Avaliação de arquitetura de agentes emocionais : uma abordagem baseada em métrica de qualidade e na influência das emoções sobre usuários

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

05/09/2012

RESUMO

Há uma necessidade dos projetistas de sistemas multiagentes em determinar a qualidade dos sistemas logo nas fases iniciais do processo de desenvolvimento. As arquiteturas dos agentes também fazem parte do projeto desses sistemas, e por isso também precisam ter sua qualidade avaliada. Motivados pelo importante papel que as emoções desempenham em nossas vidas diárias, pesquisadores de agentes incorporados têm buscado criar agentes capazes de ter interação afetiva e natural com usuários, de forma que produza algum resultado benéfico ou desejável. Para isso, vários estudos propondo arquiteturas de agentes com emoções foram surgindo sem o acompanhamento dos devidos métodos necessários para avaliação dessas arquiteturas. Assim, o objetivo principal deste trabalho é propor uma metodologia de avaliação de arquiteturas de agentes emocionais, que avalia os atributos de qualidade do projeto das arquiteturas, além da avaliação da interação humano computador, sobre os efeitos na experiência subjetiva dos usuários de aplicações que as implementam. A metodologia é baseada em um modelo de métricas bem definido. Na avaliação da qualidade do projeto arquitetural, os atributos avaliados são: extensibilidade, modularidade e complexidade. Na avaliação dos efeitos na experiência subjetiva dos usuários, que envolve a implementação das arquiteturas em uma aplicação e que sugerimos ser no domínio de jogos de computador, as métricas são: agradabilidade, ajuda percebida, animação, carinho percebido, confiança, cooperação, inteligência, interesse, naturalidade nas reações emocionais, realidade do comportamento, redução de frustração e simpatia, além do tempo médio e média de tentativas. Realizamos experimentos com esta metodologia e avaliamos cinco arquiteturas de agentes emocionais: BDIE, DETT, Camurri-Coglio, EBDI, Emotional- BDI. Duas das arquiteturas, BDIE e EBDI, foram implementadas numa versão do jogo Campo Minado e avaliadas quanto à interação humano computador. Nos resultados, a DETT se destacou com o melhor projeto arquitetural. Os usuários que jogaram a versão do jogo com agentes emocionais tiveram um melhor desempenho do que os que jogaram sem agentes. Na avaliação da experiência subjetiva dos usuários, as diferenças entre as arquiteturas foram pouco relevantes.

ASSUNTO(S)

inteligência artificial arquitetura de agentes agentes emocionais interação humano computador sistemas de computacao artificial intelligence agent architecture emotional agents human computer interaction

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