Jogo Didatico
Mostrando 13-24 de 34 artigos, teses e dissertações.
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13. O uso do jogo autódromo alquímico como mediador da aprendizagem no ensino de Química / The use of game alchemical speedway as a mediator of learning in the Chemistry teaching
O objetivo dessa pesquisa foi analisar um jogo didático intitulado Autódromo Alquímico e como esse tipo de metodologia pode contribuir para o Ensino de Química. As hipóteses de trabalho a priori são que atividades lúdicas e jogos desse tipo podem (i) favorecer a motivação dos alunos e o interesse dos mesmos em aprender (ii) desenvolver nos educandos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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14. Implicações pedagógicas do lúdico para o ensino e aprendizagem da álgebra / pedagogical implications of playful for teaching and learning of Algebra
O presente trabalho objetivou estudar as implicações pedagógicas de atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem da álgebra no Ensino Médio. Utilizamos como caminho metodológico o experimento didático que é um método de investigação que estuda os processos de ensino e aprendizagem de estudantes em sala de aula (CEDRO; MOURA, 2010). Como princi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/10/2011
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15. Implicações pedagógicas do lúdico para o ensino e aprendizagem da álgebra / pedagogical implications of playful for teaching and learning of Algebra
O presente trabalho objetivou estudar as implicações pedagógicas de atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem da álgebra no Ensino Médio. Utilizamos como caminho metodológico o experimento didático que é um método de investigação que estuda os processos de ensino e aprendizagem de estudantes em sala de aula (CEDRO; MOURA, 2010). Como princi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/10/2011
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16. Investigando estratégias e aportes teóricos para a apropriação do conceito de expressão gênica.
O processo de ensino-aprendizagem de conceitos abstratos constitui-se num grande obstáculo, tanto para os estudantes quanto para os educadores. Buscando analisar estratégias capazes de contribuir de maneira positiva com esta aprendizagem, a presente pesquisa buscou enfocar as contribuições do jogo didático enquanto alternativa metodológica e instrument
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
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17. O tema no processo criativo da asmarias companhia de teatro
Inserida no contexto das ações educativas da Casa Renascer, entidade não-governamental, situada na cidade de Natal/RN, que tinha como finalidade principal o acolhimento de crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade, esta investigação centra-se na descrição e análise do tema no processo criativo desenvolvido pela Asmari
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/04/2011
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18. Ensino de francês língua estrangeira para crianças : uma reflexão didático-pedagógica
Este trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de francês língua estrangeira (FLE) para crianças. A primeira parte é dedicada à contextualização do ensino de línguas estrangeiras para crianças e às transformações sofridas pelo conceito de infância através dos tempos. Na segunda parte, são apresentados elementos que embasam uma breve reflex
Publicado em: 2011
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19. RPG e história : o descobrimento do Brasil
Este trabalho vinculado a linha de pesquisa Ensino de Historia e Saberes Históricos, com Área de Concentração em Cultura Histórica têm por objetivo discutir o jogo de interpretação, também considerado literatura interativa Role-Playing Games (RPG). Traduzido para o nosso idioma como Jogo de Interpretação de Personagens, desde sua criação na déc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2010
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20. Understanding nuclear phenomena, their applications and implications by a game activity / Compreendendo os fenômenos nucleares, suas aplicações e implicações através de uma atividade lúdica
Mesmo com toda a atenção que a mídia falada e escrita tem dado ao tema radioatividade, várias pesquisas mostram que os alunos do último ano do ensino médio, tanto da educação de jovens e adultos como do curso regular, desconhecem seus símbolos, confundem diferentes fontes e diferentes tipos de radiação com radioatividade. Aplicações de radioisó
Publicado em: 2010
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21. Das ortopedias (cali)gráficas : um estudo sobre modos de disiciplinamento e normalização da escrita
Esta pesquisa procura investigar as regras que dão contornos à caligrafia que chega às escolas brasileiras hoje por meio de livros didáticos. Para analisar essas regras, foi necessário um olhar genealógico, buscando conexões com as condições de possibilidade que permitiram a enunciação, a circulação e o caráter de verdade dos discursos que hoje
Publicado em: 2010
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22. Educational games on sustainability within the context of critical environmental education / Jogos educativos sobre sustentabilidade na educação ambiental crítica
O presente estudo, de natureza exploratória, objetivou: a) identificar os principais elementos da abordagem educacional da sustentabilidade socioambiental na perspectiva da Educação Ambiental Crítica; b) levantar o estado da arte dos jogos educativos no campo da Educação Ambiental; c) identificar limites e possibilidades de formulação e aplicação d
Publicado em: 2009
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23. Desenvolvimento de um jogo didático virtual para o aprendizado do conceito de mol / Development of a virtual game for the learning of the concept of mol
A fact verified by teachers involved with Chemistry education is that the concept of mol, extremely important to the teaching of chemistry, makes up an obstacle to the learning process since the referred concept requires some basic knowledge which is not always so well defined in the students\ cognitive structure. In order to attenuate this problem, a softwa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2008
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24. O jogo como recurso didático na apropriação dos números inteiros: uma experiência de sucesso
Este estudo teve por objetivo investigar a potencialidade de se reintroduzir os números inteiros negativos, a partir de uma intervenção de ensino pautada em resolução de problemas, utilizando jogos como recurso didático e, também, verificar a compreensão dos alunos sobre as operações (adicionar e subtrair) com números inteiros positivos e negativo
Publicado em: 2008