Usabilitygame: jogo simulador para apoio ao ensino de usabilidade / Usabilitygame: game simulator to support the teaching of usability
AUTOR(ES)
Leonardo Waltrick Sommariva
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
29/02/2012
RESUMO
Há um reconhecimento crescente da importância do ensino de Usabilidade, que vem sendo abordada nas mais variadas formas nas disciplinas de graduação em assuntos relacionados à informática. Usabilidade é um conceito essencial que os profissionais da área precisam aprender já que produzem artefatos para os mais diversos tipos de usuários e contextos, mas por ser muito subjetivo o ensino muitas vezes é dificultado. Um mapeamento sistemático da literatura apontou que as técnicas utilizadas atualmente para o ensino de conceitos relacionados a usabilidade referemse, em sua maioria, ao desenvolvimento de projetos / estudos de casos ou aplicação de avaliações heurísticas. Embora o uso de jogos sérios (serious games) venha sendo utilizado nas mais diferentes áreas, a pesquisa apontou para a inexistência de jogos para apoiar o ensino de Usabilidade. Diante disto, este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo simulador que expõe o jogador a um ambiente corporativo simulando situações reais de projetos numa empresa fictícia. Para selecionar os conteúdos de usabilidade mais relevantes para abordar no jogo e definir suas características foi realizada uma pesquisa documental sobre assuntos relacionados a usabilidade e jogos, uma pesquisa em diretrizes de ensino nacionais e internacionais e uma pesquisa nos currículos das principais universidades do país na área de informática. O jogo, denominado UsabilityGame, tem o objetivo de auxiliar o ensino de usabilidade abordando ciclo de vida de engenharia de usabilidade, análise de requisitos, prototipação e avaliação heurística. Para avaliar a efetividade do ensino-aprendizagem do UsabilityGame como ferramenta de apoio ao ensino de usabilidade foram realizados quatro quasi-experimentos que concluíram que o jogo auxilia na aprendizagem de usabilidade de forma geral, destacando especificamente os assuntos de avaliação heurística e análise de requisitos
ASSUNTO(S)
human computer interaction games usabilidade interação humano-computador jogos teoria da computacao engenharia de software usability
ACESSO AO ARTIGO
http://www6.univali.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1071Documentos Relacionados
- Um ambiente computacional para apoio ao ensino de estrutura de processamento
- Um modelo de hipertexto para apoio ao ensino mediado pela Web
- A contribution to the modelling of applied simulator of transactions to the teaching of the general accounting
- Sistema hipermídia para apoio ao ensino técnico de equipamentos médico-hospitalares
- Usabilidade para terceira idade : avaliação de usabilidade em ferramentas de correio eletrônico web (webmail)