Understanding nuclear phenomena, their applications and implications by a game activity / Compreendendo os fenômenos nucleares, suas aplicações e implicações através de uma atividade lúdica
AUTOR(ES)
Gisela Garcia Martins
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Mesmo com toda a atenção que a mídia falada e escrita tem dado ao tema radioatividade, várias pesquisas mostram que os alunos do último ano do ensino médio, tanto da educação de jovens e adultos como do curso regular, desconhecem seus símbolos, confundem diferentes fontes e diferentes tipos de radiação com radioatividade. Aplicações de radioisótopos em campos como a medicina quase não são conhecidas pelos estudantes. Além disso, o assunto não é tratado de forma adequada na escola, pois, geralmente, não são usadas todas as possibilidades de contextualização, sendo citados apenas o uso na fabricação de bombas, e os acidentes ocorridos em usinas nucleares. Este tratamento dá a impressão do assunto estar distante do cotidiano do aluno. Materiais didáticos baseados em jogos são reconhecidos como ferramentas importantes para auxiliar os professores na sua tarefa de motivação das classes. Neste trabalho elaboramos uma possibilidade didática em sala de aula, com base na literatura referente a jogos e novas metodologias de ensino, e dirigida aos estudantes de química e física do ensino médio. O material proposto consiste de um jogo didático de regras, baseado num jogo de tabuleiro com dados, e cartas com perguntas contextualizadas, onde os jogadores através do conhecimento e do raciocínio podem avançar e alcançar o objetivo (chegar ao fim do jogo). O jogo foi testado em classes do 3 ano do ensino médio, e os resultados indicaram um aumento no interesse dos alunos e nas habilidades esperadas
ASSUNTO(S)
educação científica jogos educativos game química - estudo e ensino quimica scientific education recursos didáticos didactic resorts
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3722Documentos Relacionados
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