Interacao Ser Humano Computador
Mostrando 1-12 de 37 artigos, teses e dissertações.
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1. Aprendendo Inglês à distância: possibilidades e limitações do MEO para a Sala de Aula Invertida
Resumo: O estudo investiga as possibilidades e limitações do curso My English Online (MEO) para a sala de aula invertida. Duzentos e oitenta e nove participantes avaliaram o software em termos de características de usabilidade. Três participantes foram entrevistados para a triangulação de dados. Os resultados sugerem que usuários mais experientes são
Rev. bras. linguist. apl.. Publicado em: 22/12/2015
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2. Produção e avaliação de interfaces, segundo princípios da interação humano-computador / Production and evaluation of interfaces, according to the principles of Human-Computer Interaction
Com a expansão do uso de ferramentas tecnológicas, principalmente representadas pelo computador, por seus programas e pelo acesso à Internet, percebe-se a sua presença cada vez maior em diferentes setores da sociedade, inclusive, no meio educacional. No entanto, por ainda ser uma novidade no ambiente tradicional de ensino, essas ferramentas podem ser uti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2012
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3. Avaliação de arquitetura de agentes emocionais : uma abordagem baseada em métrica de qualidade e na influência das emoções sobre usuários
Há uma necessidade dos projetistas de sistemas multiagentes em determinar a qualidade dos sistemas logo nas fases iniciais do processo de desenvolvimento. As arquiteturas dos agentes também fazem parte do projeto desses sistemas, e por isso também precisam ter sua qualidade avaliada. Motivados pelo importante papel que as emoções desempenham em
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2012
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4. Usabilitygame: jogo simulador para apoio ao ensino de usabilidade / Usabilitygame: game simulator to support the teaching of usability
Há um reconhecimento crescente da importância do ensino de Usabilidade, que vem sendo abordada nas mais variadas formas nas disciplinas de graduação em assuntos relacionados à informática. Usabilidade é um conceito essencial que os profissionais da área precisam aprender já que produzem artefatos para os mais diversos tipos de usuários e contextos,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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5. A realidade aumentada em smartphones na exploração de informações estatísicas e cartográficas
A Realidade Aumentada é uma nova forma de interação homem-máquina, que permite aos usuários examinar a realidade mediante a visualização/inclusão de informação adicional, previamente selecionada, relevante para a solução de um determinado problema, em tempo real junto com a realidade percebida pelo ser humano. Basicamente, uma camera de vídeo pr
Boletim de Ciências Geodésicas. Publicado em: 2012-06
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6. DIAGRAM EDITOR DRIVEN BY METAMODELS / EDITOR DE DIAGRAMAS DIRIGIDO POR METAMODELOS
O uso de editores de diagramas tem se mostrado muito útil para a elaboração de soluções de design na área de Interação Humano-Computador. Eles facilitam o uso da linguagem e o controle sobre os seus elementos, evitando que o usuário utilize itens lexicais que não pertençam ao vocabulário da linguagem. Esses elementos estão definidos em um metamo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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7. Árvore de Características e Redes de Petri Colorida com Expressões de Lógica Proposicional: Propostas de Modelagem de Requisitos e Fluxo de Navegação
Geralmente, a análise de requisitos é feita por proposições ad hoc de especialistas. O personagem que detém o conhecimento a respeito do domínio a ser desenvolvido, normalmente, não compreende a linguagem dos especialistas. Assim, as pessoas que deveriam especificar o software são relegadas a um segundo plano, como é o caso de alunos e professores d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
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8. Avaliação do Uso de Smartphones na Interação com as Aplicações da Televisão Digital Brasileira
O Brasil atualmente passa pelo processo da transição da transmissão analógica para a transmissão digital. Essa nova tecnologia, além de disponibilizar uma qualidade altíssima de áudio e vídeo, também possibilita a execução de aplicativos na televisão. Equipamentos chamados conversores digitais são necessários para permitir a recepção desse n
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/01/2011
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9. Brincando de conversar na cooperativa do conhecimento : o processo de apropriação da interface de chat por crianças de séries iniciais
O presente estudo desenvolveu-se na perspectiva de entrelaçar as pesquisas em Interação Humano- Computador – IHC com a Epistemologia Genética de Jean Piaget, visando delinear possíveis intersecções entre esses dois domínios no contexto de uma investigação prática. O Para tanto, esta dissertação, elegeu o desenvolvimento de um chat com uma inte
Publicado em: 2011
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10. Interação e autismo : uso de agentes inteligentes para detectar déficits de comunicação em ambientes síncronos
Os seres humanos dependem da interação social para desenvolver-se e evoluir, principalmente nos aspectos cognitivos. Este princípio é abordado principalmente por autores como Vigotsky (1998), que considera a interação social como o motor do desenvolvimento cognitivo humano. Em contrapartida, no caso das pessoas com autismo, conforme Hobson (1993), a su
Publicado em: 2010
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11. Normas no desenvolvimento de ambientes Web inclusivos e flexíveis / Norms in the development of inclusive and flexible Web environments
De acordo com W3C, o valor social da Web está no fato de que ela possibilita a comunicação, o comércio, e oportunidades de troca de conhecimento. Estes benefícios deveriam estar disponíveis para todas as pessoas, com o hardware e versão do software que utilizam, sua infra-estrutura de rede, linguagem nativa, cultura, localização geográfica, habilid
Publicado em: 2010
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12. Desenvolvimento de projeto gráfico para interface de usuário de software de modelagem tridimensional : uma abordagem ergonômica
Esta dissertação apresenta um framework de desenvolvimento de uma interface gráfica de usuário para um sistema de modelagem poligonal tridimensional, a partir de critérios ergonômicos que atendam os requisitos fundamentais de usabilidade. A pesquisa foi especialmente orientada a satisfazer principalmente as necessidades individuais dos diferentes perfi
Publicado em: 2010