metodológico, utilizamos os “jogos de escalas”, que possibilitam a apreensão de diferentes dimensões: do nacional ao regional, do local ao individual. Fo
Educ. rev.. Publicado em: 21/09/2017